DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2168
Título: Um olhar habermasiano acerca do ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Nayara Ferreira
Orientador(es): Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Didática;Ensino de Ciências;Epistemologia;Habermas
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O estudo busca compreender a didática do Ensino de Ciências a partir do pensamento de Habermas em uma turma de 5º ano do ensino fundamental da rede estadual pública em Manaus. Dividido em três capítulos, este trabalho mostra em sua primeira parte a relação teórica entre conceitos habermasianos e o Ensino de Ciências dentro de uma perspectiva democrática. Para tanto, foram estudados os conceitos de emancipação, argumentação, interação, diálogo e consenso e suas interfaces com o Ensino de Ciências; neste capítulo também estão presentes as análises das bases legais e curriculares que orientam o Ensino de Ciências. A segunda etapa,exposta no capítulo dois, traz a observação das aulas de Ciências eos aspectos documentais, epistemológicos e didáticos.Contudo,notou-se que a disciplina em questão foi marginalizada para que os alunos pudessem voltar o foco para Português e Matemática com vistas à melhoria de índices na Prova Brasil. Pode-se afirmar que os interesses estratégicos e instrumentais do Estado, materializados em buscar melhoria de índices, se sobrepôs ao direito do aluno de ter acesso a uma educação de qualidade.Logo, o Ensino de Ciências na realidade escolar em questão não possibilita ao aluno a construção de uma formação emancipada, visto que a exclusão desse componente curricular foi realizada à margem de um debate público, o que demonstra o caráter antidemocrático com a qual a escola é utilizada.O último capítulo se refere aos potenciais da obra habermasiana para o Ensino de Ciências a partir de uma sequência didática realizada na turma cuja pesquisa era implementada. A análise do Ensino de Ciências a partir da interação e da comunicação intersubjetivamente partilhada demonstrou potencial de promovero acesso ao conhecimento científico culturalmente socializado, por possibilitar ao professor fazer retificações e aprofundamentos nos conteúdos trabalhados durante os debates propostos durante as aulas. Palavras-chave: Didática; Ensino de Ciências;Epistemologia; Habermas
Abstract: The studyaimstounderstandthedidacticsof Science Teaching from the thought of Habermas in a class of 5th grade elementaryschoolofthestatepublicnetwork in Manaus. Dividedintothreechapters, thisresearch shows in its first part the theoreticalrelationbetweenHabermasianconceptsandtheteachingofSciencesfrom a democratic perspective. For that, the concepts of emancipation, argumentation, interaction, dialogue and consensus and their interfaces withscienceteachingwerestudied;thischapteralsoanalyzesthe legal andthe curricular basesthatguidetheteachingofSciences. The second stage, presented in chapter two, brings the observation of Science classes and the documentary, epistemological and didactic aspects. However, it wasnoticedthatthe discipline in questionwasmarginalizedsothatthestudentscouldcarry out a training in thesubjectsofPortugueseandMathematicswith a view totheimprovementofindices in a testcalled “ProvaBrasil”. It can be affirmed that the strategic and instrumental interests of the State, materialized in seeking improvement of indexes, overlapped with the right of the student tohave access to a qualityeducation. Thus, Science Teaching in the school reality in question does not allow the student to the construction of an emancipated formation, since the exclusion of this curricular component was carried out in the margins of a public debate, which demonstrates the antidemocratic character with which the school is used. The last chapter refers to the potentialsoftheHabermasianwork for Science Teaching from a didactic sequence carried out in the group whose research was implemented. The analysis of science education through intersubjectively shared interaction and communication has demonstrated the potential of promoting access to culturally socialized scientific knowledge, by enabling the teacher to make corrections and deepen the contents worked during the debates proposed during the classes. Key-words: Didatics; Science Teaching;Epistemology; Habermas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2168
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar habermasiano acerca do ensino de ciencias no 5 ano do ensino fundamental.pdf704,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons