DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLoureiro, Luiz Francisco-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T16:44:03Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2162-
dc.description.abstractThis dissertation is a product of a historical-anthropological-oriented research about the catholic saints’ festivals that are carried out in riverine communities of the Amanã lake, in the middle Solimões river region. These religious popular celebrations comprise valuable social practices of the rural Amazonian culture. In them, participants have the possibility to revive both their devotion by religious rituals and their social bonds by the joyful gatherings that proceed them. Our main goal was, in order to understand its recent process of reproduction, to insert a perspective of duration in the observation of this social practice. Therefore, we started from the direct observation of the festivals held in the lake’s communities during the year of 2018, and looked for, by the application of interviews, knowing the history of the same festivals and elements of this social practice in the past, always favoring the temporary clipping of the past fifty years. Our results show a social practice biased, in its structure, by the sacred-profane duality, which also sets its present division into two different models and the coexistence of two very different significations. The saints’ festivals represented themselves as living records of the individual and collective agency of those who are committed to them. As a synthesis of its participants’ actions, these religious celebrations are marked by two central events of the lakes inhabitants’ recent history: the access-connection of the region in relation to close urban centers and the emergence of the social model of community organization. Based on this fact, we finally consider that the reproduction of this important immaterial heritage of the Amazon region depends, above all, on the guarantee of social reproduction for its practitioners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFesta religiosapt_BR
dc.subjectCatolicismo popularpt_BR
dc.subjectComunidades ribeirinhaspt_BR
dc.subjectMédio rio Solimõespt_BR
dc.titleDias de santos no lago Amanã: estudo histórico-antropológico de festejos do catolicismo ribeirinho amazônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T16:44:03Z-
dc.contributor.advisor1Silveira, Cristiane da-
dc.contributor.referee1Silveira, Cristiane da-
dc.contributor.referee2Bezerra, Nelissa Peralta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee3Henrique, Márcio Couto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9096024504515280pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917331808760787pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é produto de uma pesquisa dedicada ao estudo histórico-antropológico dos festejos de santos católicos praticados em comunidades ribeirinhas do lago Amanã, na região do médio rio Solimões. Essas festas religiosas populares são importantes práticas sociais da cultura rural amazônica. Nelas os participantes têm a possibilidade de reavivar tanto sua devoção por meio de rituais religiosos quanto seus vínculos sociais por meio das alegres reuniões que os sucedem. Nosso principal objetivo foi, em busca de compreender o processo recente de sua reprodução, inserir uma perspectiva de duração na observação desta prática social. Para tanto, partimos da observação direta dos festejos realizados em comunidades do lago durante o ano de 2018, e buscamos, por meio de entrevistas, conhecer tanto a história destes mesmos festejos quanto características desta prática social no passado, privilegiando sempre o recorte temporal de cinquenta anos retroativos. Nossos resultados indicam que os festejos de santos são uma prática social marcada, em sua estrutura, pela dualidade sagradoprofano, o que é determinante também para a sua divisão atual em dois modelos diferentes e a coexistência de duas significações bastante distintas para sua prática. Os festejos de santos se revelaram registros vivos da ação dos indivíduos e das coletividades que os praticam. Como síntese da agência de seus participantes, estas festas religiosas encontram-se marcadas por, pelo menos, dois acontecimentos centrais na história recente dos moradores do lago: a aberturaconexão da região em relação aos centros urbanos próximos e o surgimento do modelo de organização social comunitário. Baseando-nos neste fato, consideramos, finalmente, que a reprodução deste importante patrimônio imaterial da região amazônica depende sobretudo da garantia de reprodução social para seus praticantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, Edna. Dinâmica territorial e mobilidade geográfica no processo de ocupação humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã - AM. Uakari, v. 6, n. 1, p.39-58, 2010. _______________. O tempo dos patrões ‘brabos’: fragmentos da história da ocupação humana da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, AM. Amazônica, v. 1, n. 1. p. 178-199, 2009. ALMEIDA SILVA, A.; SOUSA, Lucileyde Feitosa; KOZEL, S. O turismo em Borba: entrecruzando manifestações turísticas e religiosas na Amazônia ribeirinha. Anais do III Festival Internacional de Turismo, p. 415-430, 2008. 179 ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 6, n. 1, p. 9-32, 2004. ALMEIDA, Mauro W. B. de. Relativismo antropológico e objetividade etnográfica. CAMPOS Revista de Antropologia Social, v. 3, pp.9-29, 2003. ARAÚJO, Alceu Maynard. Áreas culturais e o folclore brasileiro. Boletim Paulista de Geografia, n. 40, p.63-74, 1964. AYRES, José Márcio. As matas de várzea do Mamirauá: Médio Rio Solimões. 3ª ed. Belém: Sociedade Civil Mamirauá, 2006. BANDEIRA, Marina. Movimento de Educação de Base. Síntese: Revista de Filosofia, v. 10, n. 39-40, p.72-80, 1968. BARRETO FILHO, Henyo T. Populações tradicionais: introdução à crítica da ecologia política de uma noção. In: ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui; NEVES, Walter. Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, p.109-144, 2006. BATESON, Gregory. Mente e natureza: a unidade necessária. Tradução Claudia Gerpe. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. 3ªed. Manaus: Editora Valer, 2009. BRAGA, Sergio Ivan Gil. Festas religiosas e populares na Amazônia. VIII Congresso LusoAfro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004. BRASIL. Decreto Presidencial n.º 3551, agosto de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3551.htm>. CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BRUNO, Ana Carla dos Santos. Povos e Comunidades Tradicionais: das Áreas Protegidas à visibilidade política de grupos sociais portadores de identidade étnica e coletiva. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 115-134, 2014. CANCLINI, Néstor G. Las culturas populares en el capitalismo. 4ªed. México DF: Nueva Imagen, 1989. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O Boi-bumbá de Parintins, Amazonas: breve história e etnografia da festa. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 6, p.1019-1046, 2000. CERTEAU, Michel de. Culturas populares. In: A invenção do cotidiano. Tradução Ephraim Ferreira Alves. 3ªed. Petrópolis: Vozes, p.75-90, 1998. CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos Históricos, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995. CLAVAL, Paul. A festa religiosa. Ateliê Geográfico, v. 8, n. 1, p.06-29, 2014. 180 COSTA, AMD; MACEDO, Cátia Oliveira. Festa de antigamente é que era festa”: memória, espaço e cultura numa comunidade camponesa do nordeste paraense. Revista Estudos Amazônicos, v. 5, n. 2, p. 105-124, 2010. COSTA, Antônio Maurício Dias da. Festa de santo na cidade: notas sobre uma pesquisa etnográfica na periferia de Belém, Pará, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 2011. CUCHÉ, Denys. Hierarquias sociais e hierarquias culturais. In: A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, p.143-174, 1999. CUNHA, Manuela C. da; ALMEIDA, Mauro W. B. de. Populações tradicionais e conservação ambiental. In: CUNHA, Manuela C da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, p.277-300, 2009. MATTA, Roberto da. O ofício de etnólogo, ou como ter ‘anthropological blues’. In: NUNES, Edson de Oliveira (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p.23-36, 1978. DURKHEIM, Emile. As formas elementares de vida religiosa. Tradução Joaquim Pereira Neto. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Mar-tins Fontes, 1992. ESTERCI, Neide. Conflitos ambientais e processos classificatórios na Amazônia brasileira. Boletim Rede Amazônia: diversidade sociocultural e políticas ambientais, v.1, n. 1, p.51-62, dez. 2002. FIGUEIREDO, Napoleão. Presença africana na Amazônia. Afro-Ásia, n. 12, p.145-160, 1976. FIGUEIREDO, Napoleão; SILVA, Anaíza V. Festas de santo e encantados. Belém: Academia Paraense de Letras, 1972. GALVÃO, Eduardo. Santos e visagens: um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas. Rio de Janeiro: Brasiliana, 1955. GEETZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, p.3-24, 1989. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Laurent Leon Schaffer. São Paulo: Vértice, 1990. HARRIS, Mark. Presente ambivalente: uma maneira amazônica de estar no tempo. In: ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui; NEVES, Walter. Sociedades caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, p.81-108, 2006. HOLANDA, Yomarley Lopes. A indução de novas paisagens culturais ribeirinhas através do festejo de Nossa Senhora de Guadalupe, Fonte Boa (AM). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, v. 10, n. 1, p.161-170, 2010. 181 KLEIN, Daniel da Silva. Em homenagem a São João: os tempos das festas juninas em Rio Branco, Acre (1920 a 2010). Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 10, n. 1, p.1-17, 2013. LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991. LÉNA, Philippe. As Políticas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia: problemas e contradições. Boletim Rede Amazônia: diversidade sociocultural e políticas ambientais, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.9-21, dez. 2002. LIMA, Deborah e POZZOBON, Jorge. Amazônia socioambiental. Sustentabilidade ecológica e diversidade social. Estudos Avançados, v. 19, n. 54, p.45-76, 2005. LIMA, Deborah. A construção histórica do termo caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos do NAEA, v. 2, n. 2, 1999. LIMA-AYRES, Deborah. The Social Category Caboclo: History, Social Organization, Identity and Outsider's Social Classification of the Rural Population of an Amazonian Region (The Middle Solimões). Tese de doutorado. University of Cambridge, 1992. MATOS, Gláucio C. G. de. Ethos e figurações na hinterlândia amazônica. Manaus: Editora Valer/Fapeam, 2015. MAUÉS, Raymundo Heraldo. Outra Amazônia: os santos e o catolicismo popular. Norte Ciência, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2011. ________________________. Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião. Estudos Avançados v. 19, n. 53, 2005. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, p. 183-314. 2003. _____________. Fenômenos gerais da vida intra-social. In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso (org.). Antropologia. Tradução Regina Lúcia Moraes Morel, Denise Maldi Meirelles e Ivone Toscano. São Paulo: Ática, p. 196-204, 1979. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Relatório Parametrizado de Unidade de Conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Consultado em 18/11/2018. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-deucs/consulta-gerar-relatorio-de-uc.html>. MONTES, Maria L. Patrimônio intangível e manifestações religiosas na cultura popular. In: BRAGA, Sérgio I. G. (org.) Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007. p.99-125. NEVES, Delma Pessanha. Os ribeirinhos-agricultores de várzea: formas de enquadramento institucional. Novos Cadernos NAEA, v. 12, n. 1, p. 67-92, 2009. PASSOS, Mauro. O catolicismo popular. In: A festa na vida: significado e imagens. Petrópolis: Vozes, p.165-190, 2002. 182 PEREZ, Léa Freitas. Antropologia das efervescências coletivas. In: PASSOS, Mauro (org.). A festa na vida: significado e imagens. Petrópolis: Vozes, p.15-58, 2002. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Catolicismo Rústico no Brasil. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 5, p. 104-123, 1968. SAHLINS, Marshall David. Metáforas históricas e realidades míticas: estrutura nos primórdios da história do reino das ilhas Sandwich. Tradução de Fraya Frehse. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. _______________________. Introdução; Estrutura e História. In: Ilhas de História, Tradução de Barbara Sette. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003. _______________________. Cultura na prática. Tradução de Vera Ribeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. (Coleção Etnologia). SARAIVA, Adriana Lopes; SILVA, Josué da Costa. Espacialidade das festas religiosas em comunidades ribeirinhas de Porto Velho, Rondônia. Espaço e Cultura, n. 24, p. 7-18, 2008. SARAIVA, Adriano Lopes. Religiosidade popular e festejos religiosos: aspectos da espacialidade de comunidades ribeirinhas de Porto Velho, Rondônia. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 3, n. 7, 2010. SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Questões de fronteira: sobre uma antropologia da história. Novos Estudos, n. 72, p. 119-135, 2005. SERRA, Débora Rodrigues Oliveira; DA COSTA TAVARES, Maria Goretti. Os fenômenos da peregrinação e do turismo em santuários e eventos católicos: uma análise sobre o Círio de Nazaré em Belém-PA. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, v. 10, n. 1, p. 143-168, 2016. SILVA, Jose Willians Simplício. A festa do Divino Espírito Santo em Rondônia, uma manifestação da cultura popular em Rolim de Moura do Guaporé (1834-2014). Anais dos Simpósios da ABHR, v. 14, 2015. SOARES, Soraia Failache. Em Boa Esperança: momentos de organização social de uma comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã-AM. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Pará, 2006. TEIXEIRA, Maria Jânia Miléo; SILVA, Josué da Costa. Relações de Gênero e Festa Religiosa: Um Estudo Sobre a Atuação da Mulher nos Espaços Organizacionais do Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio em Oriximiná-Pará. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v. 8, n. 1, p. 233-250, 2017. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974. 183 VOVELLE, Michel. O popular em questão. In: Ideologias e mentalidades. Tradução Maria Julia Cottvasser. 2ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, p.151-224, 1991. WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Tradução Clotilde da Silva Costa. São Paulo: Brasiliana, p.258-292, 1957pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dias de santos no lago Amanã estudo histórico-antropológico de festejos do catolicismo.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons