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dc.contributor.authorRodrigues, Anderson Clay-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T16:27:20Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2158-
dc.description.abstractThe present research portrays the reality of a public school inserted in a community of peripheral area in the district of São Geraldo, in Manaus, that assumes practices of transformation from the changes in its educational and social context. This school develops pioneering works, of a pedagogical nature, as it is guided by the proposal of integral education, with a view to a democratic, welcoming and quality education, which values the student as a singular historical subject and of rights. The presentation of the presented education stimulated our investigation based on the question of research: The students of the 3rd year of elementary school of a school of integral education learn Sciences considering the relations with the technology and society? As a consequence, we analyze the process teaching science learning of the students of the 3rd year of Elementary School and its relations with technology and society. The research path consisted of the qualitative approach, bibliographic research, in situ observation and use of procedures (interview, talk and workshop) and use of the instruments (field diary, interview script, voice recorder and camera) for data collection. The analysis of the data occurred continuously in function of the narrative and dialectical character, contextualizing the conceptions of Science in the light of Pierre Bourdieu and the theoretical and practical approach of teaching of science, technology and society in the field of integral education. Finally, we conclude that the educational experiences found in the school context regarding the teaching-learning process are configured as meaningful and coherent with the development of pedagogical practices that contemplate the educational needs of the students of the 3rd elementary school. Keywords: Science Teaching; Technology and Society; Integral Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologia e Sociedadept_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.titleO ensino de Ciências e a relações com a sociedade e a tecnologia no 3º ano do ensino fundamental de uma escola de educação integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T16:27:20Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.contributor.referee4Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee5Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702347501876841pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa retrata a realidade de uma escola pública inserida numa comunidade de área periférica no bairro São Geraldo, em Manaus, que assume práticas de transformação a partir das mudanças no seu contexto educacional e social. Esta escola desenvolve trabalhos pioneiros, de natureza pedagógica, por orientar-se pela proposta de educação integral, na perspectiva de uma educação democrática, acolhedora e de qualidade, que valoriza o aluno como sujeito histórico, singular e de direitos. A propositura de educação apresentada impulsou nossa investigação baseada na questão de pesquisa: Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação integral aprendem Ciências considerando as relações com a tecnologia e sociedade? Em consequência disso, analisamos o processo ensino aprendizagem de ciências dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e suas relações com a tecnologia e a sociedade. O caminho da pesquisa se constituiu pela abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica e da observação in loco, com a utilização dos procedimentos (entrevista, roda de conversa e oficina) e com o uso dos instrumentos (diário de campo, roteiro de entrevista, gravador de voz e máquina fotográfica) para coleta de dados. A análise dos dados ocorreu continuamente em função do caráter narrativo e dialético, contextualizando as concepções de Ciência à luz de Pierre Bourdieu e a abordagem teórica e prática do ensino de ciências, tecnologia e sociedade no campo da educação integral. Por fim, concluímos que as experiências educativas encontradas no contexto escolar frente ao processo ensino aprendizagem configuram-se como significativas e coerentes com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplam as necessidades educativas dos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Tecnologia e Sociedade; Educação Integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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