DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ana Cláudia Sá de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T16:19:13Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2156-
dc.description.abstractConsidering that, the definition of the word is the beginning and not the end for the formation of concepts, we organize the development of the research having as scientific problem the effective use of the methodology that considers the teachinglearning process as important Contribution to the formation of scientific concepts in the discipline of science in elementary school. To this end, we organized the study defining as a general objective to analyze how the teaching-learning process can contribute to the formation of scientific concepts in elementary school, taking as a reference for analysis the Historical-Cultural Theory. Accomplished on a municipal school in the outskirts of Manaus, in a class of the 4th year of elementary school, the research were based on a qualitative approach, with a dialectical focus, in which we conducted an interview with the teacher, observation in the classroom and application of a study activity with students. The data generated allowed us to perceive that although the scientific concept is the principal object of work of the teacher, it does not understand its importance in the development of the student and continues to work as a definition, ready and finished. We believe that the lack of epistemological deepening in teacher education is one of the factors that contributes to a superficial view of the teaching-learning process. It was possible to experience a training with the teacher, from the research studies, to perform with the students a procedure based on the elements of the activity theory in order to look at the organization of the didactic process in the science classes, in which the scientific concept contributes to the development of the student. The research demonstrated the importance of the relationship between epistemology and methodology, defended by the historical-Cultural theory, indicating the importance of promoting with teachers theoretical reflections about the pedagogical practice in the formation of concepts Scientific. Keywords: scientific concepts formation. Teaching learning. Historical-Cultural theorypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de conceitos científicospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a formação de conceitos científicos na disciplina de Ciências Naturais no ensino fundamental em uma escola púbilica de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T16:19:13Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845201242103034pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a definição da palavra é o começo e não o fim para a formação de conceitos, organizamos o desenvolvimento da pesquisa tendo como problema científico o processo ensino-aprendizagem como importante contribuição para a formação de conceitos científicos na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Para tanto, organizamos o estudo definindo como objetivo geral analisar como o processo ensino-aprendizagem pode contribuir para a formação de conceitos científicos no Ensino Fundamental, tomando como referencial de análise a Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da periferia de Manaus, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a partir da abordagem qualitativa, com enfoque dialético, na qual realizamos uma entrevista com a professora, observação na sala de aula e aplicação de um Atividade de Estudo com os estudantes. Os dados gerados permitiram perceber que embora o conceito científico seja o principal objeto de trabalho do professor, este não compreende a sua importância no desenvolvimento do aluno e continua a trabalhá-lo como uma definição, pronta e acabada. Acreditamos que a falta de aprofundamento epistemológico na formação dos professores seja um dos fatores que contribui para uma visão superficial do processo ensino-aprendizagem. Foi possível vivenciar uma formação com a professora, a partir dos estudos da pesquisa, realizar com os estudantes um procedimento a partir dos elementos da Teoria da Atividade a fim de olharmos para organização do processo didático nas aulas de Ciências, em que o conceito científico contribui para o desenvolvimento do estudante. A pesquisa demonstrou a importância da relação entre epistemologia e metodologia, defendida pela Teoria Histórico-Cultural, indicando a importância de promover junto aos professores reflexões teóricas acerca da prática pedagógica na formação de conceitos científicos. Palavras-chave: Formação de conceitos científicos. Ensino-aprendizagem. Teoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesANJOS, Ricardo Eleutério dos; DUARTE, Newton. Adolescência Inicial: Comunicação Íntima Pessoal, Atividade de Estudo e Formação de Conceitos. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento a velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade Escolar e Atividade de Estudo: Educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Ligia Márcia; ABRANTES; Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento a velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. ANDRADE, Joana de Jesus. SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A construção do conhecimento em diferentes perspectivas: contribuições de um diálogo entre Bachelard e Vigotski. Revista Ciência & Educação, v. 15, n. 2, 2009. BASSAN, L. H. Teoria da formação mentais por etapas de P. Galperin e o processo de humanização. 2012. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade e Filosofia e Ciências, 2012. BISSOLI, Michelle de Freitas. 10 de setembro de 2014. Capítulo 5 Investigação Experimental do desenvolvimento, do conceito [blog]http://gepev.blogspot.com/2014/09/capitulo-5-investigacao-experimentaldo.html BOGDAN, Robert. BIKLEN, SARI. Trd. Maria João Alvarez. Sara Bahia dos Santos. Telmao Mourinho Baptista. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e os métodos. Portugal: Porto Editora, 1994 BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, 2013. BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. 3 ed. Brasília, 2001. 149 CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciências às orientações para o Ensino de Ciências: Um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, 2004. CASTRO, D. R. BERJANO. R. R. Conhecimento alternativos e científicos na área de ciências naturais: uma revisão a partir da literatura internacional. Ciência & Educação. v. 19, n. 1, p 1-14, 2013. CRESWELL, John W. trad. Magda Lopes. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DAVÝDOV, V.V. Tipos de generalización em lá enseñanza. Havana: Editoral Pueblo y Educación, 1982. DAVÍDOV, V.V. Analisis de los principios didacticos da la escuela tradicional y posibles principios de enseñaza en el futuro proximo. In: DAVIDOV, V. SHUARE, M. (org.) La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS: Antologia. Moscou: Editorial Progresso, 1987a. p. 143-154 DAVÍDOV, V.V.; MÁRKOVA. A. El desarrollo del pensamento en la edad escolar. In: DAVIDOV, V. SHUARE, M. (org.) La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS: Antologia. Moscou: Editorial Progresso, 1987b. p. 173-193 DAVÍDOV, V.V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividade de estúdio de los escolares. In: DAVIDOV, V. SHUARE, M. (org.) La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS: Antologia. Moscou: Editorial Progresso, 1987c. p. 316-337. DAVÍDOV, Vasili Vasílievich. Vygotsky Biografia. Trad. Bernardo Luiz Lopez Cacedo. Revista Colombiana de Psicologia, no 5-6, Universidade Nacional da Colombia,1997. DELARI JR, Aquilles. Questões de método em Vigotski: busca da verdade e caminhos da cognição. In: TULEKI, Silvana Calvo; CHAVES, Marta; LEITE, Hilusca Alves. Materialismo histórico dialético como fundamento da teoria histórico cultural: método e metodologia de pesquisa. Maringá: Eduem, 2015. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 150 ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVÍDOV, V; SHUARE, M. (orgs.). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS: Antolgia. Moscú: Editorial Progresso, 1987. GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2003 GALPERIN, P.; ZAPOROZHETS, A.; ELKONIN, D. Los problemas de la formación de y capacidades en los escolares y los nuevos métodos de ensenãnza em la escuela. In: DAVIDOV, V. SHUARE, M. (org.) La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987. GENTILI, Pablo (Org.). Escolas S.A: Quem ganha e que perde no mercado educacional do neoliberalismo. CNTE: Brasília, 1996. GOZÁLEZ REY, Fernando Luís. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. LANDINI, Sônia Regina; CLAUDINO-KAMAZAKI, Silvana Galvani. Na prática, a teoria é outra? os equívocos onto / epistemológicos na formação de professores em tempos de mundialização do capital. Revista Labor, [S.l.], v. 1, n. 14, p. 48-66, mar. 2017. ISSN 1983-5000. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/656>. Acesso em: 07 de abril de 2018 LARAZETTI, Luciéia Maria. D. B. Elkonin: vida e obra de um autor da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Editora da UNESP, 2011. LEONTIEV, A. N. Uma Contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L.S. LURIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Trad: Maria Penha Villalobos. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016. LEONTIEV, Alesis Nikolaevitch. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturana; PUENTES, Roberto Valdés. Trad. Ademir Damazio et al. Ensino Desenvolvimental: Antologia I. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. LESSA, Paula Batista. Os PCN em materiais de didáticos para a formação de professores. 236f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. 151 LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Vasily Vasileyvich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M; PUENTES, R.V (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. LONGAREZI, Andréa Maturano; Araújo, Elaine Sampaio; FERREIRA, Sueli. A psicologia Histórico Cultural na formação profissional docente. Série Estudos Campo Grande, no 23, jan/jun, 2007. LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013. LURIA, A.R. Diferenças Culturais de pensamento. In: VIGOTSKII, L.S. LURIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Trad: Maria Penha Villalobos Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016. p. 39-58 LURIA, Aexander ROMANOVICH. Vigotski. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Aexander ROMANOVICH; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016. MAGAGNATO, Pamela Cristina. Fundamentos Teóricos da Atividade de estudo como modelo didático para o ensino das disciplinas científicas. 2011. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência). Faculdades de Ciências. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, 2011. MANAUS, PORTARIA Nº 0365/2013-SEMED/GS. Diário Oficial do Município. Ano XIV, Edição 3145, 11 de abril de 2013. MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Anos Iniciais: Bloco Pedagógico. Manaus, 2014. MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. MELLO, Suely Amaral. Linguagem, Consciência e Alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP – Marília – Publicações, 2000. 152 MELLO, Thiago de. De uma vez por todas: verso e prosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. MESQUITA, Afonso Mancuso. A motivação do aprendiz para a aprendizagem escolar: a perspectiva Histórico-Cultural. 2010. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa Social Teoria, método e Criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. NOVO Israel, bairro de Manaus. Disponível em: Http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=513. Acesso em 14 de mar. De 2017. MOURA, Manoel Orisvaldo et al. A atividade orientadora de ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In. MOURA, Manoel Orisvaldo (org) A atividade pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília: Liber livro, 2016. NUÑEZ, Isauro Beltrón; OLIVEIRA, Marcus Vinícius de Faria. P.Ya. Galperin: vida e obrado criador da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES Roberto Valdez. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 283-314 PETERNELA, Alessandra. A relação teoria e prática na formação do pedagogo: contribuições da Teoria Histórico-cultural. 185 f Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Maringá, Maringá, 2011. PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Seminovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção Educação Contemporânea) POPULAÇÃO: Novo Israel Manaus. Disponível em http://populacao.net.br/populacao-novo-israel_manaus_am.html. Acessado em 14 mar. 2017. 153 PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZZI, Andréa Maturano. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da Teoria Histórico-Cultural. Edição em Revista: Belo Horizonte, S/D. RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o processo de Humanização. In: MOURA, Manoel Orisvaldo (org.). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. 2 ed. Brasília: Liber livro, 2016. ROCHEFORT, Renato Siqueira. Ensinar a ensinar... Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade. 380f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação: Universidade Federal de Pelotas, 2012 ROSA, Josélia Euzébio da; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; Cedro, Wellington Lima. As particularidades do Pensamento Empírico e do Pensamento Teórico na Organização do Ensino. In. MOURA, Manoel Orisvaldo (org.) A atividade pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília: Liber livro, 2016. SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Unidade da teoria e da prática. In: Filosofia da práxis. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. SRFONI, Marta Suely de Farias. Aprendizagem Conceitual e Organização do Ensino: Contribuições da Teoria da Atividade. Araraquara: JM Editora, 2004. SERPA, Geraldo Ramos; FALCÓN, Adriana López. La formación de conceptos: uma comparación entre os enfoques cognitivistas y histórico-cutural. Educ. Pesqui, v.41, n3, jul/set, 2015. SIGNIFICADOS. Disponível em: https://www.significados.com.br/dialetica/, acessado em: 01 de abril de 2017. SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo Ensino Médio e BNCC: um cenário de disputas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 367-379, jul./dez. 2015. Disponível em: <http//www.esforce.org.br> TEIXEIRA, F. M. Fundamentos Teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.08, n 02, p 146- 156, jul-dez/2006. 154 TORRES, Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilão. O processo de formação de conceitos e a configuração das mediações pedagógicas: a voz de professores de cursos de formação docente. 146 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de EnsinoAprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 16 ed. São Paulo: Libertd Editora, 2006. VELOSO, Atayane S.. O processo de ensino-aprendizagem do conceito de energia na termoquímica e a relação com o cotidiano de alunos do ensino médio. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2012. VIGOTSKI, Lev Smionovictch. O problema do ambiente na Pedologia. Tradução: Andreza Batisa Mattos. In: LONGAREZI, Andréa; PUENTES, Roberto Valdés (org). Antologia: Livro 1. Uberlândia: MG, EDUFU, 2017. VIGOTSKII, L.S Aprendizagem e desenvolvimento Intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S. LURIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Trad: Maria Penha Villalobos Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016 VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas II: Problemas de Psicología General I. Madri: A. Machados libros, 2001. VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Escogidas III: Problemas del desarrollo de la pisqué. Madri: A. Machado Libros, 2012a. VYGOTSKI, Lev. Seminóvich. Obras Escogidas IV: Psicología del Adolescente Problemas da Psicología Infantil. Madri: A. Machado Libros, 2012b.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons