DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPozzetti, Gislaine Regina-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T15:47:05Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2150-
dc.description.abstractThe spontaneity and freedom that the legends hold are fundamental elements to the do theatrical. Thus, the legend is revisited in this dissertation, placing it in dialogue with the dramaturgy, seeking in the reworking of the narratives to evidence the presentification, characteristic of both theater and legend. For this, a reflection is developed about the meaning of the legendary and its relationship with the daily lives of individuals, specifically those who inhabit the Amazon. In another direction, it also seeks to stimulate discussion different theories about the concepts, structures and forms used by the dramaturgy from the classics to the post-drama, in order to expand the possibilities creative for the text that has the legend as thematic, providing another space for enunciation for the legendary. In application terms, the dissertation presents reflections developed from the practical experience of building four dramatic texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRevisitaçãopt_BR
dc.subjectLendáriopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTexto dramáticopt_BR
dc.titleRevisitação do lendário amazônico através da escritura dramáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T15:47:05Z-
dc.contributor.advisor-co1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Mauricio Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Mauricio Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482pt_BR
dc.contributor.referee4Cavalheiro, Juciane-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.description.resumoA espontaneidade e a liberdade que as lendas comportam são elementos fundamentais ao fazer teatral. Assim, revisita-se nesta dissertação a lenda, colocando-a em diálogo com a dramaturgia, buscando na reelaboração das narrativas evidenciar a presentificação, característica tanto do fazer teatral quanto da lenda. Para isso, desenvolve-se uma reflexão sobre o sentido do lendário e sua relação com o cotidiano dos indivíduos, especificamente aqueles que habitam o Amazonas. Noutra direção, busca-se também estimular a discussão das diferentes teorias acerca dos conceitos, das estruturas e das formas utilizadas pela dramaturgia desde os clássicos aos pós-dramáticos, no intuito de ampliar as possibilidades criativas para o texto que tem a lenda como temática, oportunizando outro espaço de enunciação para o lendário. Em termos aplicativos, a dissertação apresenta reflexões desenvolvidas a partir da experiência prática de construção de quatro textos dramáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesABREU, Adélia Maria Nicolete. Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo. Dissertação de Mestrado, 2005. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-28092009- 092332/pt-br.php>. Acesso em: 13 jul. 2012. ALEIXO, Marcos Frederico Krüger. Amazônia: mito e literatura. 3. ed. Manaus: Editora Valer, 2011. ARANHA, Bento de Figueiredo Tenreiro. Os Pastores do Amazonas. Drama Pastoril que se representou no Teatro da Cidade do Pará, no Dia Faustíssimo e aniversário de Sua Majestade no qual festejaram juntamente com este o Feliz Nascimento de sua recémnascida e Augusta Neta, a Sereníssima Senhora Princesa da Beira, os Índios Paraenses, à custa dos quais se fez esta função, dirigidos pelo seu respectivo intendente e Tesoureiro oferecido ao Ilmo. e Exmo. Sr. D. Francisco de Souza Coutinho, do Conselho de sua Majestade, governador e capitão general do Estado do Pará, e às exigências do sito snr. Composto por Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, Natural do mesmo Estado, Anno de 1793. Lisboa: Oficina de Simão Thadeo Ferreira, 1794. ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo no teatro da Vertigem. In: Revista Sala Preta. São Paulo: ECA/USP, 2006. ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 5 ed. [s/l.]: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1998. BAYARD, Jean-Pierre. História das Lendas. [s/d.] Versão para e-Book. Disponível em: <http: //www.ebooksbrasil.org/eLibris/lendas.html>. Acesso em 22 out. 2011. BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Obras Escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRITTO, Apolonildo Senna. Lendário Amazônico. Manaus: Norte Editorial, 2007. CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil. Coleção Espaço. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1984. CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Comentado por Augusto Epiphanio da Silva Dias. 2 ed. Porto: Companhia Portugueza Editora, 1916. CARNEIRO, Edison. Dinâmica do folclore. 3. ed. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2008. 139 CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 9. ed. Brasília: José Olympio, INL, 1976. p. 348. CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablume, 2009. CECIM, Vicente Franz. Conferência de Encerramento – III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário, 2012. Manaus. In: Anais do III Colóquio Internacional de Poéticas do Imaginário. Manaus: UEA Edições, 2012. CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. Coleção Debates. São Paulo: Perspectiva, 1991. COPEAU, Jacques. Bulletin de la Chimère. v. VI. [s/l.]: out. 1922. CORREA, Natália. O encoberto. 2. ed. Lisboa: Edições Afrodite, s/d. COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento. 2 ed. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 2001. DILTHEY, Wilhelm. La esencia da la filosofia. Buenos Aires: Editorial Losada, 1944. ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Tradução de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1975. p. 829. FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1993. FREIRE, Sérgio. Amazonês – expressões e termos usados no Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2010. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Esthétique. La Poésie. Paris: Aubier-Montainhe, 1965. HELIODORA, Barbara. O teatro explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. 140 HERCULANO, Alexandre. Lendas e narrativas. Tomo I e II. 26. ed. Edição definitiva conforme com as edições da vida do autor, dirigida por David Lopes. Lisboa: Livraria Bertrand, s/d. JACKSON, Joe. O ladrão no fim do mundo: como um inglês roubou 70 mil sementes de seringueira e acabou com o monopólio do Brasil sobre a borracha. Tradução de Saulo Adriano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. 2. ed. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naif, 2007. LÉVI-STRAUSS, Claude. Pelo 60º aniversário da UNESCO. In: Courrier de l’UNESCO. n. 5. [s/l.]: 2008. Disponível em: <http://portal.unesco.org/fr/ev.phpURL_ID=41819& URL_DO=DO_ TOPIC&URL_SECTION =201.html> Acesso em: 11 nov. 2011. MENESES, Ulpiano Bezerra de. Os Paradoxos da Memória. In: MIRANDA, Danilo Santos de (org.). Memória e Cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC, 2007. MOLIÈRE, Jean Baptiste Poquelin. O avarento. Clássicos JACKSON. v. XXVIII. Teatro Francês. Prefácio de Sérgio Milliet. Tradução de Antonio Feliciano de Castilho e Mendo Trigoso. São Paulo: Editora Brasileira, 1964. p. 163-417. MONTEIRO, Benedicto. Prefácio. In: BRITTO, Apolonildo Senna. Lendário Amazônico. Manaus: Norte Editorial, 2007. NATIONAL Geografic – Criaturas Lendárias – O Lendário Mapinguari (Parte 04-04). Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=jmfkyJ_WD_k>. Acesso em: 20 abr. 2012. OLIVEIRA, Adriano Moraes de. Brincar com o texto literário: possibilidades de teatro e de jogo. GT 5 – Pedagogias do teatro & Teatro e educação. In: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 2006. P. 107-108. OLIVEIRA, José Coutinho. Imaginário Amazônico. In: SILVA, Ana Paula Rebelo Silva, REBELO, Maria Madalena de Oliveira, CORRÊA, Paulo Maués (orgs.). Belém: Paka-tatu, 2007. 141 PALLOTTINI, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Editora Ática, 1988. PÁSCOA, Márcio. Jara: José Candido da Gama Malcher. Manaus: Editora Valer, 2009. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. PUPPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Palavras em jogo: textos literários e teatro educação. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, 1997. PEREIRA, Franz Kreüther. Painel de Lendas & Mitos da Amazônia. Belém, PA: 2001. REVISTA de Antropologia. A imagem dos Tükúna no contexto de um trabalho antropológico: fotografias de Roberto Cardoso de Oliveira. n. 1. v. 43. São Paulo: 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 77012000000100007>. Acesso em: 15 abr. 2012. REVISTA Istoé. n. 1266 e 1294. Rio de Janeiro: 05 jan. 1994; 20 jul. 1994. In: BRITTO, Apolonildo Senna. Lendário Amazônico. Manaus: Norte Editorial, 2007. RODRIGUES, Nelson Falcão. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. 2. ed. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves; Revisão da Tradução Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SALLES, Vicente. A Música e o Tempo no Grão-Pará. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1980. SANT‘ANNA, Márcia. Patrimônio Imaterial e políticas públicas. In: MIRANDA, Danilo Santos de (org.). Memória e Cultura – a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Edições SESC, 2007. SCHETTINI, Roberto AIves Abreu. Dramaturgia da Sala de Ensaio – V Congresso ABRACE. GT – Dramaturgia: Tradição e Contemporaneidade. In: Anais do V Congresso ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <http://www.portalabrace.orgvcongresso/textosdramaturgia/Roberto%20lves%20Abreu%2 0Schettini%200DRAMATURGIA%20DA%20SALA%20DE% 20ENSAIO.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2011. 142 SCHÜLER, Donaldo. O banquete/Platão. v. 711. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2011. SENA, Jorge de. O indesejado. 2. ed. Porto: Livraria Paisagem, s/d. SHAKESPEARE, William. Noite de Reis. Tradução de Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 2008. _____________________. Macbeth. Tradução de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. SOUZA, Anervina. As Lendas Amazônicas em Sala de Aula. Manaus: Editora Valer, 2009. SARMENTO, Octávio. A Uiara & outros poemas. In: PINTO, Zemaria (org.). Manaus: Academia Amazonense de Letras, Governo do Estado do Amazonas e Editora Valer, 2007. STRADELLI, Ermanno. Lendas e notas de viagem: A Amazônia e Ermanno Stradelli. São Paulo: Martins, 2009. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Nota introdutória por Henrique Oscar. 21. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985. TCHÉKHOV, Anton Pavlovitch. O Jardim das cerejeiras; seguido de Tio Vânia. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012. TOLEDO, Cibele Boni de; CORDEIRO, Inês; ROMANIUC NETO, Sergio; ASSIS, Celia de (orgs.). Ciências, Ecologia e Saúde – Col. Nossas Plantas. São Paulo: FTD, 1994. UBERSFELD, Anne. Lire le Théâtre. 2. ed. Paris: Édition Sociales, 1982. VAL, Vera do. O imaginário da floresta: lendas e histórias da Amazônia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. ____________. Histórias do Rio Negro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VATTIMO, Gianni. O mito reencontrado. In: A sociedade transparente. Lisboa: Antropos, 1989pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons