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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Agda Monteiro de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T15:44:48Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2149-
dc.description.abstractThe research entitled The curriculum of early childhood education: a study in a county school in the Tarumã Mirim settlement, linked to the Postgraduate Program in Science Education in the Amazon, has its purpose directed by the following question: Which principles of education in rural locations are evidenced in pedagogical practice in pre-school education in Tarumã Mirim settlement? Its general objective is to understand the rural education principles evidenced in pedagogical practice in the kindergarten education in Tarumã Mirim settlement. In order to achieve this purpose, we define as specific research objectives: to identify the conceptions of childhood education and education in rural locations by the teachers and to analyze in the pedagogical practice in early childhood the evidence of education principles in rural locations. The methodological course was based on the qualitative approach of research in education, guided by interviews with teachers and observation of the pedagogical practice in three pre-school classes. The analysis procedures were based on content analysis. In the results and discussions we present that the teachers develop a work focused on the settlement context through the interactions and games based on the current conceptions of childhood. In regard to the education in rural locations, they understand it as a specific space of education for the formation of citizens who have a bond with the land. However, in the curriculum development carried out by the teachers, there was a failure to explore resourses that are present in the context of children such as water, trees, sticks, leaves, shadows, fruits, native seeds or any element of the local flora, using them in interactions and jokes with the children , encouraging their relation with nature. The works directed to the education of the children, even with all commitment, were used, except for some moments, industrialized resources. Keywords Curriculum. Pedagogical Practices. Child Education. Education in Rural Locations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.titleO currículo da educação infantil : um estudo em escola municipal no assentamento Tarumã Mirimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T15:44:48Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6601316236999557pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada O currículo da educação infantil: um estudo em escola municipal no assentamento Tarumã-Mirim, vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação em Ciências na Amazônia, tem sua finalidade direcionada pelo seguinte questionamento: quais princípios da educação do campo são evidenciados na prática pedagógica na educação infantil em escola no assentamento Tarumã Mirim? Seu objetivo geral visa compreender os princípios da educação do campo evidenciados na prática pedagógica na educação infantil em escola no assentamento Tarumã Mirim. Para alcançar tal propósito, delimitamos como objetivos específicos da investigação: identificar as concepções de educação infantil e educação do campo das professoras e analisar na prática pedagógica na educação infantil as evidências dos princípios da educação do campo. O percurso metodológico se deu na abordagem qualitativa de pesquisa em educação, direcionadas por entrevistas com as docentes e observação da prática pedagógica em três turmas pré-escolar. Os procedimentos de análise foram embasados na análise de conteúdo. Nos resultados e discussões evidenciamos que as docentes desenvolvem um trabalho voltado ao contexto do acampamento por meio das interações e brincadeiras fundamentadas nas atuais concepções de infâncias. Quanto à educação do campo, elas a compreendem como um espaço específico de educação para a formação de sujeitos que têm um vínculo com a terra. Todavia, no desenvolvimento curricular realizado pelas professoras, faltou explorar recursos que estão presentes no contexto das crianças como água, árvores, gravetos, folhas, sombras, frutos, sementes nativas ou qualquer elemento da flora local, utilizando-os nas interações e brincadeiras com os pequenos, incentivando a sua relação com a natureza. Os trabalhos voltados à educação dos pequenos, mesmo com todo empenho, foram utilizados, exceto alguns recursos industrializados. Palavras-chave Currículo. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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