DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2144
Título: Muros que não separam – a arte de rua em Manaus: a identidade indígena e sua representação em murais grafitados.
Autor(es): Oliveira, Glaunara Mendonça de
Orientador(es): Soares, Neiva Maria Machado
Palavras-chave: Arte de Rua;Murais;Grafite;Designe;Indio
Data do documento: 25-Jul-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO Os registros mais antigos da linguagem humana são visuais e se encontram em paredes de cavernas em todos os continentes, revelando que o uso de representações através de imagens pintadas em paredes e muros é inerente à cultura humana, à qual, pelo conceito genérico, é atribuída “a qualidade de característica universal de todos os homens e apenas destes” (BAUMAN, 2012, p. 133). Por isso, não há evidências de cultura pura, sem interferência de outras. Nesse contexto de culturas híbridas, identidades são deslocadas (HALL, 2015) por meio da propagação de ideologias, as quais são “capazes de propiciar a base sobre a qual os indivíduos possam moldar uma identidade coerente” (EAGLETON, 1997, p. 27). Tais ideologias são reconhecidas tanto em discursos disseminados verbalmente, como por meio de recursos multissemióticos, dentre os quais se destacam nesta pesquisa as manifestações artísticas expostas em muros e paredes das ruas das cidades. A Arte de Rua ressignifica essas construções, reunindo artistas que produzem coletivamente murais e aproximando a sociedade daqueles que são representados por meio dessa manifestação artística, como os indígenas pintados em muros e paredes da cidade de Manaus, capital do Amazonas. Partindo desses princípios, viu-se a possibilidade de, através desta pesquisa, desvelar os discursos manifestos em murais grafitados produzidos nos espaços urbanos da cidade de Manaus em que indígenas estão representados e evidenciar criticamente aspectos relacionados a essas representações através de imagem do que é ser índio, sua cultura e sua relação com a cidade e o meio ambiente. Visando atender a esse objetivo, foram selecionados como corpus quatro murais produzidos por Raí Campos e Rogério Soares e, como metodologia, usaram-se as categorias da Gramática do Design Visual – GDV – a qual define que “as estruturas visuais não reproduzem apenas estruturas da realidade, mas estão ligadas aos interesses das instituições sociais, sendo, assim, ideológicas” (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, p. 47), por isso a necessidade de uma metodologia que considere o poder discursivo de recursos multissemióticos de comunicação. A pesquisa foi dividida considerando-se os processos de produção artística: O Esboço, em que se trata da Fundamentação Teórica sobre a qual se sustentam as análises; A Técnica, na qual são apresentadas a metodologia e as categorias analíticas utilizadas no corpus escolhido; O Acabamento, que se refere às análises e dados discutidos; por fim, A Arte Final, em que são apresentadas as considerações finais, limitações e sugestões para futuras pesquisas. PALAVRAS-CHAVE: Arte de Rua. Murais Grafitados. Representações de Indígenas. Gramática do Design Visual.
Abstract: ABSTRACT The earliest human language records are in visual form and can be found on all continents caves walls. This fact reveal that representations through images painted on walls is inherent in human culture, which, by the generic concept, is attributed "The quality of the universal characteristic of all men and only of these" (BAUMAN, 2012, p 133). Therefore, there is no evidence of a pure culture, without interference from others. In this context of hybrid cultures, identities are displaced (HALL, 2015) through the ideologies propagation, which are "capable of providing the basis upon which individuals can shape a coherent identity" (EAGLETON 1997: 27). These ideologies are recognized in verbal discourses and in through multisemiotic resources, like artistic manifestations on city walls – the street art – which will be analyzed in this research. Street art redefines walls, because it brings together artists who collectively produce murals and also brings society and who are represented through this artistic manifestation, such as the indians painted on city walls, in Manaus, Amazonas. Based on these principles, it was possible, through this research, to unveil the manifest discourses in graffiti murals produced in Manaus urban spaces in which indigenous people are represented. This research purpose to critically demonstrate aspects related to these representations through the image about indigenous identity and culture also the relationship between indigenous people with the city and the environment. In order to meet this objective, four murals produced by Raí Campos and Rogério Soares were selected as corpus. As a methodology, the categories of Visual Design Grammar - VDG - were used, which defines that "visual structures do not reproduce only structures of the reality, but are linked to the interests of social institutions, and thus are ideological" (Kess, Van Leeuwen, 2006: 47), hence the need for a methodology that considers the discursive power of multisemiotic communication resources. The research was divided considering the processes of artistic production: The Outline, which is about the theoretical basis on which the analyzes are based; The Technique, in which the methodology and analytical categories used in the chosen corpus are presented; Finishing, which refers to the analyzes and data discussed; finally, The Final Art, in which the final considerations, limitations and suggestions for future research are presented. KEY WORDS: Street art. Graffiti murals. Indigenous people representations. Visual Design Grammar
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2144
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons