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Título: A Construção de representações discursivas em publicidades turísticas sobre o Estado do Amazonas
Autor(es): Souza, Denise Terezinha Machado Soares de
Orientador(es): Soares, Neiva Maria Machado
Palavras-chave: Discurso;Publicidade turística;Amazonas;Turismo
Data do documento: 26-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO A pesquisa foi desenvolvida de forma interdisciplinar com o auxílio de Teorias como a da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), da Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 1996; van LEEUWEN, 2008), correlacionadas com as Teorias sobre Cultura, Identidade, Marcas-Branding e Turismo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como se constituem as representações discursivas em publicidades turísticas sobre o estado do Amazonas, materializadas nas práticas sociais e discursivas, e quais elementos linguísticos e discursivos são empregados pelos produtores dos textos, que podem se constituir na naturalização e na perpetuação de dados recortes discursivos. Para isso, o corpus constitui-se de publicidades turísticas produzidas e veiculadas nos sites do Ministério do Turismo e da Amazonastur, por agências de viagens locais e por uma companhia aérea, analisando ainda quais aspectos são privilegiados na construção da imagem turística do estado e quais atores sociais são mais evidenciados. Percebeu-se que o Ministério do Turismo, a Amazonastur, as agências de turismo locais e a Companhia aérea aliam-se discursiva, verbal e visualmente ao construírem discursos em sua maioria voltados à exaltação das riquezas naturais do estado. Além disso, os atores sociais recorrentes são a floresta, os rios e os animais da região. Desse modo, um discurso que intenta ser diferenciado apenas reforça um caráter idílico e exótico que contribui para construir representações recorrentes desde a época do descobrimento, quando o aspecto naturalístico do Brasil era o principal mote para atrair pioneiros para espaços a serem desbravados. Como uma das possíveis propostas, esta pesquisa sugere a criação de uma marca que agregue todos os elementos representativos do Amazonas que possa servir de referência e, ao mesmo tempo, com um diferencial de uma região que se destaca não só por sua natureza, mas por sua preservação. Palavras-chave: Discurso. Publicidade turística. Amazonas. Representação. Marca.
Abstract: ABSTRACT The research was developed in an interdisciplinary way with the help of Theories such as Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), Multimodality Theory (KRESS; van LEEUWEN, 1996; van LEEUWEN, 2008), correlated with Theories on Culture, Identity, Branding and Tourism. The general objective of the research was to analyze how the discursive representations in tourist publicity about Amazonas are constituted and materialized in the social and discursive practices, as well as what linguistic and discursive elements are used by the producers of the texts, that can be constituted in the naturalization and the perpetuation of certain discursive cuts. For this, the corpus is constituted of tourist publicity produced and transmitted in the sites of the Ministry of Tourism and of Amazonastur, by local travel agencies and by airline, analyzing also which aspects are privileged in the construction of the tourist image of Amazonas and which social actors are more evident. It was noticed that the Ministry of Tourism, Amazonastur, the local tourist agencies and the Airline are ally discursively, verbally and visually when constructing discourses in their majority directed to the exaltation of the natural wealth of Amazonas. In addition, the recurrent social actors are the forest, the rivers and the animals of the region. Thus, a discourse that tries to be differentiated only reinforces an idyllic and exotic character that contributes to constructing recurrent representations from the time of discovery, when the naturalistic aspect of Brazil was the main motto to attract pioneers to spaces to be explored. As one of the possible proposals, this research suggests the creation of a brand that adds all the elements representative of the Amazon that can serve as a reference and, at the same time, with a differential of a region that stands out not only for its nature, but for preservation. Keywords: Discourse. Tourism advertising. Amazonas. Representation. Branding.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2137
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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