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dc.contributor.authorAlmeida, Danielle Portela de-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-09T14:56:02Z-
dc.date.issued2013-05-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2127-
dc.description.abstractThe learning content of science has always been a subject of fundamental importance in public schools. The scientific content of such manifest in everyday life, it is imperative to purchase these for a better understanding and interaction of reality. The acquisition of knowledge of science is also related to the question of where and how learning occurs. In this context include the Theory of Meaningful Learning developed by Ausubel (1963 ) and its importance in the different educational spaces . Given this reality this research sought to integrate the Theory of Meaningful Learning and educational spaces using the theme of Amazonian turtles, aiming to show the characteristics of these animals and their cultural and economic importance. Thus, the objective of this research was to analyze the possibility of meaningful learning in educational settings using the turtles as tools to facilitate the teaching- learning process. Institutionalized non-formal educational spaces visited by students were: The Laboratory of Amphibians and Reptiles and Science Forest both in National Institute for Research in the Amazon - INPA. This is a qualitative research, we used the techniques of observation, questionnaires, interviews and analysis of the responses of the students resorted to the focus of the content analysis. The subjects of our research were 50 students of the classes 7th of Elementary School Morning of the turn .It was possible to work the Theory of Meaningful Learning in and out of the classroom , in the different educational spaces , developing teaching sequences and exploit the prior knowledge of students . In these spaces the students could find and discover resources and different scenarios not found in the classroom, as well as practical experience in the content covered in class. In this light we understand that it is possible that students learn significantly in different educational spaces using the theme of turtles as a facilitator instrument that the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEspaços educativospt_BR
dc.subjectQuelônios amazônicospt_BR
dc.titleAprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como tema facilitadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:56:02Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee3Lemos, Evelyse dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372577759829371pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8570325622533300pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de conteúdos de ciências sempre foi um assunto de fundamental importância nas escolas públicas. Os conteúdos científicos se manifestam de tal forma na vida cotidiana, que é imperativo a aquisição destes para um melhor entendimento e interação da realidade. A aquisição de conhecimentos da ciência também está relacionada à questão de onde e como ocorre a aprendizagem. Neste contexto destacamos a Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel (1963) e sua importância nos diversos espaços educativos. Diante desta realidade essa pesquisa buscou integrar a Teoria da Aprendizagem Significativa e os espaços educativos utilizando a temática dos quelônios amazônicos, visando mostrar as caracteristicas desses animais e a sua importância cultural e econômica. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a possibilidade de aprendizagem significativa em espaços educativos usando os quelônios como instrumentos facilitadores do processo ensino- aprendizagem. Os espaços educativos não formais institucionalizados visitados pelos estudantes foram: O Laboratório de Anfíbios e Répteis e o Bosque da Ciência ambos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos as técnicas de observação, questionários, entrevistas e para análise das respostas dos estudantes recorremos ao enfoque da análise de conteúdos. Os sujeitos de nossa pesquisa foram 50 alunos das turmas do 7º do Ensino Fundamental do turno Matutino. Foi possível trabalhar a Teoria da Aprendizagem Significativa dentro e fora da sala de aula, nos diversos espaços educativos, desenvolver sequências didáticas e explorar os conhecimentos prévios dos estudantes. Nesses espaços os estudantes puderam encontrar e descobrir recursos e cenários diferentes não encontrados na sala de aula, além de vivenciar na prática o conteúdo abordado em sala. Diante do exposto entendemos que é possível que os estudantes aprendam de forma significativa nos diversos espaços educativos utilizando o tema dos quelônios como instrumento facilitador nesse processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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