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dc.contributor.authorSilva, Edilson Morais e-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-09T14:51:15Z-
dc.date.issued2012-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2125-
dc.description.abstractThis paper presents a different perspective of understanding that has been about the use of the game as a teaching strategy when key issues arise when discussing the nature of knowledge, the demarcation of the same areas, the intersection between disciplines. The game comes as an invitation to the meeting, the intentional relationship between disciplines and this interface: science, mathematics and Portuguese language within a project of the Centre of Education / CAPES / UEA - Manaus having as research problem: What contributions were made As a strategy game for interdisciplinary Design Education Observatory CAPES / UEA? and objectives: to provide evidence theoretically play as interdisciplinary strategy; Describe how interdisciplinary strategy games (in the perception of the subjects) Project of the Centre for Education POE / CAPES / UEA and verify the use of the game as interdisciplinary strategy. Among the many authors that underlie this study include: Finance (2003, 2006), Japiassu (1976), Kishimoto (2011), Jantsch and Bianchetti (2004) and Morin (2000) and Anastasiou (2012). The methodological approach was guided by qualitative approach through field research, literature and documents. Participant observation integrated researchers with different objects of study within a larger project (POE), in this case, had the instruments for data collection, semi-structured interviews and questionnaires with the subjects who participated in the implementation of strategies. The results point to the use of the game as socializing element, able to enrich the teaching-learning if properly proposed and applied to pedagogical intentionality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de ensinopt_BR
dc.subjectJogo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO jogo como estratégia interdisciplinar no projeto do observatório da Educação/CAPES/UEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:51:15Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Thomaz Abdalla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975046249673640pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8922608900858326pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma perspectiva diferenciada da compreensão que se tem a respeito da utilização do jogo como estratégia de ensino, quando emergem questões fundamentais em que se discutem a natureza do saber, as zonas demarcatórias do mesmo, a interseção entre as disciplinas. O jogo surge como um convite ao encontro, à relação intencional entre as disciplinas e, nesta interface: ciências, matemática e Língua Portuguesa dentro de um Projeto do Observatório da Educação/CAPES/UEA – Manaus tendo como problema de pesquisa: Quais contribuições foram dadas pelo jogo Como estratégia interdisciplinar ao Projeto do Observatório da Educação CAPES/UEA? e como objetivos: Fundamentar teoricamente o jogo como estratégia interdisciplinar; Descrever os jogos como estratégia interdisciplinar (na percepção dos sujeitos) do Projeto do Observatório da Educação POE/CAPES/UEA e verificar a utilização do jogo como estratégia interdisciplinar. Dentre os vários autores que fundamentam este estudo destacam-se: Fazenda (2003, 2006), Jápiassú (1976), Kishimoto (2011), Jantsch e Bianchetti (2004) e Morin (2000) e Anastasiou (2012). O percurso metodológico foi pautado em abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. A observação participante integrou pesquisadores com diferentes objetos de estudo dentro de um projeto maior (POE), no caso desta, teve como instrumentos para coleta de dados a, entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados com os sujeitos que participaram da aplicação das estratégias. Os resultados apontaram para o uso do jogo como elemento socializador, capaz de potencializar o ensino-aprendizagem desde que adequadamente proposto e aplicado com intencionalidade pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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