DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGhedin, Iliane Margarete-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-09T14:49:07Z-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2124-
dc.description.abstractBy considering the importance of the Not Formal Educational Spaces for the Education in Sciences, this study had as objective to investigate how the lessons field in Not Formal Spaces, performed into the course of the biological sciences of State University of Roraima – UERR, gave to the future teacher a pedagogic praxis based on the construction and production of knowledge. The theoretical framework was based on Freinet (1998, 2004, 2010), Freire (1996), Gadotti (1995), Soares (2010), Chassot (2003 e 2004). The methodological process was composed by a quality approach by using bibliographical survey technicalities, participant observation and analysis of the questionnaire applied to the biological sciences course’s instructors besides the students of the same course who took part in the survey. The methodological process had as result the analysis of the lessons field which solution indicates the importance of the Not Formal Spaces used by UERR’s biological sciences course for improving the teaching and learning, the construction and production of the knowledge by contributing to the development of the science teaching by helping to overcome the difference between theory and practice by giving in fact the necessary support for the performance of the future teachers. The pedagogic practice, developed in the lessons field in Not Formal Spaces, shown by itself several challenges to the biological sciences course’s instructors by contributing to the knowledge construction. As we can see, the emotion and the sensation, felt during the lessons field in Not Formal Spaces, developed the learning of the contents by helping to understand the reality besides the possibility realized through the motivation and interaction between student and instructor as the base for the construction and production knowledge process besides to offer a transformer pedagogic practice being able to improve the future teachers’ professional practice. Key-words: Education in Sciences. Not Formal Spaces. Pedagogic Practice. Construction and Production of the Knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectEspaços não-formaispt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicaspt_BR
dc.subjectConstrução e produção do conhecimentopt_BR
dc.titleAs aulas de campo em espaços não-formais no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:49:07Z-
dc.contributor.advisor1Castro, Patrícia Macedo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111689690931114pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Patrícia Macedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111689690931114pt_BR
dc.contributor.referee2Delgado, Oscar Tintorer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068300351156277pt_BR
dc.contributor.referee3Chassot, Attico Inacio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159020225820727pt_BR
dc.contributor.referee4Rizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0476017687294560pt_BR
dc.contributor.referee5Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8120045657324238pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância dos Espaços Educativos não-Formais para a Educação em Ciências, este estudo teve como objetivo investigar como as aulas de campo em espaços não- formais, realizadas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERR, favoreceram ao futuro professor uma práxis pedagógica pautada na construção e produção de conhecimento. A fundamentação teórica foi ancorada em Freinet (1998, 2004, 2010), Freire (1996), Gadotti (1995), Soares (2010), Chassot (2003 e 2004). O percurso metodológico foi pautado na abordagem qualitativa usando técnicas da pesquisa bibliográfica, observação- participante e análise do questionário aplicado aos Professores-Formadores e aos acadêmicos do curso participantes da pesquisa. O percurso metodológico possibilitou analisar as aulas de campo e os resultados sinalizam a necessidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERR utilizar os espaços não-formais para facilitar o ensino e aprendizagem, a construção e produção do conhecimento e, deste modo, contribuir para a melhoria do ensino de ciências, ajudando a superar a dicotomia existente entre a teoria e a prática, dando o aporte necessário para a atuação do futuro professor. A prática pedagógica desenvolvida nas aulas de campo em espaços não-formais, manifestou-se apresentando vários desafios ao Professor- Formador, favorecendo a construção do conhecimento. Deste modo, as emoções e sensações,surgidas durante as aulas de campo em espaços não-formais, auxiliaram na aprendizagem dos conteúdos, ajudando a compreender a realidade e também foi possível considerar a motivação, a interação entre estudante e o Professor-Formador como fundamentais nos processos de construção e produção do conhecimento e assim proporcionar uma práxis pedagógica transformadora capaz de fazer o diferencial na atuação profissional dos futuros professores. Palavras - chave: Educação em ciências. Espaços não formais. Práxis pedagógica. Construção e produção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC). O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação O Ensino de ciências e a educação básicabásica básica : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 : propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira Ciências, 2008 . AGOSTINI, Jussara. O Educador para o Século XXI. Disponível em: < http://www.psicopedagogia.com.br/ > Publicado em 13/11/2005. Acesso em: 20 de Jun de 2013. ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS E PESQUISA DA PEDAGOGIA DE FREINET (ABDEPP). Pedagogia de Freinet. Disponível em: < www.freinet.org.br > Acesso: 11 de jun de 2012. BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br>. Acesso em: 26 de jun. de 2013. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. BIANCONI, M.L.; CARUSO, F. Educação não formalEducação não formalEducação não formalEducação não formalEducação não formal Educação não formal Educação não formalEducação não formal Educação não formalEducação não formalEducação não formal Educação não formalEducação não formalEducação não formal: apresentação. Ciência e Cul : apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul : apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cul: apresentação. Ciência e Cultura. tura. tura. tura. tura. Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/DezVol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez Vol. 57 n.4. São Paulo. Out/Dez, 2005., 2005., 2005. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professores Formação de professores Formação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professores Formação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professoresFormação de professores: compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e : compartilhando e reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo reconstruindo conhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentosconhecimentos. Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me . Porto Alegre: Me . Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me . Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me . Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Me . Porto Alegre: Me. Porto Alegre: Mediação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002.diação, 2002. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CACHAPUZ, A; PRAIA, J; JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru. v.10, n.3, p. 363-381, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br > Acesso em: 08 de abr. de 2012. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos Professores Dilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos Professores Dilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos Professores Dilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos ProfessoresDilemas dos Professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver n: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docent construir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docent construir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docent construir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docentconstruir a profissão docente. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora, e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora, e. Porto: Porto Editora, e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora, e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora,e. Porto: Porto Editora, 1997. CANDAU, V. M; LELIS, I. A. A relação teoria prática na formação do educador. In: CANDAU, V. M (org.). Rumo a uma nova didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CARRASCO, José Bernardo. Princípios e técnicas de motivação na sala de aula. Disponível em: <http://educanee.blogspot.com.br/2009> Acesso em: 10 de jun. de 2013. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. n. 22, p.89-100, Jan/Fev/Mar/Abr, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br > Acesso em 08 de set. de 2011. CHASSOT, A. Ensino de Ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. IN: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs). Currículo de Ciências em Debate. Rio de Janeiro: Papirus, 2004CERQUEIRA, Everaldo. O planejamento no ensino superior. 2008. Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br > Acesso em 26 de jun. de 2013. DAL PIAN, M, C. O Ensino de Ciência e Cidadania. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.55, jul./set.,1992. Disponível em: < http://www.rbep.inep.gov.br >. Acesso em: 12 de abr. de 2012 DUTRA, Edna Falcão. Possibilidades para Articulação entre Teoria e Prática em Cursos de Licenciatura. (Dissertação de Mestrado). Santa Maria, RS, 2010. ELIAS, Marisa del Cioppo. Pedagogia Freinet: teoria e prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002. FRACALANZA, H. A prática do professor e o ensino das ciências. Ensino em Revista, Uberlândia, v.10, n.1, p. 93-104, Jul./01-Jul/02, 2002. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br >. Acesso em 08 de set. de 2011. FRANCISCO, Maria Amélia Santoro [SIC]. Saberes pedagógicos e prática docente. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro [et al] Org. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. Lisboa: Provença, 1968. FREINET, Élise. O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia de Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. FREINET, Célestin. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. FREINET, Célestin. Ensaio de Psicologia Sensível. São Paulo: Martins Fontes, 1998b. FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004. FREINETFREINETFREINETFREINETFREINET FREINET, Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. , Célestin. Ensino e Ensino e Ensino e Ensino e Ensino e Ensino e Ensino e Aprendizagem AprendizagemAprendizagemAprendizagemAprendizagem Aprendizagem AprendizagemAprendizagem (2010).(2010). (2010). Dispon DisponDispon Disponível em: ível em: ível em: ível em: ível em: ível em: ível em: <http://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/social http://pt.shvoong.com/social http://pt.shvoong.com/social http://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/social http://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/social http://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/socialhttp://pt.shvoong.com/social-sciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/education sciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/educationsciences/education. 2010 > Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25Acesso em 25 de abr. de abr.de abr.de abr.de abr.de abr. de 2013. de 2013. de 2013. de 2013. FREITAS, D. de.; VILLANI, A. Formação de professores de Ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre. v. 7, n.3, p. 215-230, 2002. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br > Acesso em 14 de out. de 2012. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995. GAMBOA, S. S. A contribuição da pesquisa na formação docente. In: REALY, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.GARRIDO, Elsa. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (org.). Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002. GAZZANINGA, Michael S.; HEATHERTON, Todd F. Ciência Psicológica: mente cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005. GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008HAMZE, Amélia. Trabalho docente: articulação de saberes. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com> Acesso em 03 de jul. de 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons