DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGhedin, Leila Márcia-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-09T14:26:35Z-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2122-
dc.description.abstractThis research was carried out from June 2012 to June 2013. Sought to achieve the overall goal of analyzing the process of conducting science fair, with teachers, in order to observe whether this is produced from the perspective of pedagogy projects and from there proceed to identify the effects of the science fair considering the scientific literacy of students of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre. The specific objectives were : to diagnose the current situation of the process of the realization of the science fair in basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre; verify that teachers of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre use pedagogy of projects for the fair of science and identify if , in the view of teachers , scientific literacy is a reflection produced by the science fair with students of basic education in the cities studied . This work was guided by the following research question: in the opinion of the teachers conducting the science fair and work with projects pedagogy assist in scientific literacy of students of basic education in the municipalities of São Luiz do Anauá and Alto Alegre? In methodological procedures we used the qualitative and quantitative approach. The research was ethnographic and made use of instruments such as taped interviews with key informants and questionnaires , these instruments were intended to capture is the opinion of the teachers , the science fair contributes to the scientific literacy of school students primary and secondary , as well as pedagogy project is part of the routine of teachers . It employed the technique of field observation in order to record the feelings and emotions of the subjects studied at the time participated in the survey. The study indicated that teachers believe that science fair helps student scientific literacy and pedagogy projects can be a methodology that drives this process in primary and secondary education. Keywords : Scientific Literacy. Pedagogy Project.Science Fair. Elementary and Secondary Education .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.titleA pedagogia de projetos como um caminho para a alfabetização científica de estudantes por meio das feiras de ciências da educação básica nos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre no Estado de Roraima.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:26:35Z-
dc.contributor.advisor1Rizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0476017687294560pt_BR
dc.contributor.referee1Rizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0476017687294560pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Patrícia Macedo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111689690931114pt_BR
dc.contributor.referee3Delgado, Oscar Tintorer-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068300351156277pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0620027566423386pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se desenvolveu no período de junho de 2012 a junho de 2013. Buscou alcançar o objetivo geral de analisar o processo de realização da feira de ciências, junto aos professores, com a finalidade de observar se esta é produzida na perspectiva da pedagogia de projetos e a partir daí, proceder a identificação dos reflexos da feira de ciências considerando a alfabetização científica dos estudantes da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre. Os objetivos específicos desenvolvidos foram: diagnosticar a situação atual do processo da realização da feira de ciências na educação básica nos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre; verificar se os professores da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre utilizam a pedagogia de projetos para a realização da feira de ciências e identificar se, na visão dos professores, a alfabetização científica é um reflexo produzido pela da feira de ciências junto aos estudantes da educação básica dos municípios estudados. Este trabalho esteve orientado pela seguinte pergunta de pesquisa: na opinião dos professores a realização da feira de ciências e o trabalho com a pedagogia de projetos auxiliam na alfabetização científica de estudantes da educação básica dos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre? Nos procedimentos metodológicos se utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi do tipo etnográfica e fez uso de instrumentos como entrevistas gravadas com informantes-chave e aplicação de questionários, estes instrumentos tiveram o objetivo de captar se, a opinião dos professores, a feira de ciências contribui para a alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como se a pedagogia de projetos faz parte da rotina dos professores. Lançou-se mão da técnica de observação de campo com o intuito de registrar também os sentimentos e emoções dos sujeitos pesquisados no momento em que participaram da pesquisa. O estudo indicou que os docentes acreditam que a feira de ciências auxilia na alfabetização cientifica de estudante e que a pedagogia de projetos pode ser uma metodologia que impulsione este processo no ensino fundamental e médio. Palavras- Chave: Alfabetização Científica. Pedagogia de Projetos. Feira de Ciências. Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Laurinda Remalho de. e MAHONEY, Abigail Alvarenga. (Orgs). Afetividade e Aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2009. ALMEIDA, Maria J. P. M da e SILVA, Henrique S. da. (Orgs). Linguagem, Leitura e Ensino de Ciências. Campinas-SP: Mercado das Letras – Associação de Leitura do Brasil-ALB, 2007. APOLINARIO, Fabio. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. BALESTRINI, A. N. Introdução a Pesquisa Educativa: Projetos Viáveis. Campinas. Editora Papirus, 1998. BARBOSA, Eduardo F. MOURA, Dácio G. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. BOUTINET, Jean-Pierre. Antropologia do Projeto. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre-RS: Artmed, 2002. CARVALHO, Rita C. Manual do Alfabetizador. São Paulo: Érica, 2004. CHASSOT, Ático. Ensino de Ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In: LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth (orgs.) Currículo de Ciências em Debate. Rio de Janeiro: Papirus, 2004. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em educação revista brasileira de Educaçao. Nº 22. Jan/Fev/Mar/Abr. 2003. CHASSOT, Attico. Educação Consciência.2 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. CHÁVEZ, Nilda. Introducción a la Investigación Científica. Maracaibo: LUZ, 2001. DEMO Pedro. Educação em Científica. B. Téc. Senac: A R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em http://www.senac.br/BTS/361/artigo2.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2011. DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa.8 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2007. ESTEBAN, M. P. Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamento e tradição. Tradução: Miguel Cabrera. Porto Alegre, AMGH, 2010. FACHIN-TERÁN, Augusto. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M. FACHIN-TERÁN, A. BARBOSA, I. dos S. SEGURA, E. A. das C. AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011.FARIA, Rafaella L. de. JACOBUCCI, Daniela F. C. OLIVEIRA, Renata C. Textos de divulgação científica nas séries iniciais: um caminho para a alfabetização científico-tecnológica de crianças. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.13 | n.01 | p.87-104 | jan-abr | 2011 FARIAS, Luciana de Nazaré. Feiras de Ciências como possibilidade de (re) construção do conhecimento pela pesquisa. Dissertação (Mestrado) – UFPA. Núcleo Pedagógico de Desenvolvimento Científico. Belém-PA: UFPA,2006. FREIRE Paulo, MACEDO Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Bem, 1990. FREIRE Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. FREITAS, Aimberê. Estudos Sociais - Roraima: Geografia e História. 1 ed. São Paulo: Corprint Gráfica e Editora Ltda., 1998. 83 p. ISBN 34523432 FREITAS, Leandro. Ranking Nacional: RR mantém índice e fica entre os 15 melhores estados no IDEB. Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2052&Itemid=29. Acesso em: 07/12/2012. GHEDIN, Evandro. Tendências Contemporâneas na Formação de Professores na Perspectiva da Filosofia da Educação. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Manaus-AM: Valer, 2007. GHEDIN, Leila M. Plano de Gestão Comunitária do Turismo para a Serra do Tepequem. Universidad del Zulia. Dissertação de Mestrado. Maracaibo – VE: 2006. GIORGION, Rogério. Habilidades Matemáticas Presentes em Alunos do Ensino Médio Participantes em Feira de Ciências. Dissertação de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. São Paulo: 2010. GIROUX, Henri A. Alfabetização e a Pedagogia do Empowerment Político. In: FREIRE Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Tradução: Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. GONZAGA, Amarildo M. A Formação do Professor Pesquisador a partir da Pedagogia de Projetos: uma integração possível. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Perpectivas em Formação de Professores. Manaus-AM: Valer, 2007. HARTMANN Ângela M. Zimmermann, Erika. Feira de Ciências: A Interdisciplinaridade e a Contextualização em Produções de Estudantes de Ensino Médio.VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Florianópolis, 2009. HERNÁNDES, Fernado. VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.FARIA, Rafaella L. de. JACOBUCCI, Daniela F. C. OLIVEIRA, Renata C. Textos de divulgação científica nas séries iniciais: um caminho para a alfabetização científico-tecnológica de crianças. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.13 | n.01 | p.87-104 | jan-abr | 2011 FARIAS, Luciana de Nazaré. Feiras de Ciências como possibilidade de (re) construção do conhecimento pela pesquisa. Dissertação (Mestrado) – UFPA. Núcleo Pedagógico de Desenvolvimento Científico. Belém-PA: UFPA,2006. FREIRE Paulo, MACEDO Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Bem, 1990. FREIRE Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. FREITAS, Aimberê. Estudos Sociais - Roraima: Geografia e História. 1 ed. São Paulo: Corprint Gráfica e Editora Ltda., 1998. 83 p. ISBN 34523432 FREITAS, Leandro. Ranking Nacional: RR mantém índice e fica entre os 15 melhores estados no IDEB. Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2052&Itemid=29. Acesso em: 07/12/2012. GHEDIN, Evandro. Tendências Contemporâneas na Formação de Professores na Perspectiva da Filosofia da Educação. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Manaus-AM: Valer, 2007. GHEDIN, Leila M. Plano de Gestão Comunitária do Turismo para a Serra do Tepequem. Universidad del Zulia. Dissertação de Mestrado. Maracaibo – VE: 2006. GIORGION, Rogério. Habilidades Matemáticas Presentes em Alunos do Ensino Médio Participantes em Feira de Ciências. Dissertação de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. São Paulo: 2010. GIROUX, Henri A. Alfabetização e a Pedagogia do Empowerment Político. In: FREIRE Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Tradução: Lólio L. de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. GONZAGA, Amarildo M. A Formação do Professor Pesquisador a partir da Pedagogia de Projetos: uma integração possível. In: GHEDIN, Evandro (Org.). Perpectivas em Formação de Professores. Manaus-AM: Valer, 2007. HARTMANN Ângela M. Zimmermann, Erika. Feira de Ciências: A Interdisciplinaridade e a Contextualização em Produções de Estudantes de Ensino Médio.VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Florianópolis, 2009. HERNÁNDES, Fernado. VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). IBGE: Cidades@ São Luiz – RR.Alto Alegre-RR.http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=140060#. Acesso: 02.12.2012. INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB e Seus Componentes: Escolas do Estado de Roraima- São Luiz do Anauá e Alto Alegre (EE). http://www.portalideb.com.br/escola/6938-ee-joao-rodrigues-da-silva/ideb. Acesso em 06/12/2012. LACERDA, Gilberto. Alfabetização científica e formação profissional. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro/97, 1997. MANCUSO R. A. Evolução do Programa de Feira de Ciencia no Rio Grande do Sul: avaliação tradicional X avaliação participativa. Florianópolis, UFSC, 1993 dissertação de mestrado. MARANDINO, M. SELLES, S. E. FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. MARTINEZ, M. La Investigación Cualitativa Etnográfica en Educación: Manual Teórico – Practico. Tercera Edición. México. Trillas, 2000. MENDES, Marta F. A.Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958) Rio de Janeiro 2006. http://www.fiocruz.br/ppghcs/media/mendesmfa.pdfacesso em: 28/08/2012. MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e Ação Pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola,2002. MICHALISZYN, Mario S. TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: o artesanato intelectual e seus artífices. Curitiba: Protexto, 2004. MOURA, Dacio G. BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais.Petrópolis-RJ: Vozes, 2011. NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008. NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 6. ed. São Paulo: Érica, 2001. OAIGEN, Edson R, BERNARDO Tania, SOUZA, Claudia A. Avaliação do evento feiras de ciências: aspectos científicos, Educacionais, socioculturais e ambientais. Revista Destaques Acadêmicos, Edição Especial, 2013 - Feira de Ciências/Univates. Rio Grande do Sul: 2013 PENICK, J. E. Ensinando "Alfabetização Científica" Revista Educar, n. 14, p.91-113. Curitiba: Editora da UFPR, 1998. SAMPIERI, Roberto H. COLLADO, Carlos F. LUCIO, Pilar B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. Traduzida por Murad, Fatima C. e outros. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2006.SEBRAE-RR. Diagnóstico Econômico do Município de São Luiz do Anauá e Alto Alegre. Boa Vista-RR: Sebrae-Nacional, 2010. SECAD Mágida Azulay Khatab/ SECD “RECONHECIMENTO”: Cerimônia de entrega dos Prêmios Gestão Escolar e Liderança Educacionalhttp://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2189&Itemid=29 SERRANO, G. P. Investigación cualitativa retos e interrogantes: técnicas y análisis de datos. Madri, Editorial la Muralha S. A., 1998. SOUZA, Rosa M. S. de. MARTINS, Marilda B. Experiência de Iniciação Científica na Educação Básica na XVIII Feira de Ciências do Estado de Roraima. Curitiba, PR: CRV, 2011. TERÁN, Augusto F. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M. TERÁN, AUGUSTO F. BARBOSA, I. dos S. SEGURA, E. A. das C. AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. TOMÁS, Renata Nobre. NEVES Aline Cristina Oliveira das. Revista Amazonas Faz Ciência: Limites entre Divulgação Científica e Discurso Científico. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin, Curitiba 2011. http://www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Renata_Tomas.PDFAcesso em: 29/08/2012 VAL, Maria da G. C. FIAD, Raquel S. MORAES, Artur G. TVE. Debate sobre Alfabetização e letramento.Programa exibido em 31 de março de 2004. https://www.youtube.com/watch?v=0fVBrR5DSGQ. Acessado em 20 de maio de 2013. UERR-Universidade Estadual de Roraima/CAPES. Projeto PRODOCÊNCIA. Documento não publicado. Edição 2010. UERR-Universidade Estadual de Roraima/CAPES. Relatório da XIX Feira de Ciência do Estado de Roraima-2011. Documento não publicado. Edição 2011. UERR-Universidade Estadual de Roraima/CAPES.Projeto Político Pedagógico Institucional. Documento não publicado. Edição 2011. WALLON, Henri. A Criança Turbulenta: estudos sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. WALLON, Henri. A Evolução Psicológica da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALLON, Henri. Do Ato ao Pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petropolis-RJ: Vozes, 2008. ZAMBONI, Lilian M. S. Cientistas, Jornalista e Divulgação Científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons