DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Cíntia Emanuelly Ramos-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-09T14:23:48Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2121-
dc.description.abstractThis research focuses on the Scientific Divulgation to child audience from a case study in the Museu Da Amazônia (MUSA). The aim is centered on understanding the ways in which this museum, when interact with the child audience, including them in their educational dimension, has performed Scientific Divulgation, contributed to arouse the curiosity of this public to science and valued cultural capital of amazonian children. Regarding to methodological perspective, it was built an investigative itinerary founded on the qualitative research through the following instruments: document analysis, direct observation and interview. The collected datas were processed based on empirical-interpretative analysis. Considering the elements analyzed, the results indicate that the Museu Da Amazônia, while performing Scientific Divulgation to children, contributes to the stimulation of imagination and curiosity of children, favors their interest in science topics and also gives them the opportunity for expansion of cultural capital. Such possibilities arises from the fact the museum studied is an open environment that allows interactivity between children and the living beings in their natural habitat, to privilege in their exposure the culture of amazonian people and be located in a peripheral area of the city of Manaus. Thus, the Museu da Amazônia presents itself as an instrument with transforming and liberating potential of the reproductions processes of social inequalities, being a cultural facility of Scientific Divulgation for amazonian children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.subjectMuseu da Amazôniapt_BR
dc.titleDivulgação científica para o público infantil: um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:23:48Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee2Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.contributor.referee3Levy, Denize Piccolotto Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7894286923225502pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre a Divulgação Científica para o público infantil a partir de um estudo de caso no Museu da Amazônia (MUSA). O objetivo está centrado em compreender as formas pelas quais esse museu, ao interagir com o público infantil, incluindo-o em sua dimensão educativa, tem realizado Divulgação Científica, contribuído para despertar a curiosidade desse público pela ciência e valorizado o capital cultural das crianças amazonenses. Quanto à perspectiva metodológica, foi construído um itinerário investigativo pautado na pesquisa qualitativa, mediante os seguintes instrumentos: análise documental, observação direta e entrevista. Os dados coletados foram tratados com base na análise empírico-interpretativa. Tendo em vista os elementos analisados, os resultados permitem afirmar que o Museu da Amazônia, ao realizar Divulgação Científica para o público infantil, contribui com o estímulo à imaginação e à curiosidade das crianças, favorece seu interesse pelos temas de ciência e também lhes confere oportunidade de ampliação do capital cultural. Tais possibilidades se devem ao fato do museu em estudo ser um ambiente aberto que permite a interatividade entre as crianças e os seres vivos em seu hábitat natural, privilegiar em suas exposições a cultura dos povos amazônicos e por estar localizado em uma área periférica da cidade de Manaus. Desse modo, o Museu da Amazônia apresenta-se como instrumento com potencial transformador e libertador dos processos de reprodução das desigualdades sociais, sendo um equipamento cultural de Divulgação Científica para as crianças amazonenses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALBAGLI, Sarita. Divulgação Científica: informação científica para a cidadania? Revista Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996. Disponível em: <revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/download/465/424>. Acesso em: 11 de outubro de 2011. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Trad. J. J. de M. Ramos. Lisboa: Editorial Presença, 1980. ALVES-MAZZOTTI, A. J. Parte II – O Método nas Ciências Sociais. In: ALVESMAZZOTII, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDRÉ, M. D. E. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisa.São Paulo, v.49. p. 51-54, maio 1984. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n49/n49a06.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2012. ANGELI, M. N. B. Museus por teimosia: uma análise da utilidade dos museus. 1993. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas. AZEVEDO, R. O. M. Ensino de Ciências e formação de professores. Manaus: BK, 2009. BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1994. BARBOSA, M. C. S. Legislação e propostas curriculares: há lugar para a imaginação? In: FRITZEN, C.; CABRAL, G. S. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007. BARROSO, A. L. F. Subsídios para a gestão do Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus. Dissertação (Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia). 2012. 105f. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. Manaus. ______. Entrevista concedida a Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães em 12 de março de 2013. BIZERRA, A. F. Atividade de aprendizagem em museus de ciências. 2009. 274f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BOURDIEU, P. The forms of capital.In: J. G. Richardson (Org.). Handbook of theory and research for the sociology of education. Nova Iorque: Greenwood, 1985. ______. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989. 98 ______. A economia das trocas simbólicas. Sérgio Miceli (Org.). 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. ______. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Les Éditions de Minuit, 1964. BRENNER, A. K.; DAYRELL, J.; CARRANO, P. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H. W. BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perceu Abramo e Instituto Cidadania, 2005 BRONOWSKI, J. Arte e Conhecimento, ver, imaginar, criar, São Paulo: Martins Fontes, 1983. BUENO, W. Comunicaçãocientífica e divulgação científica: Aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp., p. 1 - 12, 2010. Disponível em: <www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585>. Acesso em: 20 de março de 2012. CANDOTTI, E. Entrevista concedida a Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães em 26 de março de 2013. CANDOTTI, E; FRANCO, L.; FERRAZ, M. Notas sobre o Museu da Amazônia. Patrimônio e memória. v.6, n.2, p. 97-111, dez.2010. Disponível em: <pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/102>. Acesso em: 06 de junho de 2012. CARVALHO JR. A. D.; NORONHA, N. A Amazônia dos viajantes: historia e ciência. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011. CAVASSAN, O.; SILVA, P. G. P.; SENICIATO, T. O ensino de Ciências, a biodiversidade e o cerrado. In: ARAÚJO, E. S. N. N. de; CALUZI, J.J.; CALDEIRA, A. M. DE A.(Orgs.). Divulgação científica e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. CAZELLI, S. Alfabetização Científica e os Museus Interativos de Ciência. 1992. 203f. Dissertação (Mestrado Educação) Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. ______. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações?. 2005. 260 fls. Tese (Doutorado em Educação). PUC-RIO. Departamento de Educação, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/download/Tese_Sibele_05.pdf:> Acesso em: 18 nov. 2012. CAZELLI, S.; GOUVÊA, G.; VALENTE, M. E.; MARANDINO, M.; FRANCO, C. A relação Museu-Escola: avanços e desafios na (re) construção do conceito de museu. In: Atas da 21a Reunião Anual da ANPED, GT de Educação e Comunicação, 1998. 99 CAZELLI, S.; QUEIROZ, G.; ALVES, F.; FALCÃO, D.; VALENTE, M. E; GOUVÊA, G.; COLINVAUX, D. Tendências Pedagógicas das Exposições de um Museu de Ciência. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos, São Paulo, Setembro, 1999. Disponível em <www.casadaciencia.ufrj.br> Acesso em: 18 maio 2012. CHASSOT. A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n. 21, set./dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012. CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Ciência da Informação e Sociologia do Conhecimento Científico: a intertematicidade plural. Transinformação, v. 9, n 3, p. 33 – 45, 1997. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000000273&dd1=aa7af> Acesso em: 5 maio 2012. CHUKOVSKI, K. From two to five. 2. ed. Berkeley e Los Angeles: University of Califórnia Press, 1968 FALCÃO, D. Padrões de interação e aprendizagem em Museus de Ciência. 1999. 277f. Dissertação (Mestrado em educação, gestão e difusão em biociências). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. FALK, J. H.; DIERKING, L. D. The Museum Experience. Washington, DC: Whalesbak Books, 1992. FAULHABER, Priscila. A história dos institutos de pesquisa na Amazônia. Estudos Avançados.vol. 19, n. 54, São Paulo, IEA-USP, maio-agosto, 2005. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103>. Acesso em: 12 jul.2012. FERRAZ, M. Entrevista concedida a Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães em 26 de março de 2013. FLORES, I. G. Análisis de losdatoscualitativos: aplicación a lainvestigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências – Conceituação e Proposta de um Referencial Teórico. 1993. 118f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. ______. Museus e centros de ciências. In: ARAÚJO, E. S. N. N. de; CALUZI, J.J.; CALDEIRA, A. M. DE A.(Orgs.). Divulgação científica e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, agosto de 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072011000200007&script=sci_arttext. Acesso em; 5 maio 2013. 100 GONÇALVES, C. B. Museus, espaços promissores à divulgação da ciência: o caso do Museu Amazônico da UFAM. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade Federal do Amazonas, Manaus. GOUVÊA, G. A revista Ciência Hoje das Crianças e práticas de leitura do público infantil. In: O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. MASSARENI, L. (Org.). Rio de Janeiro: Vieira &Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. GUASCH, O. Observación participante. Cuadernos Metodológicos, n. 20. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas, 2003. Disponível em: <http://www.buenastareas.com/materias/observaci%C3%B3n-participantecuadernos-metodol%C3%B3gicos-oscar-guash/40>. Acesso em: 13 de maio de 2012. GUIA DOS MUSEUS BRASILEIROS. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. Disponível em: <www.museus.gov.br/noticias/guia-dos-museus-brasileiros/>. Acesso em: 10 out. 2012. HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. 3. ed. São Paulo: Summus, 1980. HATOUN, Milton. Entrevista concedida à Mariana Ferraz. Projeto Museu Imaginário - Musa entrevista Milton Hatoum: Natureza banida. 2010. Disponível em: <http://vekttor.com/postWeb/noticias/7290.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2013. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo Demográfico 2010. Características gerais da população: resultados da amostra. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2013. IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Disponível em: <http://www.museus.gov.br/>. Acesso em: 26 nov. 2012. ICOM – International Council of Museums. Disponível em: <http://icom.museum/thevision/museum-definition//>. Acesso em: 23 de novembro de 2012. JEUDY, H. P. Memórias do social. São Paulo: Forense Universitária, 1990. JULIÃO, L. Apontamentos sobre a História dos Museus, 2002. Disponível em: <http://www.museus.gov.br/sbm/downloads/cadernodiretrizes_segundaparte.pdf>. Acesso em: 17 maio 2012. LATERMAN, I. Imaginação e ciência: para além da linguagem literal na comunicação do conhecimento. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. (1 CD-ROM). LEITE, M. I. Museus de arte: espaço de educação e cultura. In: LEITE, M. I.; OSTETTO, L.E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontro de professores e crianças com a arte. 3. ed. Campinas: Papirus, 2010. 101 LIMA, M. C. B. Nascimento e evolução de uma proposta de apresentação de física no primeiro segmento do primeiro grau. Caderno catarinense de ensino de física, v. 12, n. 2: p. 107-122, ago. 1995. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7091/6562>. Acesso em: 13 nov. 2012. LOPES, M. M. A favor da desescolarização dos museus. In: Educação e Sociedade, v. 40, 1991. LOUREIRO, J. M. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 32, n. 1, p. 88-98, jan./abr. 2003. Disponível em:<www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15976.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARANDINO, M. O conhecimento Biológico nas exposições de Museus de Ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. 434f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. MARANDINO, M.; GOUVÊA. G.; AMARAL D. P. do. A Ciência, o brincar e os espaços não-formais de educação. In Atas da 21a Reunião Anual da ANPED, GT de Didática, Caxambu, 1998. MARTINO R. C. Museu do Ipiranga a nova imagem de uma instituição centenária. Universidade Metodista de São Paulo. Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social. São Bernardo do Campo, 2000. Disponível em: <http://www.rodolfomartino.com.br/downloads/parte4.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2012. MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008. MASSARANI, L. (Org.). O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira &Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. MOREIRA, C. D. Planejamentos e estratégias da investigação social. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais e Políticas, 1994. MUSEU DA AMAZÔNIA. Disponível em: www.museudaamazonia.org.br. Acesso em: 9 out. 2011. MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. Disponível em:<http://www.museugoeldi.br/institucional/linhatempo/lt_fs.htm>. Acesso em: 26 nov. 2012. NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, n. 1, São João del-Rei, jun. 2006. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalapip/PesquisaAcao_e_Etnografia..._-_VFA_Neves.pdf>. Acesso em: 10 de setembro de 2012. 102 NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade. Campinas,v. 23, n. 78, Abr. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003. Acesso em: maio de 2013. OLIVEIRA, C. H. de S. Museu Paulista: espaço de evocação do passado e reflexão sobre a história. Anais do Museu Paulista. São Paulo. v. 10/11. p. 105-126 (2002- 2003). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v10-11n1/07.pdf>. Acesso em 16 de julho de 2012. PEREIRA, A. Ciência hoje das crianças, 6 nov. 2001. PIACENTINI, T. A.; FANTIN, M. Museu do brinquedo como centro cultural infantil. In: LEITE, M. I.; OSTETTO, L.E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontro de professores e crianças com a arte. 3. ed. Campinas: Papirus, 2010. PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação -os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Disponível em: <http://www.nupic.fe.usp.br/Publicacoes/congressos/Pietrocola_Curiosidade_e_Imag inacao_os_caminhos_do_conhecimento_nas_Ciencias_nas_Artes_e_no_Ensino.pdf > Acesso em: 30 de abril de 2013. PRIMO, J. S. Museologia Teoria e Prática. Cadernos de Socio museologia .n. 16.1999. Disponível em: http://tercud.ulusofona.pt/publicacoes/1999/PrimoJ_SilvaDR_TeixeiraSS_Text.pdf Acesso em: 07 de outubro de 2012. PROJETO CONCEITUAL DO MUSA. Disponível em: <http://www.museudaamazonia.org.br/Projeto_conceitual_do_Musa.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012. REIS, A. C. F. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Origens, objetivos, funcionamento. Sua contribuição para o desenvolvimento científico da Amazônia. Publicações Avulsas. n° 7. Manaus: Inpa, 1956. RIVIÈRE, G. H. Definición evolutiva del ecomuseo. Museum. Imágenes del ecomuseo, Paris, UNESCO, v. XXXVII, n. 148, p.182-183, 1985. ROCHA, S. C. B. da; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços nãoformais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA EDIÇÕES, 2010. ROITMAN, I. Educação Científica: quanto mais cedo melhor. Brasília: Rede de Infomação Tecnológica Latino Americana, RITLA, 2007. Disponível em: <http://www.anpg.org.br/userfiles/file/Issac%20Roitman%20- %20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Cientifica%20- %20quanto%20mais%20cedo%20melhor.pdf> Acesso em: 23 out. 2011. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 103 SÁ, M. R., DOMINGUES, H. M. B. O Museu Nacional e o ensino de ciências naturais no Brasil no século XIX. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 15, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://www.mast.br/arquivos_sbhc/156.pdf> Acesso em: 16 jul. 2012. SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. SANTOS, M. de O. C. Lições das coisas (ou Canteiro de obras): através de uma metodologia baseada na educação patrimonial. 1997. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. SERRANO, G. P. Investigación cualitativa retos e interrogantes: técnicas y análisis de datos. Madri, Editorial la Muralha S. A., 1998. SILVA, M. R. Popularização do conhecimento científico: estudo de caso no Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília. 2004. 153f. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília. SOARES, B. C. B. Entendendo o Ecomuseu: uma nova forma de pensar a Museologia. Revista Eletrônica Jovem Museologia: Estudos sobre Museus, Museologia e Patrimônio. Ano 01, n.02, p.1-24, agosto de 2006. Disponível em: http://www.unirio.br/jovemmuseologia/documentos/2/artigobruno.pdf. Acesso em: 12 Jul. 2012 SOARES, B. C. B.; SCHEINER, T. A ascensão dos museus comunitários e os patrimônios ‘comuns’: um ensaio sobre a casa. 2009. Disponível em: <http://www.academia.edu/720960/A_ascencao_dos_museus_comunitarios_e_os_p atrimonios_comuns> Acesso em: 3 maio 2013. SOUZA, M. P. C. O papel educativo dos jardins botânicos: análise das ações educativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2009. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. STUDART, D. C. Aparatos interativos e público infantil em museus: características e abordagens. In: O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. MASSARENI, L. (Org.). Rio de Janeiro: Vieira &Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005. SUANO, M. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1986. SUÁREZ, R. Entrevista concedida a Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães em 17 de abril de 2013. TEIXEIRA, T. Entrevista concedida a Cíntia Emanuelly Ramos Magalhães em 12 de março de 2013. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação.São Paulo: Atlas, 2011. 104 VALENTE, M. E. A Educação em Museu: o público de hoje no museu de ontem. 1995. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. VALENTE, M. E.; CAZELLI, S.; ALVES, F. Museu, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, suplemento, 2005. VARINE, de H. El ecomuseo, más allá de la palabra. Revista Museum, vol. XXXVII, n°148. Imágenes del ecomuseo. Paris: Unesco, 1985. VASCONCELLOS, M. D. Pierre Bourdieu: a herança sociológica. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 78, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a06v2378.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2013 VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). In:MASSARANI, L. (Org.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. YIN, K. R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed.Poto Alegre: Bookman, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica para o público infantil um estudo de caso no Museu da Amazônia MUSA.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons