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Título: Repteis atropelados ao longo de dois anos nas estrada da Agrovila e EMADE no Município de Tefé-Amazonas
Autor(es): Albuquerque, Alayne Beatriz dos Santos
Orientador(es): Bernhard, Rafael
Palavras-chave: Herpetofauna, atropelamento, biodiversidade, répteis, Amazônia;Herpetofauna, trampling, biodiversity, reptiles, Amazon
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O Brasil possui a terceira maior riqueza de répteis do mundo, além de possuir na região Amazônica uma alta diversidade local para este grupo. Porém, ainda são necessárias maiores investigações acerca do grupo, uma vez que novas espécies estão sendo descobertas em um ritmo acelerado, indicando que ainda existe uma grande lacuna de conhecimento. Estudos de composição de espécies tornam-se necessários para conhecer e preencher lacunas da biodiversidade na região. O estudo de ecologia em estradas é uma ciência que se preocupa com a conservação das populações de fauna silvestre e este tem mostrado que os atropelamentos vertebrados já supera em números a morte pela caça. Neste sentido, o objetivo do estudo, é caracterizar a composição das espécies de répteis atropeladas em duas estradas do município de Tefé-AM, analisando sua dinâmica temporal, identificando as espécies atropeladas e observando a existência de dominância de espécies entre os dois anos de pesquisa. O estudo foi realizado em Tefé, Amazonas, entre agosto de 2017 à agosto de 2019. As estradas foram percorridas por dois a quatro pesquisadores em bicicletas. Os animais registrados foram identificados ao menor nível taxonômico possível. Para analisar a riqueza de espécies foram feitas curvas de rarefação, utilizando três estimadores (CHAO 1, Jacknife 1 e Bootstrap). Também foram feitos rankings de abundância para identificar quais as principais espécies atingidas nas estradas. Foram identificados 452 indivíduos atropelados, sendo Dipsas catesbyi e Tantilla melanocephala as mais frequentemente atingidas nas estradas, seguidas de Ameiva ameiva e Amphisbaena fuliginosa em ambos os anos, estando estas no topo do ranking de dominância de espécies. As curvas de rarefação demonstraram que dois anos de pesquisa não foram suficientes para estabilizar a curva do gráfico, indicando que novas espécies deverão ser adicionadas se houver aumento do esforço de coleta. Porém, com o esforço realizado, já obteve-se uma excelente descrição acerca das espécies que ocorrem no município. Através deste, percebe-se a importância da pesquisa, para avaliar e verificar a intensidade do impacto dos atropelamentos, especialmente sobre este grupo que é tão negligenciado nos estudos de atropelamento de fauna silvestre.
Abstract: Brazil has the third largest reptile wealth in the world, in addition to having in the Amazon region a high local diversity for this group. However, they are still Further research on the group is needed, as new species are being discovered at an accelerated pace, indicating that there is still a large knowledge gap. Species composition studies become necessary to know and fill gaps in biodiversity in the region. The study of ecology on roads is a science that is concerned with the conservation of populations of wild fauna and this has shown that vertebrate pedestrians run over already in numbers death by hunting. In this sense, the objective of the study is to characterize the composition of the reptile species run over on two roads in the municipality of Tefé-AM, analyzing its temporal dynamics, identifying the species run over and observing the existence of species dominance between the two years of research. O study was carried out in Tefé, Amazonas, between August 2017 and August 2019. The roads were traveled by two to four bicycle researchers. The animals recorded were identified at the lowest possible taxonomic level. To analyze the species richness rarefaction curves were made, using three estimators (CHAO 1, Jacknife 1 and Bootstrap). Abundance rankings were also made for identify the main species affected on the roads. 452 were identified run over individuals, Dipsas catesbyi and Tantilla melanocephala being the most often hit on the roads, followed by Ameiva ameiva and Amphisbaena sooty in both years, being at the top of the dominance ranking of species. The rarefaction curves demonstrated that two years of research were not sufficient to stabilize the graph curve, indicating that new species are expected to be added if the collection effort increases. However, with the effort done, an excellent description has already been obtained about the species that occur in the County. Through this, one realizes the importance of research, to evaluate and verify the intensity of the impact of being run over, especially on this group, which is so neglected in studies of running over wild fauna.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2118
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