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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mariane dos Santos-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-31T11:28:08Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2104-
dc.description.abstractOn this analysis we discuss the dialogue between literature and history in the works Nação Crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes of José Eduardo Agualusa (2001). By this way, we aim to analyse the discursive set between history and fiction from the schemes of narration and the author experiences. The mestizo characteristic that is manifested within the narrative when Carlos Fradique Mendes leaves from Portugal to the African continent and then to Brazil has as influence to the trajectory literary till now travelled by José Eduardo Agualusa. The Portuguese-African literature produced by Agualusa, as can be seen in “Nação Crioula”, reflects the socio-political issues of Angola from the views of the history of their people. It is emphasized the dialogue that is formed between the literatures existent in the figure of Fradique. This uncanny character first appears on the works of Eça de Queirós, “Correspondência de Fradique Mendes” (1900) and, later, in 1997, in the novel of José Eduardo Agualusa “Nação Crioula: correspondência secreta de Fradique Mendes”. The literary and historical discourse concepts are developed on Pesavento (2003), White (1995), Barthes (2004) and D'onofrio (1999) studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFiccionalizaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectJogo discursivopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.titleA ficcionalização da história luso-afro-brasileira na obra “nação crioula” de José Eduardo Agualusapt_BR
dc.title.alternativeThe fictionalization of Luso-Afro-Brazilian history in José Eduardo Agualusa's work “Creole Nation”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T11:28:08Z-
dc.creator.ID014.509.862-18pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee2Grizoste, Weberson Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595958464572167pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo discutimos o diálogo entre literatura e história na prosa de José Eduardo Agualusa “Nação Crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes” (2001). Nesse sentido, objetiva-se analisar o jogo discursivo entre história e ficção a partir das estratégias de narração e das experiências do autor. A característica mestiça que se manifesta no interior da narrativa quando Carlos Fradique Mendes transita de Portugal ao continente africano e, deste, ao Brasil tem como influência a trajetória literária até hoje percorrida por José Eduardo Agualusa. A literatura africana de língua portuguesa produzida por Agualusa, como se pode verificar em “Nação Crioula”, reflete as questões sociopolíticas de Angola sob o ângulo da história de seu povo. É salientado o diálogo que se forma entre as literaturas presente na figura do próprio Fradique. Este inquietante personagem aparece primeiramente em “Correspondência de Fradique Mendes” (1900) de Eça de Queirós e, mais tarde, em 1997, no romance de José Eduardo Agualusa “Nação Crioula: correspondência secreta de Fradique Mendes”. Os conceitos de discurso literário e histórico são desenvolvidos com base em Pesavento (2003), White (1995), Barthes (2004) e D’onofrio (1999).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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