DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartinez, Keyla Morais da Silva-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2019-12-23T18:18:55Z-
dc.date.issued2018-03-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2082-
dc.description.abstractIn the second half of the nineteenth century, many artists in transit held exhibitions in various places in Brazil. The predominant style of these productions was the neoclassical academicism that also had resonance in great part of the works of the artist Aurélio de Figueiredo. This study was dedicated to the iconological interpretation of the works of the artist that are present in collections of the city of Manaus. His biography was investigated through the survey of primary sources and a trace of his presence in the city was made. It was also analyzed the historical context of the production of the works, which was of great relevance to observe the political reflexes of the time in art, and to unveil symbolic of works. The works analyzed were: Princesa Isabel and Dom Pedro II, belonging to Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; A ilusão do Terceiro Reinado or O último baile da Ilha Fiscal and O Banho de Ceci, which are part of the collection of the Pinacoteca of the State of Amazonas and A Redenção do Amazonas, which belongs to the Public Library of the State of Amazonas. Keywords: Aurélio de Figueiredo, National History, Art in Amazonas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAurélio de Figueiredopt_BR
dc.subjectHistória Nacionalpt_BR
dc.subjectArte no Amazonaspt_BR
dc.titleEstudo iconológico das obras pictóricas de Aurélio de Figueiredo pertencentes a acervos da cidade de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-23T18:18:55Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1http://lattes.cnpq.br/7175920728861467-
dc.contributor.referee2Nascimento, Evany-
dc.contributor.referee3Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5864665828900359pt_BR
dc.description.resumoNa segunda metade do século XIX, muitos artistas em trânsito realizaram exposições em diversos lugares do Brasil. O estilo predominante destas produções foi o academicismo neoclássico, que também teve ressonância em grande parte das obras do artista Aurélio de Figueiredo. Este estudo dedicou-se à interpretação iconológica das obras do artista que estão presentes em acervos da cidade de Manaus. Por meio do levantamento de fontes primárias, investigou-se a respeito de sua biografia e foi feito um rastreamento de sua presença na cidade. Analisou-se também o contexto histórico de produção das obras, o que foi de grande relevância para observar os reflexos políticos da época na arte e para o desvendar simbólico das obras. As obras analisadas foram: Princesa Isabel e Dom Pedro II, pertencentes ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; A ilusão do Terceiro Reinado ou O último baile da Ilha Fiscal e o Banho de Ceci, que integram o acervo da Pinacoteca do Estado do Amazonas e a Redenção do Amazonas, que pertence à Biblioteca Pública do Estado do Amazonas. Palavras-chave: Aurélio de Figueiredo, História Nacional, Arte no Amazonas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, José de. O guarani. 20 ed. São Paulo: Ática, 1996. BARCINSKI, Fabiana Werneck. Sobre a Arte Brasileira: da pré-história aos anos 1960. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil, gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora UNESP, 2005. BITTENCOURT, Gean Maria. A Missão Artística Francesa de 1816. Ministério da Educação e Cultura. Divisão de Educação Extraescolar. Rio de Janeiro, 1967. CALABRESE, Omar. Como se lê uma obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1997. CAMPOFIORITO, Quirino. A proteção do Imperador e os Pintores do Segundo Reinado 1850-1890. In: História da Pintura Brasileira no Século XIX. Vol. 4. Edições Pinakotheke: Rio de Janeiro, 1983. CARVALHO, José Murilo de. A formação das Almas: o imaginário da República no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e Sociedade na arte italiana: ensaios de história social da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. CAVALCANTI, Carlos. O predomínio do Academicismo Neoclássico. In: PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 1969. CORDOVIL, Heloysa de Figueiredo. Aurélio de Figueiredo: meu pai. Rio de Janeiro: Gráfica Vida Doméstica, 1985. DIAS, Elaine. Arte e Academia entre política e natureza (1816-1857). In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. Sobre a Arte Brasileira: da pré história aos anos 1960. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. FRANCASTEL, A realidade Figurativa. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. GINZBURG, Carlo. Medo, reverência e terror: Quatro ensaios de Iconografia política. 1 ed. São Paulo: Companhia das letras, 2014. HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. Ed. Martins Fontes: São Paulo, 1995. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. LIMA, H. Os precursores (conclusão). In: História da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1963. LORENTE, Juan F. Esteban. Tratado de Iconografía. Madrid: Istmo, 1989.LUSTOSA, Isabel. D. Pedro I. 2007. In: BACINSKI, Fabiana Werneck (Org.).. Sobre a Arte Brasileira: da pré-história aos anos 1960. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. MOURA, Clóvis. Dicionário da escravidão negra no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004. NETO, Provino Pozza. Alforrias escravas na Província do Amazonas. In: SAMPAIO, Patrícia Melo (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Açaí, 2011. PANOFSKY, Erwin. A Caixa de Pandora: As transformações de um símbolo mítico. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. PANOFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica. Editora Martins Fontes, 2001. PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014. PÁSCOA, Márcio. A Vida Musical em Manaus na Época da Borracha (1850-1910). Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas/FUNARTE, 1997. PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 1969. PINTO, Ana Lídia; MEIRELES, Fernanda; CAMBOTAS, Manuela Cernadas. História da Arte Ocidental e Portuguesa: das origens ao final do século XX. Porto Editora, 2001. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SCHWARCZ, Lilia Moritz. De olho em D. Pedro II e seu Reino Tropical. São Paulo: Claroenigma, 2009. SCHUMAHER, Shuma; BRAZIL, Érico Vital (Org.). Dicionário mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. SERRÃO, Victor. A cripto história da arte: análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001. WABURG, Aby. O Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Boticelli. Trad. Arthur Mourão. Lisboa: Imago/Universidade Nova de Lisboa, 2012. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes ZACARA, Madalena. Pedro Américo: um artista brasileiro do século XIX. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 2011.ARTIGOS E FONTES ELETRÔNICAS BENTHIEN, Rafael Faraco. Resenha de Retrato e Sociedade na Arte Italiana. Revista de História, n. 156, jan./ago., 2007, p. 311-316. CARDOSO, Rafael. Ressuscitando um Velho Cavalo de Batalha: Novas Dimensões da Pintura Histórica do Segundo Reinado. Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jul. 2007. CARMO, Mikelane Almeida; PÁSCOA, Luciane Viana Barros. Artes Plásticas em Manaus nos séculos XIX e XX: reflexões sobre o quadro O Último Baile da Ilha Fiscal de Aurélio de Figueiredo. Revista Eletrônica Aboré, Manaus, edição 03, 2007. ESTRADA, Osório Duque. A abolição. Edições do Senado Federal, v. 39. Brasília, 2005. Disponível em <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1118/743384.pdf?sequence=3> Acesso em abr. 2018. EULÁLIO, Alexandre. De um capítulo do Esaú e Jacó ao painel do Último Baile. Comunicação apresentada ao VIII Colóquio Nacional de História da Arte, realizado em São Paulo em setembro de 1982. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/discurso/article/viewFile/37909/40636> Acesso em: 28/04/2018. GALVÃO, Alfredo. Manuel de Araújo Porto-Alegre: sua influência na Academia Imperial de Belas Artes e no meio artístico do Rio de Janeiro. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 14, Rio de Janeiro: MEC, p. 19-120, 1959. MACHADO, Humberto Fernandes. Imprensa e abolicionismo no Rio de Janeiro. In: Anais do ANPUH – XXII simpósio nacional de história – João Pessoa, 2003. Disponível em: <http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S22.297.pdf> Acesso em 12/02/2018. MENEZES, Bianca Sotero. As mulheres e o movimento abolicionista no Amazonas provincial. In: Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural. História Cultural: escritas, circulação, leituras e recepções. Universidade de São Paulo – SP, 10 e 14 de novembro de 2014. Disponível em: <http://gthistoriacultural.com.br/VIIsimposio/Anais/Bianca%20Sotero%20de%20Menezes.pdf> Acesso em: nov. 2017. MORAES, Renata Figueiredo. Os diferentes 13 de maio. História, memória e festa da abolição. Revista Opsis, v. 7, n. 9. Goiás, 2007. Disponível em <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9340/6432#.W5NN_c5KjIU> Acesso em: jan. 2018. NETO, Provino pozza. Ave libertas: ações emancipacionistas no Amazonas Imperial. 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, 2011. Disponível em: <http://ppgh.ufam.edu.br/attachments/article/211/Provino%20Pozza%20Neto%202011.pdf> Acesso em: nov. 2017.OLIVEIRA, Alecsandra Matias. Arte como lugar da memória. Revista Travessias, v. 3, n. 1, p. 1-26, edição 5, 2011. OLIVEIRA, Octavia Corrêa dos Santos. O Baile da Ilha Fiscal. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 2, p. 253-267. Rio de Janeiro, 1941. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. O panorama das artes plásticas em Manaus. Revista Eletrônica Aboré, Manaus, Edição 03, 2007. PEREIRA, Maria Cristina Correia L. Pensar (com) a imagem: reflexões teóricas para uma práxis historiográfica. In: Revista Topoi. Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, p. 672-679, 2016. PIFANO, Raquel Quinet. História da Arte como História das Imagens: A Iconologia de Erwin Panofsky. Revista Fênix, v. 7, n. 3, p. 1-21, 2010. PIFANO, Raquel Quinet. A História da Arte como História das Imagens: A Iconologia de Erwin Panofsky. Revista de História e Estudos Culturais, v. 7 n. 3, 2010. QUILAN, Susan Canty, Inês Sabino e as personagens femininas na Belle Époque. Letras de Hoje. Porto Alegre v. 33, n. 3, p. 17-23, setembro de 1988. SILVA, Eduardo. As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura, 2015. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/o-z/FCRB_EduardoSilva_Camelias_Leblon_abolicao_escravatura.pdf > Acesso em: jul. 2015. SQUEFF, Letícia Coelho. A Reforma Pedreira na Academia de Belas Artes (1854-1857) e a constituição do espaço social do artista. Caderno CEDES, v. 20, n. 51, nov. 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n51/a08v2051.pdf> Acesso em: out. 2017. TEIXEIRA, Felipe Charbel. Aby Warburg e a pós-vida das Panthosformeln antigas. Revista História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, n. 5, p. 134-147, set., 2010. VAINSENCHER, Semira Adler. Leonor Porto. Fundação Joaquim Nabuco. 2009. Disponível em: <www.caestamos.org/pesquisas_Semira/pesquisa-semira-adler-Leonor-porto.htm> Acesso em 27 nov. 2017. PERIÓDICOS E FONTES HISTÓRICAS CONSULTADAS Periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional: Correio do Norte, Manaus, domigo, 27 de fevereiro de 1910. Correio do Norte, Manaus, 27 de março de 1910. Correio do Norte, Manaus, 5 de abril de 1910. Correio do Norte, Manaus, quarta feira, 4 de maio de 1910. Gazeta de Notícias, precisamente no dia 27 de Agosto de 1875. Gazeta de Notícias, Sábado 28 de Agosto de 1875. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, quarta-feira, 19 de dezembro de 1877. Gazeta do Norte, 21 de maio de 1890. Imparcial, Manaus, Terça feira, 26 de Março de 1918Jornal do Recife, Quinta-feira, 10 de outubro de 1878. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 25 de outubro de 1891. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1891. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 11 de abril de 1892. Jornal do Commercio, Rio de janeiro, 4 de maio de 1893. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 09 e março de 1893. Jornal do Commercio Rio de Janeiro, 5 de abril de 1893. Jornal do Commercio Rio de Janeiro3 de junho de 1893. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 21 de junho de 1895. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1895. Jornal do Commercio,Rio de Janeiro 21 de julho de 1896. Jornal do Commercio,Rio de Janeiro 31 de agosto de 1896. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 16 de junho de 1898 Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 17 de junho de 1898. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 29 de junho de 1898. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 8 de junho de 1898. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 1907. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1907. Jornal do Commércio. Manaus, 24 de abril de 1907. Jornal do Commércio. Manaus, 28 de abril de 1907. Jornal do Commercio. Manaus, 24 de abril de 1907 Jornal do Commércio Manaus, 29 de abril de 1907. Jornal do Commercio, Manaus, 12 de maio de 1907. Jornal do Commercio. Manaus, 13 de maio de 1907. Jornal do Commércio,Manaus, 24 de março de 1910. Jornal do Commércio,01 de abril de 1910. Jornal do Commercio. Manaus, 1 de abril de 1910. Jornal do Commercio. Manaus, 31 de outubro de 1993. Jornal do commercio, Rio de Janeiro, quarta feira 23 de outubro de 1889. Jornal do commercio, Rio de Janeiro, sabado 26 de outubro de 1889. Jornal do commercio, Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1889. Abolicionista do Amazonas, 4 de maio de 1884. OUTRAS FONTES Catálogo de exposição comemorativa do centenário de nascimento de Francisco Aurélio de Figueiredo, de outubro a novembro de 1956. Arquivo da Biblioteca do Museu Nacional de Belas Artes. Dossiê do artista Aurélio de Figueiredo. Arquivo do Museu Histórico Nacional. Relatório dos presidentes dos Estados Brasileiros- 1891 a 1930, p. 58. Arquivo da Hemeroteca Digital. Projeto de reforma ensino das artes plásticas. Rio de Janeiro, 1890. Arquivo da Biblioteca do Museu Histórico Nacional. Ficha cadastral de entrada quadro Último Baile da Monarquia, número 006.204. Arquivo da Reserva Técnica do Museu Histórico Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO ICONOLÓGICO DAS OBRAS PICTÓRICAS DE AURÉLIO DE FIGUEIREDO PERTENCENTES A ACERVOS DA CIDADE DE MANAUS.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons