DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Izavanna Mota de-
dc.date.available2019-12-23-
dc.date.available2019-12-20T15:05:56Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2043-
dc.description.abstractThis research proposes to lecture about the vampire figure in A Condessa Sangrenta , by Alejandra Pizarnik. To do so, a folkloric study of the vampire myth is necessary, permeating historical figures and their influences, as well as historical vampiric accounts, in the transition from the folk to the literary figure. To base the study, the dialogue with the researches of Raymond Mcnally and Radu Florescu in his famous works Dracula myth or reality? and In Search of Dracula and other vampires will aid in the making of the folk panorama that this creature is inserted. The vampire, when migrating from folklore to literature, underwent transformations; his social actions acquire philosophical problems and the character acquires aesthetic innovation. The vampire is humanized but still endowed with alienism and alienation from society. The nocturnal creature is starring in Alejandra Pizarnik's A Condessa sangrenta (1967), a work inspired directly in the biographical essay of Valentine Penrose, The Blood Countess , both narratives based on the crimes of Erzsébeth Báthory, Countess Dracula, explored throughout the research . Published in Brazil in 2011 by the Tordesilhas, A Condessa sangrenta is illustrated by Santiago Caruso, an Argentine artist, influenced by symbolist and surrealist art, linked to the obscure elements. Thus, the analysis is at least dual; both text and illustration are the subject of research. The meeting of these two aristocratic figures, given to Penrose and Pizarnik, impresses traits pertinent to the vampire; the seduction, the dream, the love for beauty, the eternity and the challenge between the limits of life and death. Keywords: Literature, Iconography, Alejandra Pizarnik, Vampires, Elizabeth Bathory, Santiago Caruso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectAlejandra Pizarnikpt_BR
dc.subjectVampirospt_BR
dc.subjectElizabeth Bathorypt_BR
dc.subjectSantiago Carusopt_BR
dc.titleAnálise literária e iconográfica do Vampiro em A Condessa Sangrenta, de Alejandra Pizarnikpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T15:05:56Z-
dc.contributor.advisor1Matos, Mauricio Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Mauricio Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892851608557161pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe-se a dissertar acerca da figura vampiresca em A Condessa Sangrenta , de Alejandra Pizarnik. Para tanto, um estudo folclórico do mito vampiresco é necessário, perpassando por vultos históricos e suas influências, assim como relatos históricos vampirescos, na transição da figura folclórica para a literária. Para embasar o estudo, o diálogo com as pesquisas de Raymond Mcnally e Radu Florescu em suas célebres obras Drácula mito ou realidade? e Em Busca de Drácula e outros vampiros auxiliará na confecção do panorama folclórico. O vampiro, ao migrar do folclore para a literatura, sofreu transformações; suas funções sociais adquirem problemáticas filosóficas e o personagem adquire inovação estética. O vampiro é humanizado mas ainda é dotado do estrangeirismo e alheio à sociedade. A criatura noturna é protagonizada em A Condessa Sangrenta (1967), de Alejandra Pizarnik, obra inspirada diretamente no ensaio biográfico de Valentine Penrose, A Condessa Sanguinária, ambas as narrativas baseadas nos crimes de Erzsébeth Báthory, a Condessa Drácula, explorada ao longo da pesquisa. Publicada no Brasil, em 2011, pela editora Tordesilhas, A Condessa Sangrenta é ilustrada por Santiago Caruso, artista argentino, influenciado pela arte simbolista e surrealista, ligado aos elementos obscuros. Assim, a análise é, no mínimo, dual; tanto o texto quanto a ilustração é alvo de pesquisa. O encontro dessas duas figuras aristocráticas, a de Penrose e Pizarnik, imprime traços pertinentes ao vampiro; a sedução, o sonho, o almejo pela beleza, eternidade e o desafio entre os limites da vida e da morte. Palavras-chave: Literatura, Iconografia, Alejandra Pizarnik, Vampiros, Elizabeth Bathory, Santiago Caruso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesARGEL, Martha. NETO, Humberto Moura. (Org.). O vampiro antes de Drácula . São Paulo: Aleph, 2008. BATAILLE, Georges. O erotismo . Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte - Autêntica Editora, 2014. BULWER-LYTTON, Edward. et al. prefácio, seleção e tradução Enid Abreu Dobránszky Clássicos do Sobrenatural . 7º reimpressão. São Paulo: Iluminuras, 2004. CALAHORRANO, Paola. Cuerpo y muerte: la sexualidad que exhala Alejandra Pizarnik a través de la muerte deseada . Divergencias. Revista de estudios lingüísticos y literarios. Volumen 8, Número 2 - Sección Especial - 2010 Selected Proceedings of the Twentieth Annual Symposium on Hispanic and Luso-Brazilian Literature, Language and Culture. Disponível em: < http://divergencias.arizona.edu/sites/divergencias.arizona.edu/files/articles/Calahorr anoPizarnik.pdf > Acessado em 10 de julho de 2017. CARVALHO, Bruno Berlendis (org.). Caninos: antologia do vampiro literário . São Paulo: Berlendis & Vertecch, 2010. ______________. Tradução do Vampiro, um estudo histórico-literário . 2013. 398f. Dissertação (mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. São Paulo, 2013. COUSTÉ, Alberto. Biografia do Diabo: o Diabo como sombra de Deus na história . Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996. DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente: 1300- 1800, uma cidade sitiada . Tradução: Maria Lucia Machado, tradução das notas Heloísa Jahn. – São Paulo: Companhia das Letras, 1989. ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Tradução Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2016. FERRAZ, Salma . Vampiros: O mito é o nada que é tudo e de todos . Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação ISSN 1981-9943 Blumenau, v. 6, n. 2, p. 234-258, mai./ago. 2012.FROTA, Adolfo Jose de Souza. Carmilla, de Le Fanu, o conceito de subversão, abjeto e estranhamento no romance vampiresco . Textos Completos do XI painel - Vertentes teóricas e ficcionais do insólito / ISBN 978-85-8199-015-6. GUTIERREZ, Carlos Luis Torres. Espéculos. Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2010. Disponível em: < http://www.biblioteca.org.ar/libros/150541.pdf > Acessado em 9 de julho de 2017. HOWARD, Michael . O Livro dos Anjos caídos . Tradução Marcos Malvezzi. – São Paulo: Madras. 2011. KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configurações na pintura e na literatura. Tradução J. Guinsburg. São paulo; Perspectiva, 2013. LAGARTO. Paula Cristina Damásio. Os Vampiros do Novo Milénio: Evoluções e representações na literatura e outras artes . 281 f. Dissertação. MESTRADO EM CRIAÇÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS. Évora, Julho de 2008. LAUTRÉAMONT, Conde de. Os Cantos de Maldoror: poesias: cartas: obra completa. Tradução, prefácio e notas Claudio Willer. São Paulo: Iluminuras, 2008. LE FANU, Sheridan. Carmilla . Tradução Maria Lucia Machado – São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. _________________. Carmilla – A vampira de Karnstein . Tradução: José Roberto O'shea. São Paulo: Editora Hedra, 2010. LECOUTEUX, Claude. História dos vampiros: Autópsia de um mito. Tradução: Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 2005. LIBROS que Matan: "La Condesa Sangrienta" de Alejandra Pizarnik. Direção e produção: Silvia Hopenhayn. Documentário, 27’08. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=jUpp1xQ9FVA&t=1388s > Acesso em julho de 2017. LIMA, Dante Luiz de. Vampiro, o duplo do Demônio: Da Literatura para a tela do Cinema sob o olhar de Francis Ford Coppola . Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, v. 4, n. 1, p. 96-113, jan./mar. 2010. MCNALLY, Raymond T . Em Busca de Drácula e outros vampiros / Raymond T. McNally & Radu Florescu: Tradução Luiz Carlos Lisboa – São Paulo: Mercuryo, 1995.______________________. Dracula: Mito ou realidade? Tradução de Pedro Lourenço Gomes. Rio de Janeiro – J. Olympio, 1975. MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo, et. al (Orgs). O demoníaco na literatura . Campina Grande: EDUEPB, 2012. MELTON, J. Gordon. Enciclopédia dos Vampiros - Edição Compactada - São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2008. MUCHEMBLED, Robert. Historia del Diablo Siglos XII - XX . Trad. de Federico Villegas. 2º Ed. - México: FCE, 2002. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais . São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 47-87. PENROSE, Valentine. Erzsébet Báthory, a condessa sanguinária / Tradução de Regina Grisse de Agostino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. _________________. Wikipedia contributors. In: Wikipedia, The Free Encyclopedia. Data da última revisão 21 de abril de 2017. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Valentine_Penrose&oldid=776597156 > Acessado em 6 de julho de 2017. PIZARNIK, Alejandra. A Condessa Sangrenta . Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro; Ilustrações de Santiago Caruso - São Paulo: Tordesilhas, 2011. _________________. La condesa sangrienta . Ilustrado por Santiago Caruso. - 1ed. - Buenos Aires; Libros del Zorro Rojo, 2014. _________________. Diários . Organização por Ana Becciú. Espanha; Lumen, 2016. RIBEIRO, E. S. Alejandra Pizarnik e a Condessa Sangrenta: uma análise do simbólico nas ilustrações góticas de Santiago Caruso . Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 168-181, abr. 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016123149 > Acessado em 17 de maio de 2017. RODRIGUES. Andrezza Christina Ferreira. História dos Vampiros: Das Origens ao Mito Moderno . São Paulo - Madras, 2012. STOKER, Bram. Drácula . Tradução de Theobaldo de Souza. Porto Alegre: LPM, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE LITERÁRIA E ICONOGRÁFICA DO VAMPIRO EM A CONDESSA SANGRENTA, DE ALEJANDRA PIZARNI.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons