DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Manoella Coutinho-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T14:31:24Z-
dc.date.issued2017-04-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1943-
dc.description.abstractThe manuscripts of three sonatas in trio attributed to sgnr Avondano are in the Public Library of Dresden under cataloging D-DI. Mus.2661-Q-1, D-DI. Mus.2661-Q-2 and D-DI. Mus.2661-Q-3. Its transcription was developed by Francisco Jaime Cordeiro da Costa at the Laboratory of Musicology and Cultural History of the State University of Amazonas. The intended approach of these compositions is initially an analysis on the condition of the performer and its context in relation to such repertoire, and then, develop an interpretative analysis in which rhetorical elements can be evidenced and added to the variety of topical and styles present in the trios. The objective of this research also includes examining relevant structural aspects and authorship criticism, in order to produce information that collaborates with the interpretation and execution of the trios as the final product of the research. Keywords: Avondano. Sonate. Performance practices. Topics and Musical Rhetoric. Topics. Violin. Musicologypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvondanopt_BR
dc.subjectSonatapt_BR
dc.subjectPráticas interpretativaspt_BR
dc.subjectTópicas e retórica musicalpt_BR
dc.subjectViolinopt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.titleOs trios de avondano em Dresden : uma abordagem interpretativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T14:31:24Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0864598030403804pt_BR
dc.description.resumoOs manuscritos de três sonatas em trio atribuídas ao “sgnr Avondano” encontram-se na Biblioteca Pública de Dresden sob a catalogação D-DI. Mus.2661-Q-1, D-DI. Mus.2661-Q-2 e D-DI. Mus.2661- Q-3. Sua transcrição foi desenvolvida como pesquisa de iniciação científica pelo aluno Francisco Jaime Cordeiro da Costa através do Laboratório de Musicologia e História Cultural da Universidade do Estado do Amazonas. A abordagem que se pretende destas obras ocupa-se inicialmente de uma reflexão sobre a condição do intérprete e seu contexto em relação a tal repertório, para em seguida se dedicar a uma análise interpretativa em que elementos retóricos podem ser evidenciados e somados à variedade de tópicas e estilos presentes nas obras. O objetivo dessa pesquisa inclui ainda examinar aspectos estruturais relevantes e crítica da autoria, afim de produzir informações que colaborem com a interpretação e execução dos trios como produto final da pesquisa. Palavras-chave: Avondano. Sonata. Práticas interpretativas. Tópicas e retórica musical. Violino. Musicologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesALVARENGA, João Pedro de. Estudos de musicologia. Lisboa: Edições Colibri, 2002. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica/Walter Benjamin; apresentação, tradução e notas Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. 1. Reimp.- Porto Alegre: Zouk, 2012. BRITO, Manuel Carlos de. Estudos de história da música em Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1989. BROWN, Clive. Classical & romantic: performing practice 1750 – 1900. New York: Oxford University Press Inc., 2002. CANO, Rubén López. Música y retórica en el barroco. Barcelona: Amalgama Edicions, 2000. CHAPIN, Keith. Learned Style and Learned Styles, 301 – 329, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York, Oxford University Press, 2014. FERNANDES, Cristina. Da cultura de Corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos (1755-1807), 77- 106, in. Música instrumental no final do antigo regime: contextos, circulação e repertórios/ coord. Vanda de Sá, Cristina Fernandes. – (Extra-coleção). Portugal: Edições Colibri, 2014. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I. Tradução: Flávio P. Meurer. 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes/Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014. HARINGER, Andrew. Hunt, Military, and Pastoral Topics, 194 – 213, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York, Oxford University Press, 2014. HAYNES, Bruce. The End of Early Music. New York: Oxford University Press, 2007. HEAD, Matthew. Fantasia and Sensibility, 259 - 278, in. The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. HUNTER, Mary. Topics and Opera Buffa, 61 - 89, in. The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. 143 IVANOVITCH, Roman. The Brilliant Style, 330 – 354, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014 KRÜGER, Ekkehard. Die Musikaliensammlungen des Erbprinzen Friedrich Ludwig von Württemberg-Stuttgart und der Herzogin Luise Friederike von Mecklenburg-Schwerin in der Universitätsbibliothek Rostock. Beeskow, Berlim: Ortus Musikverlag, 2006. MATTA, Jorge. A música orquestral em Portugal no século XVIII. Lisboa, 2006. Tese de doutoramento em musicologia. FCSHL, Universidade Nova de Lisboa. MCCLELLAND, Clive. Ombra and Tempesta, 279 - 300, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. MCKEE, Eric. Ballroom Dances of the Late Eighteenth Century, 164 – 193, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. MEDINA, Gustavo e PÁSCOA, Márcio. A Casta de Lições, obra didática e musical de Pedro Lopes Nogueira (ca.1720). IV SIMIbA e I Congresso ABMUS, 2016. Belo Horizonte: Caderno de resumos e anais do IV SIMIbA e I CONGRESSO ABMUS, 2016. MIRKA, Danuta (org). The Oxford Handbook of Topic Theory, New York: Oxford University Press, 2014. NERY, Rui Vieira. A música instrumental no Portugal do Antigo Regime: práticas de sociabilidade e estratégias de distinção, 17-35, in. Música instrumental no final do antigo regime: contextos, circulação e repertórios/ coord. Vanda de Sá, Cristina Fernandes. – (Extra-coleção). Portugal: Edições Colibri, 2014. PALMER, Richard E. Hermenêutica. Tradução: Maria Luísa R. Ferreira. Reimp. Lisboa: Edições 70, LDA, 2011. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes: discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução: Roberto L. Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2010. SÁ, Vanda de. Cultura do minuete em Portugal: o manuscrito Minuetti a due violini, trombe e basso (VM7 6764 – BnF) de Pedro António Avondano (ca. 1714-1782), 107- 134, in. Música instrumental no final do antigo regime: contextos, circulação e repertórios/ coord. Vanda de Sá, Cristina Fernandes. – (Extra-coleção). Portugal: Edições Colibri, 2014. 144 SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo, Cortez, 2010. SCHERPEREEL, Joseph. A orquestra e os instrumentistas da Real Câmara de Lisboa de 1764 a 1834. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Serviço de música, 1985. SUTCLIFFE, W. Dean. Topics in Chamber Music, 118 - 140, in. The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. TARLING, Judy. The weapons of rhetoric: A guide for musicians and audiences. United Kingdom: Corda Music, 2005. TARUSKIN, Richard. Text & act: essays on music and performance. New York: Oxford University Press Inc., 1995. VARGAS, António Pinho. A ausência da música portuguesa no contexto europeu: Uma investigação em curso. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 78, p. 47-69, Outubro, 2007. VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Impressão, 1992. Lisboa: Relógio D’Água, 1992. VATTIMO, Gianni. Esperando a los bárbaros. Buenos Aires: Editorial Fedun, 2014. VIEIRA, Ernesto. Os Musicos Portuguezes: biografia-bibliografia. Portugal: 1900, v. 1. WALTHER, Johann Gottfried. Musicalisches Lexicon oder Musicalische Bibliothec. Leipzig: Wolfgang Deer, 1732. ZBIKOWSKI, Lawrence. Music and Dance in the Ancien Régime, 143 – 163, in The Oxford Handbook of Topic Theory / ed. Danuta Mirka. New York: Oxford University Press, 2014. Fontes Manuscritas AVONDANO. Trio em Ré Maior. Partitura. Trio nº 1 co’ Violini e Basso. D-DI. Mus.2661-Q-2 AVONDANO. Trio em Si menor. Partitura. Trio nº 2 co’ Violini e Basso. D-DI. Mus.2661-Q-3 AVONDANO. Trio em Dó Maior. Partitura. Trio nº 3 co’ Violini e Basso. D-DI. Mus.2661-Q-1 145 Carta de Gaetano Maria Schiassi ao Padre Martini. (italiano). Schnoebelen 4991 Bologna: Museo Internazionale e Biblioteca dela Musica di Bologna. Lisboa, 1º de maio de 1747. Diligência de Habilitação de António José Avondano. ANTT, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Mç112, doc.1937. Lisboa: Torre do Tombo,1752. Diligência de João Xavier Nogueira para se tornar familiar do Santo Ofício. ANTT, Tribunal do Santo Oficio. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1770. PT-BNL-TT-TSO-CG-A.008.001.13784. Termo de Aprovação da Irmandade de Santa Cecilia. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1749/1750. PT-BNL.COD.9002. Inventário Post Mortem de Pedro António Avondano. ANTT, Feitos Findos, Inventários, Letra P, Mç.19, Nº6. Lisboa: Torre do Tombo, 1777-1782. Livro das Entradas da Veneravel Irmandade da Gloriosa Virgem, e Martyr Santa Cecilia dos Cantores. Lisboa: Officina Patriarchal de Francisco Luiz Ameno, Anno M.DCC.LVI. [conteúdo manuscrito], 1756-1824. Testamento de Pedro António Avondano. ANTT, Feitos Findos, Registo Geral de Testamentos, liv. 316, f. 5v. Lisboa: Torreo do Tombo, 1782. Fonte Eletrônica <opac.rism.info/metaopac/search.do;jsessionid=1C2D39A0F77CABCCCA3B25B6D338538E.touc h02?methodToCall=submitButtonCall&CSId=1287N305Sac94b5078c73effb0f00d8a6cf16cba32ef dd592&methodToCallParameter=submitSearch&refine=false&View=rism&searchCategories%5B0 %5D=- 1&speedy=on&searchString%5B0%5D=avondano+trio+dresden&submitButtonCall_submitSearch =Suchen>. Acesso em: 27 de maio de 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS TRIOS DE AVONDANO EM DRESDEN UMA ABORDAGEM INTERPRETATIV.pdf13,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons