DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Ilson Ferreira-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-17T18:37:28Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1933-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze elements that we consider fundamental in the aesthetic project of the Mozambican writer Mia Couto, circumscribing the categories of myth, tradition and dialogue, starting from the novel The Confession of the Lioness (2012), of the mentioned author. In this sense, we try to demonstrate that this author seeks ways of saying not only one but several worlds, sometimes attributing to the literary the function of filling gaps in the imaginary that the words "ordinary" can not say. The result of this is a narrative composition that combines values inherent to the ancestral memory and / or the cultural traditions of Mozambique, in a kind of dialogue of these values with contemporary instances. In The Confession of the Lioness, the discourses of the narrators are permeated by remembrances that allow the emergence of voices, both from other characters that compose the plot, and from mythical instances and / or values of tradition, evoked in order to promote reflections on facts, real or imagined, pervaded in the daily life of Mozambican society. In this context, the author can both revisit a remote past, ancestral past, as well as a more recent past, sometimes revealing disturbing realities, including the subjugated condition of women vis-a-vis man, which is a more salient situation in rural communities of Mozambique. In short, myth, tradition and dialogue appear in the novel as modulating creations of possible worlds, anchored in the creative power of literary language. KEYWORDS: Mia Couto; Aesthetic project; Myth; Tradition; Dialoguept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectProjeto estéticopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleO projeto estético de Mia Couto : mito, tradição e diálogo em A Confissão da Leoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T18:37:28Z-
dc.contributor.advisor1Rolon, Renata Beatriz Brandespin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985813714235077pt_BR
dc.contributor.referee1Rolon, Renata Beatriz Brandespin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985813714235077pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marinei Almeida-
dc.contributor.referee3Silva, Allison Marcos Leao da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862237221241530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0752860264436191pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar elementos que consideramos fundamentais no projeto estético do escritor moçambicano Mia Couto, circunscrevendo-se as categorias de mito, tradição e diálogo, a partir do romance A confissão da leoa (2012), do mencionado autor. Nesse sentido, procuramos demonstrar que esse autor busca modos de dizer não só um, mas diversos mundos, por vezes, atribuindo ao literário a função de preencher lacunas do imaginário, que as palavras “comuns” não conseguem dizer. O resultado disso é uma composição narrativa que conjuga valores inerentes à memória ancestral e/ou às tradições culturais de Moçambique, numa espécie de diálogo desses valores com instâncias contemporâneas. Em A confissão da leoa, os discursos dos narradores são permeados por rememorações que permitem a emergência de vozes, tanto de outras personagens que compõem a trama, como de instâncias míticas e/ou valores da tradição, evocados de modo a promover reflexões sobre fatos, reais ou imaginários, perpassados no quotidiano da sociedade moçambicana. Nesse contexto, o autor tanto pode revisitar um passado remoto, ancestral, como também um passado mais recente, por vezes, desvelando realidades perturbadoras, entre as quais a condição subjugada da mulher frente ao homem, sendo esta uma situação mais saliente em comunidades rurais de Moçambique. Em suma, mito, tradição e diálogo surgem, no romance, como que a modular criações de mundos possíveis, ancorados no poder criativo da linguagem literária. PALAVRAS-CHAVE: Mia Couto; Projeto estético; Mito; Tradição; Diálogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesBACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CAMPBELL, Joseph (com Bill Moyers). O poder do mito. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2012. ______. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006. CAVACAS, Fernanda. O desejo de esquecer. In: ______; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 79-87. CEIA, Carlos. Sobre o Conceito de Alegoria. Revista digital Matraga - nº 10, agosto de 1998. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/sobreoconceitodealegoria/matraga10ceia. Acesso em: 17.05.16. COUTO, Mia. A confissão da leoa. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas: literatura e nacionalidade. 1. ed. Lisboa: Vega, 1994. CHAVES, Rita. Missangas em firme fio: o conto em Mia Couto. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 237-253. ______. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. 6. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004. ______. O mito do eterno retorno. Trad. Manuela Torres. Lisboa: Perspectivas do Homem/Edições 70, 1969. 86 FONSECA, Maria Nazareth Soares. Literaturas africanas de Língua Portuguesa: mobilidades e trânsitos diaspóricos. Belo Horizonte: Nandyala, 2015. GALVÃO, Walnice Nogueira. Mitológica rosiana. São Paulo: Ática, 1978. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2008. JUNIOR, Benjamin Abdala. De voos e ilhas: literatura e comunitarismos. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003. KRÜGER, Marcos Frederico. Amazônia: mito e literatura. 3. ed. Manaus: Editora Valer, 2011. LAFORTE, Ana Maria. Gênero e poder entre os Tsongas de Moçambique. Maputo: Promédia, 2000. LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & Escritas nas Literaturas Africanas. 2a ed. Lisboa: Edições Colibri, 2014. ______. A narrativa como invenção da personagem. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 183-193. LUGARINHO, Mário César. Nação e gênero, interseções para os estudos pós-coloniais. In: GARCIA, Flávio; MATA, Inocência (Orgs.). Pós-colonial e pós-colonialismo: propriedades e apropriações de sentido. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2016, p. 175-200. MACÊDO, Tania. MAQUÊA, Vera. Literaturas de Língua Portuguesa: Marcos e Marcas – – Moçambique. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. ______. CHAVES, Rita. Literaturas de Língua Portuguesa: Marcos e Marcas – Angola. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. MAQUÊA, Vera. A escrita nômade do presente: literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2010. MELO, Marilene Carlos do Vale. A figura do griot e a relação memória e narrativa. In: LIMA, Tânia; NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey (Orgs.). Griots - culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. 1.ed. Natal: Lucgraf, 2009, p.148-156. MIELIETINSKI, E. M. A poética do mito. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987. MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; Belo Horizonte: Edições Horta Grande Ltda., 2005. 87 NOA, Francisco. Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo. São Paulo: Editora Kapulana, 2015. ______. Literatura moçambicana: os trilhos e as margens. In: RIBEIRO, Margarida Calafate; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Moçambique: das palavras escritas. Porto: Edições Afrontamento, 2008. ______. Modos de fazer mundos na atual ficção moçambicana. In: CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006. NORA, Pierre. Entre Mémoire et Histoire: la problematique des lieux. In: ______. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1997. p. 23-43. PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Niterói: EDUFF, 1995. PETROV, Petar. O projecto literário de Mia Couto. Lisboa: CLEPUL, 2014. RODRIGUES, Filomena. “O tempo é o caracol que enrola essa concha...”: concepções do tempo em três romances de Mia Couto. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 89-120. ROSA, João Guimarães. Estas estórias. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. RUI, Manuel. Eu e o outro – o invasor (ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto). São Paulo: Centro Cultural, 1985. Comunicação apresentada no Encontro Perfil da Literatura Negra SANTOS, José Benedito dos. As faces do mito na ficção de Mia Couto. Manaus: Editora Valer/Fapeam, 2015. SECCO, Carmen Lucia Tindó R. A Varanda do Frangipani: entrelugar de mitos, sonhos, memórias. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 41-55. SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. ZUMTHOR, PAUL. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira et al. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. 88 WEBGRAFIA *Teses e Dissertações ALMEIDA, Marinei. Maria, de José Craveirinha: a memória como patrimônio de sofrimento e de afirmação (Artigo). XI Congresso afro-brasileiro de ciências sociais: diversidades e (des)igualdades. Salvador, 07 a 10 de agosto de 2011. https://www.catedraportugues.uem.bibliografia/AlmeidaMarinei-MariadeJoseCraveir.pdf. Acesso: 05 out. 2016. BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana. Entre a magia da voz e a artesania da letra: o sagrado em Manoel de Barros e Mia Couto. 2007. 274 f. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Disponível em: http://www.teses.usp.br/tesesdisponiveis/publico/tese_maria_a_f_baseio.pdf. Acesso: 04 nov. 2015. BIDINOTO, Alcione Manzoni. História e Mito em Cada Homem é uma Raça, de Mia Couto. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Santa Maria/RS. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_arquivos/16/TDE-2006-09-26T143739Z-133/Publico/dissertacaoAlcione.pdf. Acessado: 20 out. 2015. CHAGAS, Silvania Nubia. Nas fronteiras da memória: Guimarães Rosa e Mia Couto, olhares que se cruzam. 2006. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) Universidade de São Paulo, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Disponível em: http://www.teses.usp.br/tesesdisponiveis/publico/tese_silvania_nubia_chagas.pdf. Acesso: 10 dez. 2015. FROEHLICH, Neila Salete Gheller. Memória e tradição em Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra. Disponível em: http://www.ppgel.com.br/anexos/dissertacoes/NeilaFroehlich.pdf. Acesso: 10 jan. 2016. MAQUÊA, Vera. Memórias inventadas: Um estudo comparado entre Relatos de um certo oriente, de Milton Hatoum, e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. 2007. 296 f. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Disponível em: http://www.teses.usp.br/tesesdisponiveis/2007.php. Acesso: 03 dez. 2015. RIBEIRO, Ludmila Costa. A cosmovisão africana da morte: um estudo a partir do saber sagrado em Mia Couto. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG/FALE. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/download_livro_a_cosmovisao_africana_da_morte-_um_estudo_a_partir_do_saber_sagrado_em_mia_couto.122448493. Acesso: 10 abr. 2016. 89 SANTOS, Alexsandra Machado da Silva dos. Caminhos da memória: Uma reflexão sobre contos e crônicas do escritor Mia Couto. 2003. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras. Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/pdf. Acesso: 05 jan. 2016. *Artigos e livros digitais SANGARETI, Letícia et al. Violência e exclusão: representação da marginalidade na literatura de Mia Couto e Orlanda Amarilis. Revista Letrônica v. 5, n. 2, p. 355-371, junho, 2012. Disponível em: http://www.revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/sangareti2012.pdf. Acesso em: 26.04.2014. SANTOS, José Benedito dos. Mia Couto: mito e história em A confissão da leoa. Revista Decifrar: uma revista do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa da UFAM, Manaus, v. 2, n. 3, p. 175-195, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article1046. Acesso: 28 dez. 2016 SILVA, Ana Cláudia. A fortuna crítica de Mia Couto no Brasil. In: O rio e a casa: imagens do tempo na ficção de Mia Couto. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 73-135, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso: 20 dez. 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PROJETO ESTÉTICO DE MIA COUTO MITO, TRADIÇÃO.pdf897,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons