DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Fabiano Cardoso de-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:38:27Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1919-
dc.description.abstractThis work presents a compilation of Marília de Dirceu with the verse to music realization of twelve arias based on the poems of Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1807), which authorship is attributed to Portuguese-Brazilian composer Marcos Portugal (1762-1830). This musical elaboration over Gonzaga´s lyres fits better in the modinha musical gender, quite famous and spreaded throughout Brazil and Portugal during the eighteenth and nineteenth century. Its first publication can be found at César das Neves (1841-1920) Cancioneiro de Músicas Populares (Popular Music Songbook) (1893-1899), having versified to music just the first stanza of each collected song, leaving on the interpreter the collocation of the successive stanzas, placed right after the music score and containing all of the known stanzas. Considering that prosodic resolution encompass musicological, interpretative and editorial choices, this study focuses at the presented problem’s and seeks to theoretical subsidies in order to guide the musical interpretation according to the musical and literary text. One of the essential tasks, according the text-based point of view, is to make the interpretation possible through the verses music realization. Keywords: Prosody; Marília de Dirceu; Marcos Portugal; Thomaz Antonio Gonzaga.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectMarília de Dirceupt_BR
dc.subjectMarcos Portugalpt_BR
dc.subjectThomas Antonio Gonzagapt_BR
dc.titleSubsídios para a interpretação de Marília de Dirceu, atribuída a Marcos Portugalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T17:38:27Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Trilha Neto, Mario Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee3Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee4Pacheco, Alberto José Vieira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2576106170087963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta uma compilação da obra Marília de Dirceu com a realização dos versos em música de doze árias baseadas no texto de Thomaz Antonio Gonzaga (1744-1807), cuja autoria da música é atribuída ao compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (1762-1830). A elaboração musical feita sobre as liras de Gonzaga se enquadra melhor no gênero das modinhas, composição que no fim do século XVIII e início do XIX foi bem famosa no Brasil colonial e em Portugal. A primeira publicação encontra-se no Cancioneiro de Músicas Populares (1893-1899), de Cesar das Neves (1841-1920) e traz versificada em música apenas a primeira estrofe de cada canção recolhida, deixando sob a responsabilidade do intérprete a colocação das demais estrofes, que vêm logo após a partitura e contém todas as estrofes conhecidas. Uma vez que a resolução prosódica envolve escolhas de ordem musicológica, interpretativa e editorial, a ênfase desse estudo detém-se nas particularidades deste problema, e busca subsídios teóricos para orientar a interpretação contextualizada do texto musical e literário. Uma das tarefas essenciais segundo o ponto de vista da fundamentação no texto é viabilizar a interpretação repertorial através das realizações dos versos em música Palavras-chave: Prosódia; Marília de Dirceu; Marcos Portugal; Thomas Antonio Gonzagapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesLivros: ABREU, Márcia. Os caminhos dos livros. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2003. ALBUQUERQUE, Maria João Durães. Jornal de Modinhas. Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do livro, 1996. _______________________________. A Edição Musical em Portugal (1750-1834). Lisboa: Imprensa Nacional e Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet e Comp. Editores, 1926. ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. São Paulo Casa Chiarato: 1930. _________________ . Aspectos da música brasileira. São Paulo: Martins Editora, 1965. ARAÚJO, Mozart de. A Modinha e o Lundum no século XVIII, São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963. AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Pontos de Historia da música 1 e 2 anos. Conservatório Brasileiro, 1956. _________________ La guitare archaique au Bresil. Akademia Kiado. 1956. BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno. Brasília: Civilização Brasileira, 1980. BARBOSA, Januário da Cunha. Parnaso Brasileiro — coleção das melhores poesias de poetas brasileiros. Rio de Janeiro; Tip. Imp. e Nac, 1829. BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984. 76 BAS, Julio. Tratado de la forma musical. Tradução: Nicolás Lamuraglia. Buenos Aires: Ricordi, 1947. BILAC, Olavo & PASSOS, Guimarães. Tratado de Versificação. Manaus: Editora VALER [1905] 2012. BRAGA, Teófilo. História da Literatura Portuguesa, Os Árcades. Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1984. _____________, Filinto Elysio e os Dissidentes da Arcadia. Porto : Livraria Chardron, 1901. ____________, História do Theatro Portuguez. A Baixa Comedia e a Opera: século XVIII. Vol. III. Porto: Imprensa Portuguesa, 1871. CANDÉ, Roland de. História Universal da música, 2ed, vol 1. São Paulo, Martins Fontes, 2001. CANO, Rubén López. Música y Retórica en el Barroco. México, D.F: Gráfica da Universidade Nacional Autônoma do México, 2000. CAMPEDELI, Samira. Tomás Antônio Gonzaga. São Paulo: Abril Educação, 1980. CASTILHO, A.F. de. Tractado de Metrificação Portugueza. Lisboa: Imprensa Nacional, 1851. COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. Niterói: Eduff, 1986. COSTA, Edílson. Voz e arte lírica, Lovise, São Paulo. COPLAND, Aaron. Como Ouvir (e Entender) Música. Tradução: Luiz Paulo Horta. Editora: Arte Nova, 1974. 77 CRANMER, David (coord.) Marcos Portugal, uma reavaliação. Lisboa: Edições Colibri, 2012. _________________ . Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo. Lisboa: Edições Colibri/ CESEM, 2010. DAHLHAUS, Carl. Estética musical. Lisboa: Edições 70. DORIA, Pedro. 1789. Nova Fronteira. 2014. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução: Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 19ª edição – revista, 2004. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa; coordenação de edição Marina Baird Ferreira; 7º ed. – Curitiba: ED. Positivo, 2008. FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teoria e práticas editoriais. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2004. FONSECA, José da. Parnaso Lusitano: Ou, Poesias selectas dos auctores portuguezes antigos e modernos, illustradas com notas. Precedido de uma historia abreviada da lingua e poesia portugueza. Paris, J.P. Aillaud, 1826. FONSECA, Pedro José da. Tratado da versificação portugueza, dividido em duas partes. Lisboa: Régia Officina typografica,1777. FREITAG, Léa Vincour. Momentos de Música Brasileira. São Paulo: Nobel, 1986. FREITAS, Frederico de. A Modinha Portuguesa e Brasileira: alguns aspectos do seu particular interesse musical. Braga: [s.n], 1974 GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus, 2002. 78 GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmos. 13º ed. São Paulo: Atica, 2005. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Martin Claret, 2007. ________ . Marília de Dirceu. Pará; Unama. S. A. ________ . Marilia de Dirceo, Terceira parte por F. A. G. Lisboa: Impressão Régia 1812. ________ . Marilia de Dirceo / por T. A. G. - Lisboa: Typ. J. F. M. de Campos, 1824. GUEST, Ian. Harmonia, método prático. Rio de Janeiro: Lumiar. GRUNEWALD, José Lino. Os poetas da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. HELENA, Lúcia, Tomás Antônio Gonzaga. Rio de Janeiro: Agir, 1990. HEUSSENSTAMM, Georg. The Norton Manual of Music Notation. Nova York: Norton, 1987. KAYSER, W. Análise e interpretação da obra literária: introdução à ciência da literatura. Coimbra: Armênio Amado, 1985. KIEFER, Bruno. História da música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1976. _____________. A Modinha e o Lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre, Editora Movimento, 1977. LACERDA, Osvaldo. Regras de grafia musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 1974. LAPA, M. Rodrigues. Obras Completas de Tomás Antônio Gonzaga (edição crítica). Rio de Janeiro: Ministério da educação, 1957. 79 LEHMANN, Lilli. Aprenda a Cantar. Rio de Janeiro, Editora Tecnoprint, 1984. LIMA, E. As Modinhas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001. MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. ________ História da Música no Brasil. 4ª. Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. MARQUES, António Jorge, A obra religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Edição: Biblioteca Nacional de Portugal / CESEM 2012. MED, Bohumil. Teoria da Música. 4º Edição. Brasília: Musimed, 2014. MELO, Guilherme. A música no Brasil. Imprensa Nacional, 1947. MORAIS, M. Domingos Caldas Barbosa: Muzica Escolhida da Viola de Lereno (1799). Évora, Centro de História da Arte, 2003 ___________Modinhas; lunduns e cançonetas. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000. NERY, Rui Vieira. Para uma História do Fado. Lisboa: Público/Corda Seca, 2004. NOVO DIONÁRIO ESCOLAR DA LINGUA PORTUGUESA, edição de Moacir da Cunha Viana, Didática Paulista Ed. S.d. OITICICA, Vanda. O bê-á-bá da técnica vocal. Brasília: Musimed, 1992. OLIVEIRA, Ernesto Veiga de. Os instrumentos Musicais Populares Portugueses, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 3º Edição, 1982. 80 PACHECO, Alberto José Vieira. Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob a influencia da corte de D. João VI. São Paulo; Annablume; Fapesp, 2009. PALISCA, Claude V, GROUT, Donald J. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994. PAPAROTTI, Cyrene. Cantonário: Guia prático para o canto. 2º Edição ampliada, DF: Musimed, 2013. PASCHOAL, Fausto De. Música no Computador com Sibelius 3. 1ed. São Paulo: Érica, 2004. PÁSCOA, Marcio. F.R. Restaurar e Interpretar Guerras do Alecrim e Mangerona. In: Juciane Cavalheiro; Luciane Páscoa; Márcio Páscoa; Maurício Matos. (Org.). Alteridades Consonantes. 1ed. Manaus: PPGLA, 2013. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX. 2º ed. Brasília: Movimento, 2013. QUANTZ, Johann J. On Playing the Flute: The Classic of Baroque Music Introduction. Tradução para o inglês por Edward R. Reilly. Segunda edição. New England: UPNE, 1985. RENNÓ, Adriana de Campos. Violando as regras: uma (re)leitura de Domingos Caldas Barbosa. São Paulo : Arte & Ciência, 1999. RODRIGUES, Maria Augusta Calado de Saloma. A Modinha em Vila Boa de Goiás. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1982. ROMERO, Silvio. Historia da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympioo/INL, 1980. SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música – Edição Concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. 81 SARRAUTTE, Jean-Paul. Marcos Portugal: Ensaios. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979. SCLIAR, Ester. Fraseologia musical. Porto Alegre, Movimento, 1982. SILVA, J. Joaquim Norberto de Souza e. Marília de Dirceu. Rio de Janeiro, Garnier Irmãos, 1862. ________________ . Dirceu de Marília. Rio de Janeiro, Garnier Irmãos, 1861. SOLANO, Francisco Inácio. Nova instrucção musical, ou theorica pratica da musica rythmica. Lisboa : Officina de Miguel Manescal da Costa. 1764. TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê, 2004. TINHORAO, J.R. As origens da Canção Urbana. São Paulo, Ed. 34, 2011. ______. A música popular que surge na era da Revolução. São Paulo: Editora 34, 2009. ______. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu. Lisboa, Ed. 34, 2004. _______. História social da música popular brasileira: Editora 34, São Paulo, 2010. TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1983. VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes, II volume. Lisboa: Typographia Mattos Moreira de Pinheiro, 1900. VOLPE, Maria Alice (Org.). Atualidade da ópera. Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Música, programa de pós-graduação em música, 2012. 82 _______________________ Patrimônio musical da atualidade: tradição, memória, discurso e poder. 1ed. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGM/EM, 2014. Dissertações e teses: ALFERES, Sidnei. A “Collecção de modinhas de bom gosto” de João Francisco Leal: Um estudo interpretativo por emio de sua contextualização histórico-estético-musical. Diss. (mestrado) . Campinas: Unicamp, 2008. ALIVERTI, Márcia Jorge. Uma visão sobre a interpretação das canções amazônicas de Waldemar Henrique. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2003. GONÇALVES, Marcelo Trevisan. Quatro canções para clarineta e piano de Osvaldo Lacerda: Um estudo interpretativo. Dissertação de Mestrado. Salvador: UFBA. 2006. JUNIOR, Jonas Alves da Silva. Doces modinhas pra Iaiá, buliçosos lundus para Ioió: Poesia romântica e música popular no Brasil do século XIX. Dissertação de Mestrado. Sâo Paulo, USP, 2005. LIMA, Edilson Vicente de. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2010. LIMA, Gabriel de Sousa. Reconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte (P-CUGMM876), de Antônio José da Silva (1705-1739) e Antônio Teixeira (1707-1774) Manaus : [s. n.], 2013. MARTINS, Eric Aversari. A Viola Caipira, a Modinha e o Lundu. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2005. 83 MENDES, Larissa Cardoso Fagundes. Por uma teoria da prática: um dialogo entre o Tratado de direito Natural e os pareceres jurídicos de Tomás Antônio Gonzaga (1763-1788). Dissertação de Mestrado, UFJF, Juiz-de-fora, MG, 2013. NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A viola com Ânima: uma construção simbólica. Tese de Doutorado. São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2008. PACHECO, Mirela Magnani. O parnasianismo lusitano e a formação do cânone: a Invenção do arcadismo na historiografia brasileira. Dissertação de Mestrado, Universidade federal de Sergipe, 2011 SILVA, Dinamarque Oliveira da. Poetas no tempo, pólen ao vento : Gregório de Matos e Guerra e Tomás Antonio Gonzaga..Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa, MG. 2011. SOUTO, Luciano Hercílio Alves. Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical. 2015. 155 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015. Artigos ALVES, José Edil de Lima. Gênero lírico: características e modalidades. In Fundamentos do Texto literário. Curitiba. ULBRA, 2008. P. 17-29. ANDRADE, Mario de. ANAIS do Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada I e II. São Paulo: Departamento de Cultura do Estado de São Paulo, 1938. BERNARDES, Ricardo. Edição musical do repertório brasileiro, italiano e português dos séculos XVIII e XIX: problemática das intervenções do editor. In: Anais do I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical. Mariana: Fundarq, 2004, p. 51-60. 84 BÉHAGUE, G. Biblioteca da Ajuda (Lisbon) Mss. 1595/1596: two eighteenth-century anonymous collections of modinhas. Anuário do Instituto Interamericano de pesquisa musical, vol. IV 1968. CASTAGNA, Paulo. O estilo antigo no Brasil, nos séculos XVIII e XIX. In: A música no Brasil Colonial – Colóquio Internacional, Lisboa, 2000. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001, p. 171-215. CRANMER, David. Jornal de Modinhas Ano I: Recensões Biliográficas. Lisboa, Revista Portuguesa de Musicologia, 1997/98. _______________ .Os Fundos Musicais .in João Ruas (coord.). Tesouros da Biblioteca Pública de Évora, Lisboa, Edições INAPA, 2005 CRUZ, Gabriela Gomes da. A Modinha, o Quotidiano e a Tradição Musical Portuguesa em Finais do Século XVIII in Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Cientifica, 1991, p.67-68. FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Problemas de prosódia no Ofício dos Defuntos a 8 vozes de José Maurício Nunes Garcia. In: Matos, Cláudia Neiva de et al. (Org). Palavra cantada – ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008, p.55-70. FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Tomás Antônio Gonzaga e o cargo de professor na Universidade de Coimbra. 1º Jornada Internacional de Estudos do Discurso 27, 28 e 29 de março de 2008. GONÇALVES, Adelto. Francisco Maciel Silveira. Recensão crítica a 'Gonzaga, Um Poeta do Iluminismo. in: Revista Colóquio/Letras. Recensões Críticas, n.º 157/158, Jul. 2000, p. 426-427. HUE, José. Sobre as Canções de Amor de Cláudio Santoro e Vinícius de Moraes. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, volume 1, no. 4, pg.73-81, 2001. 85 KATER, Carlos. Análise e música brasileira dos séculos XVIII e XIX. Cadernos de Estudo: Análise Musical, n.6/7. São Paulo: Atraves, 1994, p.104-118. LACERDA, Osvaldo. Constâncias harmônicas e polifônicas da música popular brasileira e seu aproveitamento na música sacra. In: ALBUQUERQUE, Amaro Cavalcanti. Música brasileira na liturgia. 2a. ed. São Paulo: Paulus, 2005. p. 57-85. LIMA, Edilson Vicente de. A modinha e o lundu no Brasil: As primeiras manifestações da música popular urbana no Brasil. Ministério das Relações Exteriores. [s.a.] p.46-51. Lucas, Mônica. Retórica e Estética na Música do Séc. XVIII. Art- Cultura. Uberlândia, Vol. 09, número 14, p. 223-234, jan-jun 2007. MONTEIRO, Mauricio. Entre Apolo e Dionísio, 1808-1921. Música na corte do Brasil, p. 32 – 39. NETO, Mário Marques Trilha. Entre óperas, castrados e perucas. Insigth/Inteligência, 2013, 84-98. PACHECO, Alberto José Vieira. “A Modinha estrófica: questões sobre sua interpretação e edição”. In.: Entre gritos e sussurros:os sortilégios da voz cantada. Heloísa de A. Duarte Valente; Juliana Coli (org.). São Paulo: Letra e Voz, 2012. p. 83-96. _____________________ . Padrões de pronúncia no português cantado: questão também para musicólogos ou apenas para cantores e compositores?". In: Actas do simpósio 'A Pronúncia do Português Europeu Cantado'. p. 56-63. Lisboa: Caravelas, CESEM, 2009. ______________. Canzonetta 10ª com variações a solo (1798/1799), de Policarpo José António da Silva, para vozes e piano forte.Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, 2013, p. 303-315. 86 SANTOS, José Vianey. Treze canções de amor de Camargo Guarnieri: uma abordagem Histórica, analítica e interpretativa. Per Musi, Belo Horizonte: no. 13, 2006, p. 72-84. SARDO, Suzana. Música popular e diferenças regionais. [S. d. ], p. 407- 476. SILVA, Beatriz da. Ecdótica: Uma abordagem panorâmica dos princípios de edição. SOLETRAS, Ano X, Nº 19, jan./jun.2010. São Gonçalo: UERJ, 2010 , p. 141- 148. SOUZA, Miliandre Garcia de. História Social da música popular brasileira. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 34, p. 299-303, 2001. Editora da UFPR TREVISAM, Mateus. Nos passos clássicos: Ecos do bucolismo antigo na primeira lira de Marília de Dirceu. CALlGRAMA, Belo Horizonte, 12: p 215-235 dezembro de 2007 Fontes eletrônicas: ACTAS DO SIMPÓSIO. "A pronúncia do Português Europeu Cantado", 2009. 63 p.Disponívelem http://www.caravelas.com.pt/actas_portugues_europeu_cantado_texto_completo.pdf . acesso em 13/09/2015. AILLAUD, J. P. Parnaso lusitano ou poesias selectas dos autores portuguezes antigos e modernos, illustradas com notas. - [1ª ed.]. - Paris : 1826-1834. - 6 v. ; 11 cm. Disponivel em http://purl.pt/25. Acesso em 06/02/2016. ALBURQUERQUE, Maria João Durães (2015) A edição de música em Portugal no século XIX. In Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015 (Madrid, 16 y 17 de noviembre de 2015). Universidad Complutense de Madrid, Madrid. Disponivel em http://eprints.ucm.es/34609/. Acesso em 09/02/2016. ATAS DO CONGRESSO INTERNACIONAL "A Língua Portuguesa em Música". Disponível em http://www.caravelas.com.pt/Atas_Congresso_Internacional_A_Lingua_Portuguesa_em_Musica.pdf. Acesso em 13/09/2015. 87 CORREIA, Arlindo. Tomás Antonio Gonzaga. Disponível em: http://arlindo-correia.com/141111.html, 2011. Acesso em 09/09/2015. COSTA, Rodrigo Ferreira da, Principios de musica ou exposição methodica das doutrinas da sua composição e execução. Tomo I. Lisboa: Academia Real das Sciencias, 1820.BNDP. Disponivel http://purl.pt/169. Acesso em 13/02/2016. CUPERTINO, Fernando. Osvaldo Lacerda. Disponivel em https://mestrado.emac.ufg.br/up/270/o/FernandoCupertino_B.pdf. Acesso em 05/06/2014. FOLHA DE ROSTO: http://tertuliabibliofila.blogspot.com.br/2010/12/tomas-antonio-gonzaga-conjurado-e-poeta.html . Acesso em 09/09/2015. GIRON, Luís Antônio. Canções de Osvaldo Lacerda buscam a verdade. Disponível em <http://www.geocities.com/Vienna/8179/lacerda.htlm>. Acesso em 02/03/2015. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. 1 ed. São Paulo: Ediouro. Disponível em‹ http://www.bibvirt.futuro.usp.br›. Acesso em 25/03/2013. HISTÓRIA DA ILHA DAS COBRAS. Disponivel em ‹https://www.mar.mil.br/cgcfn/museu/historiadailhadascobras.htm›. Acesso em 03/02/2015. KAYAMA, Adriana; CARVALHO, Flávio; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Marta; RUBIM, Mirna, PÁDUA, Mônica Pedrosa de. PB cantado: normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito. OPUS, vol. 13, nº 2, dez. de 2007. Disponível em http://www.anppom.com.br/opus/opus13/202/02-Kayama_et_al.htm .Acesso em 13/02-2016. NEVES, Cesar. http://balcaovirtual.cm-porto.pt/PT/cultura/arquivos/arquivomunicipal/arquivosprivados/arquivocesardaneves/Paginas/arquivocesardasneves.aspx acessado 20/04/2015. 88 NEWSLETTER, Caravelas. www.caravelas.com.pt/newsletter_caravelas_novembro_2013.pdf. Acesso em 30/01/2016. PORTUGAL, Marcos. Marilia de Dirceo [Musica manuscrita]/ [Marcos Portugal?] ; [Gonzaga. 1790-1810. Disponível em http://catalogo.bnportugal.pt/ipac20 . Acesso em 13/02/2016. SOUZA, Nelson. Mudam-se os tempos, mudam-se as Vontades – Camões. Disponível em http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2010/09/mudam-se-os-tempos-mudam-se-as-vontades.html, Acesso em 01/03/2016. Partituras: CRAMMER, David, PAIVA, Rejane. Marcos Portugal, Modinhas: para uma ou duas vozes com instrumento de tecla, Edição crítica bilíngue (português – inglês). Lisboa: Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, 2006. LACERDA, Osvaldo. Marília de Dirceu: harmonização de doze árias de Marcos Portugal, com texto de Tomás António Gonzaga, São Paulo: Ricordi, 1965. NEVES, Cesar das. Cancioneiro de musicas populares: collecção recolhida e escrupulosamente trasladada para canto e piano por Cesar A. das Neves/ coord. a parte poética por Gualdino de Campos; pref. Pelo Ex. Sr. Dr. Teophilo Braga. Porto: Typografia Occidental, 1893-1899. CDs: CAMARGO, Guilherme de. O Amor brasileiro: modinhas e lundus do Brasil (França: K617, França – Brasil, 2007). CARMO, Joaquim Ribeiro do. Marília de Dirceu [sound recording] : ballet.Belo Horizonte, MG : Studio Joaquim Ribeiro Ballet Clássico, 1997. KIEFFER, Ana Maria, Marília de Dirceu. São Paulo. Akron produções.1985. CD. 89 LACERDA, Osvaldo, CASTELLI, Tomasino e BARROS, Eudóxia. Osvaldo Lacerda – Canções de Câmara. São Paulo, Paulinas- Comep. Ano 1998. CD. MODINHAS E LUNDUS DOS SÉCULOS XVIII E XIX, Movieplay, Lisboa, 1977. 18TH-CENTURY PORTUGUESE LOVE SONGS. L'Avventura London - Zak Ozmo, Londres, Hyperionpt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUBSÍDIOS PARA A INTERPRETAÇÃO DE MARÍLIA DE DIRCEU, ATRIBUÍDA A MARCOS PORTUGAL.pdf15,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons