DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Tiago Rodrigues-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:12:04Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1915-
dc.description.abstractThe present study proposes the contextualization, analysis and transcription of the opera As variedades de Proteu, with text by Antonio José da Silva, o Judeu, and music by Antonio Teixeira. The opera was premiered in 1737, in Lisbon, just before the arrestment of Antonio José da Silva by the Inquisition. Since it has its own characteristics, it is also possible to find the connections with the other operas by the same authors. This work contextualizes the opera in the Portuguese theatrical and musical environment on the beginning of the 18th century, and brings not only the influence from other countries, but also its diffusion in Brazil and other American colonies. The musical analysis focuses on the rhetoric, its figures, schemata, searching the meanings which bring the music closer to the text. The complete transcription was made based on the manuscript parts from the Paço Ducal de Vila Viçosa archive, in Portugal. Keywords: Opera – Eighteenth century - As variedades de Proteu - Antonio José da Silva - Antonio Teixeirapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectSéculo XVIIIpt_BR
dc.subjectAs variedades de Proteupt_BR
dc.subjectAntonio José da Silvapt_BR
dc.subjectAntonio Teixeirapt_BR
dc.titleO contexto criativo em As Variedades de Proteu e sua transcrição musicológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T17:12:04Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Trilha Neto, Mario Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee4Pacheco, Alberto José Vieira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2576106170087963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601291156764322pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a contextualização, análise e transcrição da ópera As variedades de Proteu, com texto de Antonio José da Silva, o Judeu, e música de Antonio Teixeira. A ópera estreou em 1737, em Lisboa, pouco antes da prisão de Antonio José da Silva pela Inquisição, e já mostra características próprias que, além de inserirem-na no conjunto conhecido das óperas provenientes dessa parceria, destacam as peculiaridades de sua escrita. O trabalho busca situar a ópera no contexto teatral e musical o início do século XVIII em Portugal, entre as influências provenientes de outros países, e perceber sua difusão no Brasil e em outros ambientes do mundo colonial americano. A análise da música manteve seu foco na questão retórica, suas figuras, seus esquemas, buscando um sentido que unisse a música de Teixeira com o texto do Judeu. A transcrição integral foi feita a partir das partes cavas conservadas no arquivo do Paço Ducal de Vila Viçosa, em Portugal. Palavras-chave: Ópera - Século XVIII - As variedades de Proteu - Antonio José da Silva - Antonio Teixeirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesManuscritos As variedades de Proteu. P-VV AMG-6, pertencente à Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, Portugal. Livros ALMEIDA PRADO, Décio de. História concisa do teatro brasileiro: 1570 - 1908. São Paulo: Edusp, 1999. BARATA, José Oliveira. História do teatro em Portugal (Séc. XVIII): António José da Silva (o Judeu) no palco joanino. Lisboa: Difel, 1998. ____________________. História do teatro português. Lisboa: Universidade aberta, 1991. BLUTEAU, Rafael. Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: Collegio das artes da Companhia de Jesus, 1728. BRAGA, Teophilo. História do Theatro Portuguez. A baixa comédia e a ópera (século XVIII). Porto: Imprensa portuguesa, 1871. BRITO, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the eigtheenth century. Cambridge: Cambridge Press, 1989. BROSSARD, Sebastien de. Dictionaire de musique. Paris: Christophe Ballard Ed., 1703. BUDASZ, Rogério. Teatro e música na América portuguesa: convenções, repertório, gênero e poder. Curitiba: Deartes UFPR, 2008. CANDÉ, Roland de. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Vol.1. CANO, Rúben López. Música y retórica em El barroco. Barcelona: Amalgama, 2012. CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da corte. Rio de janeiro: Jorge Zahar ed., 2004. CRUZ, Manuel Ivo. O essencial sobre a ópera em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2008. DAMSCHRODER, David. Music Theory from Zarlino to Schenker: a bibliography and guide. Nova Iorque: Pendragon Press, 1990. DELDONNA, Anthony R.; POLZONETTI, Pierpaolo (Org.) The Cambridge companion to eighteenth-century opera. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. DINES, Alberto. Vínculos do fogo: Antônio José da Silva, o Judeu, e outras histórias da Inquisição em Portugal e no Brasil. São Paulo,: Companhia das Letras, 1992. 157 GEMINIANI, Francesco. A treatise of good taste in the art of musick. Londres, 1749. GJERDINGEN, Robert. Music in the Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007. GOLDONI, Carlo. Memorie per l’istoria della sua vita e Del suo teatro: rivedute e corrette” collezione: Biblioteca clássica econômica; edizione Sonzogno: Milano, 1908. GROUT, Donald J. & PALISCA, Claude V.. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007. HACQUARD, Georges. Dicionário da mitologia grega e romana. Lisboa: Edições ASA, 1996. HERÓDOTO. História. Coleção Universidade de Bolso. Tecnoprint, s. d. JUNQUEIRA, Renata S. & MAZZI, Maria Glória C. (Orgs.) O Teatro no século XVIII: presença de Antonio José da Silva, o Judeu. São Paulo: Perspectiva, 2008. KIRCHER, Athanasius. Misurgia universalis, sive Ars magna consoni et dissoni in X libros digesta. Roma: Typographia Haeredum Francisci Corbelletti, 1650. KOBBÉ: o livro completo da ópera. Antônio José da Silva, o Judeu (1704-1739): As Variedades de Proteu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. LÓPEZ CANO, Rúben. Música y retórica em el barroco. Barcelona: Amalgama Edicionis, 2011. MARQUES, António Jorge. A obra religiosa de Marcos Portugal (1762-1830): catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012. MATTHESON, Johann. Das forschende Orchestre. Hamburgo, 1721. ___________________. Der volkommene Capellmeister. Hamburgo, 1739. MAZZA, José. Dicionário biográfico de músicos portugueses. Lisboa: Tipografia da Editorial Império, 1944. MIRKA, Danuta. The Oxford handbook of topic theory. Oxford University Press, 2014. MONTEIRO, Maurício. A construção do gosto: música e sociedade na corte do Rio de Janeiro – 1808-1821. São Paulo: Ateliê editorial, 2008. ORREY, Leslie. MILNES, Rodney. Opera: a concise history. Londres: Thames & Hudson, 1987. PÁSCOA, Márcio. Ópera em Belém. Manaus: editora Valer, 2009. PEREIRA, Paulo Roberto. As comédias de António José da Silva, o Judeu. São Paulo: Martins Editora, 2007. QUINTILIANO. Institutes of Oratory. Ed. Lee Honeycutt, 2006. 158 RAMEAU, Jean-Philippe. Traité de l'harmonie réduite à ses principes naturels. Paris, 1722. SCHRADY, Nicholas. O último dia do mundo: fúria, ruína e razão no grande terremoto de Lisboa de 1755. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. SILVA, Antonio José da. Obras completas: prefácio e notas do prof. José Pereira Tavares. Vol. 4. Lisboa: Sá da Costa, 1958. ____________________. Theatro Comico Portuguez. Lisboa: Officina Patr. de Franc. Luiz Ameno, 1759. Tomo II. SILVA, Antonio Moraes. Diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Typographia Lacerdina, 1813. SWAIN, Joseph P. Historical dictionary of sacred music. Lanham: Scarecrow Press, 2006. TARLING, Judy. The wheapons of rethoric: a guide for musicians and audiences. St. Albans: Corda Music, 2005. TOSI, Pierfrancesco. Opinioni de’ cantori antichi e moderni, o sieno osservazioni sopra Il canto figurato. Bolonha, 1723. VIEIRA, Ernesto. Diccionário Biográphico de Músicos Portuguezes. Lisboa: Typographia Mattos Moreira & Pinheiro, 1900. Artigos e teses ALEXANDRE jr., Manuel. In: ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005. ALVARENGA, João Pedro d’. ‘To make of Lisbon a new Rome’: the repertory of the Patriarchal Church in the 1720s and 1730s. Cambridge University Press, 2011. AUGUSTO, Sara. Diário da jornada de Roma do embaixador extraordinário, o marquês de Fontes, no ano de 1712. Universidade Católica Portuguesa, 2009. BARATA, José Oliveira. Da vida, Sofrimento e morte de Antonio José da Silva. Lisboa: Portugal Som, 2005. (Encarte de CD) ____________________. Sobre o texto de As Variedades de Proteu. Lisboa: Portugal Som, 2005. (Encarte de CD) BROWN, Marshall. The poetry of Haydn’s songs: Sexuality, Repetition, Whimsy. In: BEHGIN, Tom & GOLDBERG, Sander M.. Haydn and the performance of rhetoric. Chicago: The university of Chicago Press, 2007. BULL, Stephen. Sobre a música de As Variedades de Proteu. Lisboa: Portugal Som, 2005. (Encarte de CD) 159 CÂMARA, José Bettencourt da. D. João V, o italianismo e a musicologia portuguesa. Colóquio-artes, No. 82. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1989. ___________________________. A música em Portugal na primeira metade do século XVIII. Brotéria. Vol 168. Lisboa, fevereiro de 2009. CORREIA, Maria Helena. A Música na época de D. João V. Revista ICALP, vol. 20 e 21, Julho - Outubro de 1990, 129-140. CRANMER, David. O repertório músico-teatral na Casa da Ópera do Rio de Janeiro: 1778- 1813. In: VOLPE, Maria Alice (Org.). Atualidade da ópera. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. pp.155-162. ________________. Os manuscritos de música teatral no paço ducal de Vila Viçosa - a ligação brasileira. In: Callipole, revista de cultura. n. 17, 2009. pp. 101 - 118. DINES, Alberto. Era Judeu, o Judeu?. In: JUNQUEIRA, Renata S. & MAZZI, Maria Glória C. (Orgs.) O Teatro no século XVIII: presença de Antonio José da Silva, o Judeu. São Paulo: Perspectiva, 2008. FALCÃO, Pedro Braga. As Variedades de Proteu: Pretextos clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Terixeira. In: Inês de Ornellas e Casto e Vanda Anastácio (eds). Revisitar os Saberes: Referências Clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à época moderna. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 2010. pp. 195-210. FERNANDES, Cristina. Patronos da arte dos sons: a actividade musical na Patriarcal e na Capela Real de Lisboa entre 1750 e 1807. In: Invenire – Revista dos Bens Culturais da Igreja. Lisboa, 2012. V. 5 HAZAN, Marcelo Campos. Afinal, o que é uma edição crítica? Uma reflexão sobre a obra The critical editing of music e sua relevância para a edição da música sacra brasileira dos séculos XVIII e XIX. In: Anais do I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical. Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana: Mariana, 2004. LEZA, José Máximo. “Belíssimo Narciso” y músicas para seguir siéndolo. Transformaciones dramatúrgicas em El teatro español entre los siglos XVII y XVIII. In: CARRERAS, Juan José., MARÍN, Miguel Ángel (Eds.). Concierto barroco. Estudios sobre música, dramaturgia e história cultural. Universidad de La Rioja, 2004. ____________________. El teatro musical. in: CALVO, Javier Huerta. Historia del teatro español II: del siglo XVIII a la época actual. Madrid: Gredos, 2003. LIMA, Gabriel de Souza. Reconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte (P-CUG MM876), de Antonio José da Silva (1705-1739) e Antonio Teixeira (1707-1774). Dissertação de Mestrado. PPGLA-UEA, 2013. MARINHO, Cristina A. M. de. As lágrimas do riso em António José da Silva: comunicação em Variações de Proteu. In: TOPA, Francisco. Nel mezzo del camin: Actas da jornada de estudos italianos em honra de Giuseppe Mae. Porto: Sombra pela cintura, 2009. 160 MOURA, Carlos Francisco. O teatro em Goiás no século XVIII. Revista da Universidade de Coimbra. Vol. 37, ano 1992, pp. 471-485. Coimbra: 1992. OLIVEIRA, José Luís de. O teatro de Bonifrates em António José da Silva, o Judeu. Dissertação de mestrado. Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro. Vila Real, 2010. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. Um estudo sobre a gravura “As variedades de Proteo” de Guilherme Debrie para o libreto da ópera homônima de Antonio José da Silva. In: CAVALHEIRO, Juciane (et. al.). Alteridade Consoante: estudos sobre música, literatura e iconografia. Manaus: Valer, 2013. PÁSCOA, Márcio. As índias galantes: ópera na Amazônia durante o século XVIII. (Comunicação de pesquisa). Lisboa: Gulbenkian, 2008. In: As Músicas Luso-brasileiras ao final do Antigo Regime; repertórios, práticas e representações. Maria Elizabeth Lucas e Rui Nery (org). Fundação Calouste Gulbenkian/INCM, 2012. _______________. As óperas de Antônio José da Silva e Antônio Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos estéticos da produção lírica luso-brasileira do século XVIII. In: VOLPE, Maria Alice (Org.). Atualidade da ópera. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. pp. 141 a 154 _______________. Os anéis da memória: o teatro musical luso-brasileiro do século XVIII e a construção de outro mundo. In: VOLPE, Maria Alice (Org.). Patrimônio musical na atualidade: Tradição, memória, discurso e poder. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. pp. 135 a 146. SANTOS, Gilson José dos. Literatura agrária latina: tradução e estudo do De Re Rustica (livro IX) de Columela, e Geórgicas (canto IV), de Virgílio. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Estudos Literários: Estudos Clássicos e Medievais da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. STEIN, Louise K.; LEZA, José Máximo. Opera, genre, and context in Spain and its American colonies. In: DELDONNA, Anthony R.; POLZONETTI, Pierpaolo (Org.) The Cambridge companion to eighteenth-century opera. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. TRILHA, Mário Marques. Teoria e prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820). Tese de doutorado em música. Universidade de Aveiro, 2011. Fontes eletrônicas ARAUJO, Maria Augusta. Gravadores estrangeiros na corte de D. João V. Disponível em: <http://www.apha.pt/boletim/boletim4/artigos/AugustaAraujo.pdf> Acesso em: 27 mai. 2012. CARRANZA, Marcela. Teatro: Proteo y Cangrejo. Una de príncipes...Versión libre de la ópera As variedades de Proteu, de Antonio José da Silva "O Judeu" (1705-1739). Imaginária: revista quincenal sobre literatura infantil y juvenil. 29 de agosto de 2007. Disponível em: <http://www.imaginaria.com.ar/21/4/proteo-y-cangrejo.htm> Acesso em: 28 dez. 2014. 161 FERREIRA, Crescêncio. As Cortes como estrutura do sistema político medieval português. 2010. Disponível em: <https://www.academia.edu/4223145/As_Cortes_como_estrutura_do_sistema_pol%C3%ADt ico_medieval_portugu%C3%AAs> Acesso em: 9 jul. 2014. KAUFMANN, Jacobo. Antonio José da Silva (O Judeu), su teatro y su vida. Alocução proferida no “Colóquio em Memória de Antonio José da Silva (O Judeu)”, Buenos Aires, 7 de maio de 2006. <http://www.jewish-theatre.com/visitor/article_display.aspx?articleID=1820> Acesso em: 3 out. 2014. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Antonio José. O cruzeiro, 21 de maio de 1878. <http://machado.mec.gov.br/images/stories/html/critica/mact04.htm> Acesso em: 22 abr. 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CONTEXTO CRIATIVO EM AS VARIEDADES DE PROTEU E SUA TRANSCRIÇÃO MUSICOLOGICA.pdf49,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons