DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Katiuisa de Oliveira-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:02:16Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1909-
dc.description.abstractSe investigó el Candomblé Kétu en Brasil: su origen y formación con el fin de construir las subvenciones para la iniciación académica sobre afroamericana Cultura Religiosa tradición Yoruba bajo el cultivo africano-brasileño, proporcionando subvención académica y científica para la enseñanza de la historia y cultura afro-brasileña y la indígena, la educación básica obligatoria, guiado por la Ley N ° 11.645 / 08 se modifica la Ley N ° 9394/96, modificado por la Ley N ° 10.639 / 03. Cuyos objetivos eran para discutir los subsidios a la producción para la aplicación de la legislación anterior, apoyar el carácter socio-cultural de los afro-brasileña, presente candomblé como cultura afro-brasileña y construir cualitativamente, una colección de origen dieciocho Òrìṣà Yorubá, suministro básico la filosofía, la religión y la organización socio-cultural de la etnia Yorubá en África y la institución candomblé en Brasil. La fundamentación de este proyecto se llevaron a cabo en forma de Tesis de Maestría en el Diplomado en Stricto Sensu en Literatura y Artes de la Universidad del Estado de Amazonas en el Centro de Investigaciones lingüísticas y Literarias - NUPELL y Estudios e Investigación en Lingüística Aplicada a la Enseñanza - NEPLAE; que se utilizará como base para la producción de una colección de libros bajo el tema: Candomblé como la cultura afro-brasileña PALABRAS-CLAVE: Candomblé; Kétu; Yorubá; Cultura; Afro- brasileña.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectKétupt_BR
dc.subjectYorubápt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAfro-brasileiropt_BR
dc.titleDo Candomblé de Queto: considerações acerca da tradição brasileira das culturas afro-americanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T17:02:16Z-
dc.contributor.advisor1Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee2Zucolo, Nicia Petreceli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Allison Marcos Leão da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862237221241530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237174890484167pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o Candomblé de Kétu no Brasil: sua origem e formação, a fim de construir subsídios para iniciação acadêmica em Cultura Religiosa Afro-Americana de Tradição Iorubana sob o recorte afro-brasileiro, constituindo subsídio acadêmico-científico para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, obrigatório ao Ensino Básico, orientado pela Lei Nº 11.645/08 que altera a Lei Nº 9394/96, modificada pela Lei Nº 10.639/03. Cujos objetivos foram discutir sobre a produção de subsídios para a aplicação da legislação supracitada, fundamentar o caráter sociocultural de afro-brasileiro, apresentar o Candomblé como cultura afro-brasileira e construir, qualitativamente, um acervo sobre dezoito Òrìṣà de origem Yorubá, fonte basilar da filosofia, religião e organização sociocultural da etnia Yorubá em África bem como da instituição do Candomblé no Brasil. A consubstanciação desse projeto aconteceu sob a forma de Dissertação de Mestrado para o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas no Núcleo de Pesquisas Linguísticas e Literárias – NUPELL e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada ao Ensino - NEPLAE; a qual será utilizada como base para a produção de uma coleção de livros sob a temática: Candomblé como cultura afro-brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Candomblé; Kétu; Yorubá; Cultura; Afro-brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesAFRO-BRASILEIRO in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. Disponível na Internet em: < http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/afro-brasileiro>. Acesso em 10.10.2015. BENISTE, José. DICINÁRIO YORUBÁ-PROTUGUÊS. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. BENISTE, José. Ợrun Àiyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagôyorubá entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. 336p. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB: (Lei 9.394∕96). Apresentado por Carlos Roberto Jamil Cury. 9. ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2005. BRASIL, Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003: Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em 01.04.2016 BRASIL, Lei 11.645 de 10 de março de 2008: Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 modificada pela Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em 01.04.2016). CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marciolino. – São Paulo: Parábola Editorial, 2002, 160p. 18cm. CANDOMBLÉ, in . Sítio Google.com.br. Disponível na internet em: <https://www.google.com.br/webhp?ie=utf-&oe=utf8&gws_rd=cr&ei=PFiWV7m3C8atwAS qwq64Ag#q=candomble>. Acesso em: 25.06.2016). EUÁ, in Portal Meu Orixá – wordpress.com. Disponível na internet em: <https://meuorixa.wordpress.com/2012/08/08/oriki-de-yewa/>. Acesso em 10.04.2016. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª ed. rev. São Paulo: Global, 2006 – (introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil; 1). 114 HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raizes do Brasil. São Paulo: Cia da Letras,1995. IBEJI, in Sítio O Candomblé.com. Disponível na internet em: <https://ocandomble.files.wordpress.com/2009/02/ibeji_oriki1.jpg>. Acesso em 05.02.2016. IIROCO, in Sítio Ebah.com.br. Disponível na internet em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIQkAG/candomble-curso-cantigas-yoruba-2>. Acesso em 10.03.2016. LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza (Orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009. MARQUESE, Rafael de Bivar. Janela para a História. História, antropologia e a cultura afro-americana: o legado da escravidão. In Estud. av. vol.18 no.50 São Paulo Jan./Apr. 2004. Estudos Avançados. On-line version ISSN 1806-9592. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142004000100026 . Acesso em 01.05.2016. OBÁ, in Sítio O Candomblé.com. Disponível na internet em: <https://ocandomble.files.wordpress.com/2008/12/oba_oriki2.jpg>. Acesso em 12.03.2016. OLIVEIRA, Altair B. Cantando para os Orixás. 4ªed. 2ª reimp. Rio de Janeiro: Pallas, 2009. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. Ilustrações de Pedro Rafael. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. VERGER, Pierre Fatumbi, 1902-1996. Lendas africanas dos Orixás. Ilustrações de Carybé; tradução de Maria Aparecida da Nóbrega. 4ª ed. Salvador: Corrupio, 2011. OBRAS CONSULTADAS BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 18. ed. – Petrópolis: Vozes, 2009. CEGALLA, Domingos Pascoal. Nova Minigramática da Língua Portuguesa. 3. ed. – São Paulo: Nacional, 2008. 115 COUTO, Hildo Honório do. Introdução ao Estudo das Línguas Pidgins e Crioulas. Brasília: Editora da UNB, 1994. FELINTO, Renata (Org.). Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em Sala de Aula: saberes para os professores. São Paulo: Fino Traço, 2012. (Coleção Formação Docente). FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. 15. ed. – Porto Alegre: s.n, 2010. MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de Lingüística para o Texto Literário. tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MELO, Elisabete; BRAGA, Luciano. História da África e afro-brasileira: em busca de nossas origens. São Paulo: Selo Negro, 2010. (Consciência em Debate coordenada por Vera Lúcia Benedito). MOLLICA, Maria Cecília ; BRAGA, Maria Luiza. (Orgs.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003. MATTOS, Regiane Augusto de. História e Cultura Afro-Brasileira. São Paulo: Editora Contexto, 2007. OLIVEIRA, Gilvan Muller (org.). Declaração Universal dos Direitos Lingüísticos. Campinas: mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil (ALB); Florianópolis: IPOL, 2003. SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; SALGADO, Ana Cláudia Peters (orgs.). Sociolingüística no Brasil: uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato. 1.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. TOKASKI, Célia Regina. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2. ed. São Paulo: Base Editorial, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DO CANDOMBLÉ DE QUETO CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TRADIÇÃO BRASILEIRA DAS CULTURAS AFRO-AMERICANAS.pdf505,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons