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dc.contributor.authorVal, Shirlane Gonçalves do-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:52:48Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1906-
dc.description.abstractOur questions begin to treat on the approach of genres during the stage in the classroom in the Portuguese language classes. Since the publication of the National Curriculum Parameters (PCNs), the teaching of genres gained prominence and became point to numerous questions about the school. This study aims to propose reading activities based on the resulting conceptions of Bakhtin's study of genres, in order to provide a material that can assist during the reading classes. Aiming in that sense, it is a help to what is already brought the textbook Portuguese. We will discuss the history of reading and their supporters, particularly those suffered changes, both the act of reading as reading support. We seek also the historicity in the Brazilian legislation involved in the development of textbooks in Portuguese until his arrival to schools. One of the landmarks occurs in the 1960s, when the socio-political changes have altered school reality bringing students from disadvantaged social classes to the classrooms while the increase in the number of schools revealed instructional nature of problems of teachers. Educational materials, especially textbooks, take then place of relevance. The changes in this period leave, so at first, this new requirement: you need to give subsidies to former teachers, given those from a poor education are no longer the elite reader; secondly, it needs to form very heterogeneous students, coming from very different realities. Finally, the product of this work presents the proposal to work with reading from genres as these include human activities constituted by the language in a particular social group. Elect to do so, three social spheres and 10 genres, namely: a) the literary sphere: the short story, poem, music and chronic; b) the journalistic sphere: news, advertising, the charge and the op-ed; c) the school / university / public sphere: the debate and reporting of lived experience. Keywords: Genres of discourse; reading; history of reading; textbook.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHistória da leiturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titlePropostas de atividades de leitura: um trabalho com os gêneros discursivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:52:48Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Silvana Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455709808630889pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Valteir-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8354878877328251pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9884066133478816pt_BR
dc.description.resumoNossos questionamentos iniciam ao tratarmos sobre a abordagem dos gêneros discursivos durante o estágio em sala de aula nas aulas de língua portuguesa. A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino dos gêneros discursivos ganhou destaque e tornou-se ponto de inúmeras questões quanto ao ensino. Este estudo busca propor atividades de leitura baseadas nas concepções advindas do estudo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos, com o propósito de fornecer um material que possa auxiliar durante as aulas de leitura. Objetivando, nesse sentido, ser um auxílio ao que já é trazido pelo livro didático de língua portuguesa. Abordaremos a história da leitura e de seus suportes, em especial às mudanças sofridas, tanto do ato de ler quanto do suporte de leitura. Buscamos, ainda, a historicidade nas legislações brasileira envolvidas no desenvolvimento dos livros didáticos de língua portuguesa até sua chegada às escolas. Um dos marcos ocorre na década de 1960, quando as mudanças sócio-políticas alteraram a realidade escolar trazendo estudantes de classes sociais desfavorecidas às salas de aula ao mesmo tempo em que o aumento no número de escolas revelou problemas de cunho instrucional dos professores. Os materiais didáticos, sobretudo o livro didático, tomam, então, lugar de relevância. As modificações, neste período, partem, portanto, num primeiro momento, desta nova exigência: é preciso dar subsídios aos professores formadores, pois estes também são provenientes de um ensino precário, não são mais a elite leitora; em segundo lugar, é preciso formar alunos muito heterogêneos, advindos de realidades muito distintas. Finalmente, o produto deste trabalho apresenta a proposta de trabalho com a leitura a partir dos gêneros discursivos, pois estes englobam as atividades humanas constituídas pela linguagem num determinado grupo social. Elegemos, para tanto, três esferas sociais e 10 gêneros discursivos, a saber: a) da esfera literária: o conto, o poema, a música e a crônica; b) da esfera jornalística: a notícia, a propaganda, a charge e o artigo de opinião; c) da esfera escolar/universitária/pública: o debate e relato de experiência vivido. Palavras-chave: Gêneros discursivos; leitura; história da leitura; livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
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dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

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