DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eli Neuza Soares da-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:43:24Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1902-
dc.description.abstractThe illustrated book: amid the word and image Literature is art, and children’s literature is the artistic expression whose essence is based on verbal and visual dialogue. The children's illustrated book can be characterized by detail, the set of images and the readings of illustration, which, beyond their interrelations with the text, has configurational and structural qualities perfectly explainable and analyzable. Throughout its historical evolution, experienced great innovations, culminating in the current format, on which, gradually, has been conquering a determinant space, building its own history. In the constitutive aspects can guide the child paths for visual reading, and awareness of the look. Whereas the images of child's illustrated book produce in little reader the visual memory, they always have to dialogue harmonically with the word. After all, what is expected from a picture in illustrated book is that it wakes up the look, awake the memories of other images and stimulates in the child reader a new discovery look. To highlight these aspects, this research took as the main subject the relationship between illustration and literary text in children's literature. The sequence of this work had as a priority the analysis of the main influences that composed the language of illustrating children's book art. The main result of the collected data will serve as a support to the realization of a children's interactive book illustrated with origami, that will fulfill three purposes, which are: to serve as a record for future research and studies, to stimulate the pleasure of reading and creative production in child reader as well as to provide the professionals of the analyzed field with a broader and playful vision of illustration in children's literature. Key-words: illustrated book, childish literature, origamipt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro ilustradopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.titleO livro ilustrado: entre a palavra e a imagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:43:24Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee4Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295853902793329pt_BR
dc.description.resumoLiteratura é arte, e literatura infantil é a expressão artística cuja essência se fundamenta no diálogo verbal e visual. O livro ilustrado infantil pode ser caracterizado pelo detalhe, pelo conjunto de imagens e pelas leituras da ilustração que, além de suas interrelações com o texto, possui qualidades configuracionais e estruturais perfeitamente explicáveis e analisáveis. A ilustração do livro infantil, ao longo de sua evolução histórica, conheceu grandes inovações, culminando com o formato atual, em que, gradativamente, foi conquistando um espaço determinante, construindo sua própria história. Nos aspectos constitutivos pode nortear os caminhos da criança para a leitura visual, para a sensibilização do olhar. Considerando que as imagens do livro ilustrado infantil produzem no pequeno leitor a memória visual, elas devem sempre dialogar com a palavra. Afinal, o que se espera de uma imagem no livro ilustrado é que ela acorde o olhar, desperte as lembranças de outras imagens, que estimule no leitor criança um novo olhar de descoberta. Para evidenciar esses aspectos, a presente pesquisa tomou como principal objeto a relação entre ilustração e texto literário na literatura infantil. A sequência deste trabalho teve como prioridade a análise das principais influências que constituíram a linguagem da arte de ilustrar livros para crianças. O principal resultado dos dados levantados servirá como base para a materialização de um livro interativo infantil ilustrado com origami, que cumprirá uma tripla finalidade, a saber: servir de registro para pesquisas e estudos futuros, estimular o prazer da leitura e da produção criadora no leitor criança, assim como subsidiar os profissionais da área em análise com uma visão mais ampla e lúdica sobre a ilustração na literatura infantil. PALAVRAS – CHAVE: livro ilustrado; literatura infantil; origami.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesASCHENBACH, Maria Helena Costa Valente. A arte-magia das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1997. ALARCÃO, Renato. As diferentes técnicas de ilustração. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL 2008. ALEXANDRINO, Helena. Entrevista Helena Alexandrino. In: MORAIS, Odilon, HANNING, Rona, PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis por Odilon Moraes, Rona Hanning e Maurício Paraguassu. São Paulo: Cosac Naify, 2012. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A fada que tinha ideias. Ilust. Edu. 28. Ed. São Paulo: Ática, 2007. ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3.ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2011. AZEVEDO, Ricardo. Livro de Papel. Projeto gráfico e desenhos do autor. 2ª edição. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. BARUZZI, Agnese; NATALINE, Sandro. A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho. Trad. Indigo. São Paulo: Brinque-Book, 2010. 148 BRENMAN, Ilan. Até as princesas soltam pum. Ilust. Ionit Zilberman. São Paulo: Brinque-Book, 2008. BIAZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. CABRAL, Astrid. Zé pirulito. Ilust. Maria Eduarda. 1.ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora,1982. CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia da Letras, 1990. CAMARGO, Luís. Ilustração do Livro Infantil. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 1995. CANTON, Kátia. Minimaginário de Andersen. Adaptação: Kátia Canton. Ilust. Salmo Dansa. São Paulo: São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2014. CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. CHARTIER, Roger. A aventura do Livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Morais. São Paulo: Editora UNESP, 1998. 149 COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil Contemporâneo. 5ª ed. Barueri, SP: Manole, 2010. ________. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. ________. Dicionário Crítico da Literatura Infantil/Juvenil Brasileira 1882-1982. São Paulo: Quíron, 1983. ________. O conto de fada: símbolos- mitos – arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2012. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil - teoria e prática. 18ª ed. São Paulo, Ática, 2003. ____________________________, Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1998. FURARI, Eva. Entrevista Eva Funari. In: MORAIS, Odilon, HANNING, Rona, PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis por Odilon Moraes, Rona Hanning e Maurício Paraguassu. São Paulo: Cosac Naify, 2012. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. FISCHER, Roger Steven. História da Leitura. Tradução Claudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2006. 150 FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. GENOVA, Carlos. Origami: dobras contas e encantos. São Paulo: Escrituras, Editora, 2009. GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira, 1984. GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2003. GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009. GRIMM, Jacob e Wilhelm. Contos maravilhosos infantis e domésticos – 1812-1815. Tradução: Christine Röhrig. Ilustrações: J. Borges. Apresentação: Marcus Mazzari. São Paulo: Cosac Naify, 2012, v. 1 e 2. HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. Ed. Rev. São Paulo:Cosac Naify, 2010. 151 JOLY, Martine. Introdução à análise da forma. 11.ed.Tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora. 1996. KANEGAE, Mari. A arte dos mestres de Origami. Maringá, Ediouro, 1997. ________________,Origami: arte e técnica de dobradura de papel. São Paulo: aliança cultural Brasil-Japão, 2002. KASAHARA, Kunihiko. The Art and Wonder of Origami. Gloucester. Editora Quarry Books, 2004. LANG, Robert J. Origami design secrets: mathematical methods for na ancient art. Natick. Editora A. K. Peters LTD, 2003. LEE, Suzy. A triologia da margem: o livro imagem segundo Suzy Lee. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2012. LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011. LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. Tradução Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011. MACHADO, Ana. Procura-se lobo. Ilust. Laurent Cardon. São Paulo: Ática, 2005. 152 MAIA, Mara Jane Sousa. Tecendo o estético e o sensível através do bordado na literatura infantil brasileira. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística geral) São Paulo, 2009. MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras; 1997. ________. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MARA, Jane Souza. Tecendo o estético e sensível do bordado na literatura infantil brasileira. Dissertação de Mestrado (Semiótica e Linguística Geral) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, 2009. MONTROLL, John. Birds in origami. New York. Editora Dover Publications, 1995. MORAIS, Odilon, HANNING, Rona, PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012. MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 153 OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins de Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2008. _____________. Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. ________________. O Brasil pela imagem – a ilustração de livro e o passado colonial. In SERRA, Elizabeth (Org.). A arte de ilustrar livros para crianças e jovens no Brasil. Org. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013. PEIXOTO, Ana Maria Souza. As frutas do meu Quintal. Ilust. Adriano Furtado. Manaus: Editora Valer, 2010. PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1994. POWDERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008. RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Interação e mediação literária para a infância. São Paulo: Global, ABL, 2011. 154 RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. SANDRONI, Laura C. De Lobato a Bojunga: As reinações renovadas. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. _________________. Um pouco de História da ilustração de livros para crianças no Brasil. In SERRA, Elizabeth (Org.). A arte de ilustrar livros para crianças e jovens no Brasil. Org. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013. SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem e cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos!/ por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka. Ilust. Lane Smith. Trad. Pedro Maia. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 2005. SERRA, Elizabeth. A arte de ilustrar livros para crianças e jovens no Brasil. Org. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013. SHINGU, Fumiaki. O Livro Completo do Origami – A Arte Japonesa de Dobragem de Papel. Florianópolis. Editora Livros e Livros, 2008. 155 SPENGLE, Maria Laura Pozzobon. Literatura infantil: a palavra e a imagem se entrelaçando na história. Leitura, Teoria e Prática nº. 56, p.40, 2011. SIMÕES, Lucila Bonina Teixeira. Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: O lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários nº. 46, p. 219-242. ___________________________. Literatura infantojuvenil: compondo um panorama da produção amazonense. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) Universidade do Estado do Amazonas, 2013. SZÉLIGA, Márcia. Depoimento sobre o que é qualidade no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. TATAR, Maria. Contos de Fadas. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. 2ª edição comentada e ilustrada. Rio de Janeiro: Zahar; 2013. TEX, Solange Rodrigues. Origami na escola. Itaquaquecetuba- São Paulo: Editora Espaço Idea, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O LIVRO ILUSTRADO ENTRE A PALAVRA E A IMAGE.pdf14,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons