DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaes, André Duarte-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:39:31Z-
dc.date.issued2015-06-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1899-
dc.description.abstractThis paper aims to a study of the creative process in contemporary dance from the freedom with regard to the socio-political behavior of the modern world. The dissertation is dedicated to the study of behavioral relationships in this social context, dialogue with dance, research and understanding of interdisciplinary elements, adding different aesthetic settings for developing choreographic trends and their representations of the artistic work. Therefore, the research was systematized from procedures to map significant theories of freedom whose reference transits Foucault, Vattimo, among others, and through these, there were dance experiments resulting in a finished product research a show titled Freedom Watched . The result reveals a possibility of linking social experiences, art and dance, showing that creative processes can be used to observed elements by studying the analysis of these languages for the development of new jobs in this creative potential, reflective, observant and transforming that art comes building, this work with dance. Keywords: Freedom; Dance; Socio-political Behavior; Criative Process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectComportamento Sociopolíticopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.titleLiberdade vigiada: um estudo sobre o processo criativo em dança contemporânea.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:39:31Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee4Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre o processo criativo em dança contemporânea a partir da liberdade no que diz respeito ao comportamento sociopolítico do mundo moderno. A dissertação dedica-se ao estudo das relações comportamentais neste contexto social, dialogando com a dança, a pesquisa e a compreensão de elementos interdisciplinares, acrescentando diferentes configurações estéticas para o desenvolvimento de tendências coreográficas e suas representações da obra artística. Por tanto, a pesquisa foi sistematizada a partir dos procedimentos de mapear teorias significativas sobre liberdade cujo referencial transita por Foucault, Vattimo, dentre outros e, por meio destas, realizaram-se experimentos em dança resultando como produto final da pesquisa um espetáculo intitulado Liberdade Vigiada. O resultado revela uma possibilidade de relacionar experiências sociais, arte e dança, mostrando que processos criativos podem se utilizar de elementos observados através do estudo da análise dessas linguagens para o desenvolvimento de novos trabalhos nesse potencial criativo, reflexivo, observador e transformador que a arte vem construindo, nesse trabalho com a dança. Palavra-chave: Liberdade; Dança; Comportamento Sociopolítico; Processo criativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ALVES, Julia Falivene. Metrópolis: cidadania e qualidade de vida. São Paulo: Moderna, 1992. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986. BAYER, R. História da Estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1997. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D’água, 1991. BECK, Ulrich. Sociedade de risco – rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 1997. BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Coleção Pensamento Político 205 p. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981. BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente.2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução: Maria Ferreira; revisão: Odaci Luiz Coradini, - Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BURKE, Edmund. Reflections on the Revolution in France. EUA: Start Publishing LLC, 2012. BLOOM, Herold. Onde encontrar a sabedoria?. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. BRAGHIROLLI, Elaine Maria.Psicologia Geral.27ª ed. Porto Alegre: Vozes, 2007. COSTA, Ediná Alves. Vigilância Sanitária: temas para debate. Salvador: EDUFBA, 2009. COSTA, Cristina. O século XIX – Virando séculos.São Paulo: Brasiliense, 2001. COSTA, Raíssa Caroline Brito. Iconografia e processos de criação: imagens da dança na obra pictórica de Edgar Degas. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas – Manaus: UEA, 2014. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Digitalização da edição em PDF originária de www.geocities.com/projetoperiferia , 2003. 131 DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.2 São Paulo: Ed.34, 1995. DEMING, David. Science and Technology in World History: the ancient world and classical civilization.USA: Mcfarland & Co Inc, 2006. DORN, Harold. McCLELLAN, James E. Science and Technology in World History. Johns Hopkins University Press, 2006. FERREIRA, Virgílio. Nítido Nulo. Lisboa/Portugália: Quetzal Editores, 1971. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. _________________. A ordem do discurso. 2 ed., São Paulo: Edições Loyola,1996. FRANKL, Viktor. Em busca de sentido. 29 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. FREIRE, Roberto, MATA, João da. Soma – Uma terapia anarquista / Corpo a corpo (A Síntese da Soma). Volume 3ª. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1993. GARAUDY, Roger. Dançar a vida.4ª ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1980. GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. 3 edição, Rio de Janeiro, Revan: 1999. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade.São Paulo: Editora Unesp, 1991. GUSTON, David H. Between politics and science: assuring the integrity and productivity of research.New York: Cambridge University Press, 2000. HAYFORD, J. W. & SNIDER, J. Exploring the Depths of Life and Love: A Study of Job, Ecclesiastes, and the Song of Solomon. Nashville: Thomas Nelson, 1997. HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1992. HERMETO, Clara M. O Livro da Psicologia: as grandes idéias de todos os tempos – Vários colaboradores. São Paulo: Globo, 2012. HUGO, Victor. Os Miseráveis. São Paulo: Editora Martin Claret, 2014. IANNI, O. Teorias da Globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. KAFKA, Franz. Meditações. Coleção Literatura Portátil, Coimbra – Portugal: Ed. Alma Azul, 2008. KIERKEGAARD, Soren. O Conceito de Angústia. São Paulo: Hemus, 1968. 132 KELLY, Paul (texto e edição), LONGO, Rafael (tradução). O Livro da Política: as grandes ideias de todos os tempos - Vários colaboradores. 1ª ed. São Paulo: Globo, 2013. KIM, Douglas (tradução). O Livro da Filosofia: as grandes idéias de todos os tempos - Vários colaboradores. São Paulo: Globo, 2011. KIVITS, Ed René. Vivendo com propósitos: a resposta cristã para o sentido da vida. São Paulo: Mundo Cristão, 2006. _______________. O livro mais mal-humorado da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão, 2009. KUSHNER, Harold. Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas. São Paulo: Editora Nobel, 2010. LANGER, Susanne. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva (Coleção Estudos), 1980. LASH, Scott. GIDDENS, Anthony. BECK, Ulrich. Modernização reflexiva – política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora Unesp, 1997. LEWIS, C. S. O problema do sofrimento. São Paulo: Vida, 2006. LIMA, Anderson de Oliveira. Teologia e Literatura Bíblica – Introdução a uma nova teologia bíblica. Revista Theos – Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Campinas: 8ª Edição, V.7 – Nº 01 – Julho de 2012. ISSN: 1980-0215. LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978. MAINS, Karen Burton. Alexandre Soljenitsyn: uma visão moral. In: YANCEY, Philip & CHAAP, James Calvin. (orgs.) Muito mais que palavras: como os mestres da literatura influenciaram escritores cristãos. São Paulo: Vida, 2005. MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988. MARCUSE, Herbert. A Dimensão Estética. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2007. MARTINS, Ana Luisa. O Livro da Psicologia: as grandes ideias de todos os tempos – Vários colaboradores. São Paulo: Globo, 2012. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem.São Paulo: Editora Cultrix, 1989. MEIRA, Bea. Modernismo no Brasil: panorama das artes visuais. São Paulo: Ática, 2006. 133 MENDES, Miriam Garcia. A Dança. 2ed. São Paulo: Editora Ática S.A., 1987. MILLER, Calvin. Ray Bradbury: esperança em tempos de dúvida. In: YANCEY, Philip & CHAAP, James Calvin. (orgs.) Muito mais que palavras: como os mestres da literatura influenciaram escritores cristãos. São Paulo: Vida, 2005. MILLS, C. Wright. A elite do poder – um clássico da sociologia moderna. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. NAVAS, Cássia. Na dança. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O pensamento vivo de Nietzsche. (Org.) Scarlett Marton. São Paulo: Martin Claret Editores, 1985. ___________________________. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza – São Paulo: Companhia das Letras, 2011. NOVAES, A.(Org.). Rede Imaginária: televisão e democracia. Secretaria Municipal de Cultura: São Paulo: Companhia das Letras, 1991. OGDEN, G. S. & ZOGBO, L. A Handbook on Ecclesiastes. New York: United Bible Societies, 1998. ORWELL, George. 1984. 29ª ed. São Paulo: Ed. Companhia Editora Nacional, 2005. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação artística. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1978. __________________. Criatividade e processo de criação artística. 25ed. Petrópolis: Vozes, 2010. PAIVA, R. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Petrópolis: Vozes, 1998 PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano.8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. PORTINARI, Maribel. História da dança.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. PURTON, Peter. A History of the Early Medieval Siege, C. 450 – 1200.NewYork – USA: Boydell & Brewer Ltd, 2009. ROBINSON, Andrew. Exceptional Creativity in Science and Technology: individuals, institutions and innovations.USA: Templeton Press, 2013. ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. Tradução: Manuel José do Carmo Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 134 ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. 3ª Ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008. ____________. Do Contrato Social. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1973. ____________. Discurso sobre a origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os homens. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. RUSSELL, Bertrand. Caminhos para a liberdade: socialismo, anarquismo e sindicalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2005. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado – processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. _________________________. Redes de criação - construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006. SANTANA, Marco Aurélio. Memória, cidade e cidadania. In: COSTA, Icléia Thiesen Magalhães e GONDAR, Jô (org.). Memória e Espaço. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2000. SANTOS, Boaventura Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Prefácio e tradução portuguesa de Virgilio Ferreira. Lisboa: Bertrand Editora, 2004. SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismo para a sabedoria de vida. São Paulo: Martins Fontes – WMF, 2002. SMITH-AUTARD, Jacqueline M. Dance Composition – A pratical guide to creative success in dance making. 6. Ed. London: Methuen Drama, 2010. SODRÉ, Muniz. A Comunicação do Grotesco: um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973. SOUZA, José Fernando Rodrigues de. As origens da modern dance: uma análise sociológica.São Paulo: Annablume, UCAM, 2009. TOWNSEND, D. Introdução à estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1997. VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Antropos, 1989. VARGAS, Antonio Pinho. A ausência da música portuguesa no contexto europeu: uma investigação em curso. Revista Crítica de Ciências Sociais. N.78, Outubro 2007. VIANNA, Klauss. A Dança. Em colaboração com Marco Antônio de Carvalho. – 6 ed. – São Paulo: Summus, 2005. 135 WALKER, Jeane Murray. Alice Munro: uma graça silenciosa. In: YANCEY, Philip & CHAAP, James Calvin. (orgs.) Muito mais que palavras: como os mestres da literatura influenciaram escritores cristãos. São Paulo: Vida, 2005. FONTES ELETRÔNICAS: BÉJART, Maurice. http://educacao.uol.com.br/biografias/maurice-bejart.jhtm - acessado em 06/08/2014. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. http://www.brasilescola.com/geografia/muro-berlim.htm - acessado em 01/05/2015. IGLESIAS, Alberto. http://www.albertoiglesias.net/base.htm - acessado 08/03/2015.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIBERDADE VIGIADA UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA CONTEMPORÂNE.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons