DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeinado, Daniely-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:38:23Z-
dc.date.issued2015-05-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1898-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the relationship between memory and creation in Malu – Fragmentos para preencher lacunas, through a continuous, fragmented and flexible dynamic, from the criticism of creative processes (SALLES, 2004, 2006, 2008) and the hermeneutic paradigm (GADAMER, 2010; PALMER, 2006). The starting point for creating is a tragic event: the death of my sister, Marlucia, in May 2014. This fact drives the scenic research into the use of personal memories for artistic representation, promoting the meeting with my story and self reconstruction after the trauma. The path of approachment between life and art, constitutes the poetic construct of the performance, based on documentary theater notions (BASKERVILLE, 2012; GIORDANO, 2013; LEITE, 2012, 2014; SOLER, 2008), performance art (BERNSTEIN, 2001; COHEN, 2006; DIÉGUEZ, 2008; LOPES, 2009) and physical theater (CALLERY, 2001; MALDONADO, 2005; ROMANO, 2005). The study is developed in a qualitative way, combining literature and field research. Facing a procedural and relational thinking, we seek to reveal how are assigned new meanings to life experience (LARROSA, 2002) through artistic experimentation. The narrative of systematization of such procedures is related to the transformation of memory into scene and in academic writing: making plural a single experience, sharing the possibilitie of building knowledge from the experienced. Keywords: Theather; Performance art; Memory; Creative processes Criticism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCrítica de processos criativospt_BR
dc.titleMalu – fragmentos para preencher lacunas : o processo criativo documental e a prática de si nas artes da cenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:38:23Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre memória e criação no processo cênico Malu – Fragmentos para preencher lacunas, por meio de uma dinâmica em curso contínuo, fragmentada e flexível, a partir da crítica de processos criativos (SALLES, 2004, 2006, 2008) e do paradigma hermenêutico (GADAMER, 2010; PALMER, 2006). O ponto de partida para a criação é um acontecimento trágico: a morte de minha irmã, Marlucia, em maio de 2014. Este fato impulsiona a investigação cênica em torno da exploração de memórias pessoais para a representação artística, fomentando o encontro com minha história e minha reconstrução como sujeito após o trauma. O caminho de aproximação entre vida e arte, constitui a poética geradora do espetáculo solo, fundamentada nas noções de teatro documentário (BASKERVILLE, 2012; GIORDANO, 2013; LEITE, 2012, 2014; SOLER, 2008), performance (BERNSTEIN, 2001; COHEN, 2006; DIÉGUEZ, 2008; LOPES, 2009) e teatro físico (CALLERY, 2001; MALDONADO, 2005; ROMANO, 2005). O estudo é desenvolvido de forma qualitativa, articulando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Diante de um pensamento processual e relacional, busca-se desvelar como são atribuídos novos significados à experiência vivida (LARROSA, 2002) por meio de experimentações artísticas. A narrativa da sistematização de tais procedimentos relaciona-se com a transformação da memória em cena e em escrita acadêmica, tornando plural uma experiência singular, compartilhando a possibilidade de construção de conhecimento a partir do vivido. Palavras-chave: Teatro; Performance; Memória; Crítica de processos criativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins, 2008. BARBA E.; SARAVESE N. A arte secreta do ator: Dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/Unicamp 1996. BASKERVILLE, N. Luís Antônio-Gabriela. São Paulo: Nversos 2012. BERNSTEIN, A. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Sala Preta, Brasil, v. 1, p. 91-103, set. 2001. ISSN 2238-3867. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57010>. Acesso em: 25 Out. 2014. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v1i0p91-103. BONFITTO, M. O ator compositor: As ações físicas como eixo: De Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2009. BOAL, A. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. BURNIER, L. O. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: UNICAMP, 2009. CALLERY, D. Through the body: A practical guide to physical theatre. Londres: Nick Herns Books, 2001. CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. DIÉGUEZ, I. Cenários liminares: onde se cruzam arte e vida. Revista Camarim, N. 42, Ano II, segundo semestre, 2008. FABIÃO, E. Performance e teatro: Poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, Brasil, v. 8, p. 235-246, nov 2008. ISSN 2238-3867 Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355>. Acesso em: 30 Ago. 2014. FERRACINI, R. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: UNICAMP, 2003. FERRACINI, R. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013. GADAMER, H. G. A hermenêutica da obra de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2010. GOLDBERG, R. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 90 GIORDANO, D. Breve ensaio sobre o conceito de teatro documentário. Performatus, São Paulo, n.5, ano 1, jul. 2013 ISSN 2316-8102. Disponível em: http://performatus.net/breve-ensaio/ Acesso em: 23 jun 2014. GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2005. GROTOWSKI, J. Para um teatro pobre. 2.ed. Brasília: Dulcina, 2011. GUINSBURG, J. et. al. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009). JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 7.ed. Petrópolis:Vozes, 2011. LABAN, R. V. Domínio do movimento 5.ed. São Paulo: Summus, 1978. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan/fev/mar 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: Ago 2014. LEAL, M. L. Memória e(m) performance: material autobiográfico na composição da cena. Tese. Salvador: UFBA, 2011. LEITE, J. A autoescritura performativa: do diário à cena. 2012. Disponível em: http://revistas.usp.br/aspas/article/view/62868 Acesso em: 04 mar 2014. ____. Autoescrituras performativas: do diário à cena: as teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Dissertação. São Paulo: USP, 2014. LE GOFF, J. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1990. LOPES, B. A performance da memória. Sala Preta, Brasil, v. 9, p. 135-145, nov. 2009. ISSN 2238-3867. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57397>. Acesso em: 25 Out. 2014. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p135-145. MALDONADO, L. E. C. A comunicação do corpo na mímica e no teatro físico. Dissertação. São Paulo: PUC, 2005. ____. A mímica total. (s/d) Disponível em: <http://www.luislouis.com.br/a-mimica-total Acesso em: 20 Set. 2014 MARCUSE, H. A dimensão estética. Lisboa: 70, 2007. MOTA, J. C. de. A poética em que o verbo se fez carne: um estudo do teatro físico a partir da perspectiva coreológica do sistema Laban de movimento. Dissertação. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http//: repositorio.ufba.br ri bitstream ri 9548 1 TeseCom eg.pdf Acesso em: 03 mar 2013. 91 PALMER, R. Hermenêutica. Lisboa: 70, 2006. PAVIS, P. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010. ____. Dicionário do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. REWALD, R. Dramaturgia: o texto e tudo mais ao redor. Sala Preta, Brasil, v. 9, p. 281-291, nov. 2009. ISSN 2238-3867. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57412/60394>. Acesso em: 10 Abr. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p281-291. ROMANO, L. Teatro do corpo manifesto: o teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005. RICHARDS, T. Trabalhar com Grotowski: sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012. SALLES, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3.ed. São Paulo: EDUC, 2008. ____. Gesto inacabado: processo de criação artística. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2004. ____. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006. SAADI, F. Dramaturgias: estudo sobre a função do dramaturgista. Questão de Crítica. São Paulo. 2º Encontro Questão de Crítica, Mar. 2013. ISSN 1983-0300. Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/2013/12/dramaturgias/Artigo. Acesso em: 30 out 2014. SANCTUM, F. A estética de Boal. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012. SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. SOLER, M. Teatro documentário: pedagogia da não ficção. Dissertação. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http//: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13072009.../pt-br.php Acesso em: 03 mar 2013. STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. _____. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1989. TEIXEIRA, E. Pós-modernidade e niilismo: Um diálogo com Gianni Vattimo. Alceu, Brasil, v. 7, n. 13, p. 209-224, jul/dez 2006. Disponível em: <http://www.revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n13_DossieTeixeira.pdf>. Acesso em: 24 Ago. 2014. 92 VATTIMO, G. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D‘água, 1992.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAGMENTOS PARA PREENCHER LACUNAS O PROCESSO CRIATIVO DOCUMENTAL E A PRÁTICA DE SI NAS ARTES DA CEN.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons