DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1898
Título: Malu – fragmentos para preencher lacunas : o processo criativo documental e a prática de si nas artes da cena
Autor(es): Peinado, Daniely
Orientador(es): Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Palavras-chave: Teatro;Performance;Memória;Crítica de processos criativos
Data do documento: 19-Mai-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre memória e criação no processo cênico Malu – Fragmentos para preencher lacunas, por meio de uma dinâmica em curso contínuo, fragmentada e flexível, a partir da crítica de processos criativos (SALLES, 2004, 2006, 2008) e do paradigma hermenêutico (GADAMER, 2010; PALMER, 2006). O ponto de partida para a criação é um acontecimento trágico: a morte de minha irmã, Marlucia, em maio de 2014. Este fato impulsiona a investigação cênica em torno da exploração de memórias pessoais para a representação artística, fomentando o encontro com minha história e minha reconstrução como sujeito após o trauma. O caminho de aproximação entre vida e arte, constitui a poética geradora do espetáculo solo, fundamentada nas noções de teatro documentário (BASKERVILLE, 2012; GIORDANO, 2013; LEITE, 2012, 2014; SOLER, 2008), performance (BERNSTEIN, 2001; COHEN, 2006; DIÉGUEZ, 2008; LOPES, 2009) e teatro físico (CALLERY, 2001; MALDONADO, 2005; ROMANO, 2005). O estudo é desenvolvido de forma qualitativa, articulando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Diante de um pensamento processual e relacional, busca-se desvelar como são atribuídos novos significados à experiência vivida (LARROSA, 2002) por meio de experimentações artísticas. A narrativa da sistematização de tais procedimentos relaciona-se com a transformação da memória em cena e em escrita acadêmica, tornando plural uma experiência singular, compartilhando a possibilidade de construção de conhecimento a partir do vivido. Palavras-chave: Teatro; Performance; Memória; Crítica de processos criativos.
Abstract: This research aims to investigate the relationship between memory and creation in Malu – Fragmentos para preencher lacunas, through a continuous, fragmented and flexible dynamic, from the criticism of creative processes (SALLES, 2004, 2006, 2008) and the hermeneutic paradigm (GADAMER, 2010; PALMER, 2006). The starting point for creating is a tragic event: the death of my sister, Marlucia, in May 2014. This fact drives the scenic research into the use of personal memories for artistic representation, promoting the meeting with my story and self reconstruction after the trauma. The path of approachment between life and art, constitutes the poetic construct of the performance, based on documentary theater notions (BASKERVILLE, 2012; GIORDANO, 2013; LEITE, 2012, 2014; SOLER, 2008), performance art (BERNSTEIN, 2001; COHEN, 2006; DIÉGUEZ, 2008; LOPES, 2009) and physical theater (CALLERY, 2001; MALDONADO, 2005; ROMANO, 2005). The study is developed in a qualitative way, combining literature and field research. Facing a procedural and relational thinking, we seek to reveal how are assigned new meanings to life experience (LARROSA, 2002) through artistic experimentation. The narrative of systematization of such procedures is related to the transformation of memory into scene and in academic writing: making plural a single experience, sharing the possibilitie of building knowledge from the experienced. Keywords: Theather; Performance art; Memory; Creative processes Criticism.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1898
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRAGMENTOS PARA PREENCHER LACUNAS O PROCESSO CRIATIVO DOCUMENTAL E A PRÁTICA DE SI NAS ARTES DA CEN.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons