DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarangoni, Fábio Nutti-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:37:09Z-
dc.date.issued2015-04-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1897-
dc.description.abstractThis dissertation is presented along with the authorial artistic product of Emanations. The work presents a unique artistic expression combining the photographic and literary languages, exposing viewers from a cosmopolitan standpoint. It reveals the artistic and sociological potential of a single photographic referent (workers in the cassava production in the Brazilian Amazonas state), offering society innovative communicative alternatives. The methodology contemplates fieldwork involving photographic production and a bibliographic review articulated around selected authors: Aristotle, Umberto Eco and Boaventura Souza Santos. The dissertation establishes multi-layered viewpoints that dialog with Emanations through the following disciplines: social sciences, cultural and visual anthropology supported by historical and memorial aspects, semiotics of the photographic image, late-modern aesthetic philosophy, contemporaneous photographic techniques and languages, as well as deductive processes. These elements compose a set of articulated discourses that favor photographic aesthetics as an open work in harmony with a post modernity that offers multiple possibilities for cultural and artistic development. The combination of the dissertation and the artistic work generates debate about new forms of production and the adept creation of a conceptual visual literature, aware of the multiple realities and artistic scenarios of the contemporary world. The artistic product represented by the photo-book contains black-and-white photographs that dialog with poetic prose converted into ekphrasis, the Aristolean metaphysics substance. The artwork reveals photos with striking social concern, adding dignity to the considerable labor done by the cassava workers. It enables a multicultural discussion around emerging themes that are still marginalized by hegemonic western rationality. The artisanal activity of the cassava flour producers is manifested through photographic language and autonomous literary language, breaking away from academic pictorialism and approaching the contemporaneous experimental aesthetics of new photography. Keywords: ekphrasis, neorealist aesthetic, photo-romance, new photography, poetic prose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEkphrasispt_BR
dc.subjectEstética neorrealistapt_BR
dc.subjectFotorromancept_BR
dc.subjectNova fotografiapt_BR
dc.subjectProsa poéticapt_BR
dc.titleEmanações: discursos fotográficos e culturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:37:09Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7807301670758845pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é apresentada em conjunto com o produto artístico autoral de Emanações. O trabalho apresenta uma singular expressão artística combinando duas linguagens; a fotográfica e a literária (prosa poética), orientadas por uma ótica cosmopolita. Revela o potencial artístico e sociológico simbolizados pelo particular referente fotográfico (os trabalhadores da produção de mandioca no Amazonas), oferecendo à sociedade alternativas comunicativas inovadoras. A metodologia contempla o trabalho de campo envolvendo produção fotográfica e a revisão bibliográfica articulada em torno dos exponenciais autores: Aristóteles, Umberto Eco e Boaventura Souza Santos. A dissertação estabelece pontos de vista plurívocos que dialogam com Emanações por meio das disciplinas: ciências sociais, antropologia cultural e visual apoiadas em aspectos históricos e memoriais, semiótica da imagem fotográfica, filosofia estética tardo-moderna, métodos e técnicas fotográficas, além de processos dedutivos. Um arcabouço discursivo articulado por uma estética fotográfica de caráter de obra aberta harmonizada a uma pós-modernidade múltipla em possibilidades de desenvolvimento artístico e cultural. A pesquisa desperta o debate a respeito de novas formas de produção e criação adeptas de uma literatura visual conceitual, ciente da pluralidade de realidades e cenários artísticos do mundo contemporâneo. O produto artístico representado pelo fotolivro apresenta fotografias em preto e branco dialogadas com prosas poéticas convertidas em ekphrasis, a substância metafísica aristotélica. A obra artística revela fotografias com marcante preocupação social convertendo dignidade ao significativo trabalho realizado pelos operários da macaxeira. Proporciona uma discussão multicultural em torno de temas emergentes, porém, ainda hoje marginalizados pela racionalidade ocidental hegemônica. A atividade artesanal dos produtores de farinha de mandioca manifesta-se em linguagem fotográfica e literária autônoma, rompe com o pictorialismo acadêmico e aproxima-se da estética experimental contemporânea, da fotografia expansiva, a nova fotografia. Palavras-chave: ekphrasis, estética neorrealista, fotorromance, nova fotografia, prosa poética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Aracy A. Arte para que?: a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no brasil. 3. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. ANDRADE, Rosane de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade; EDUC, 2002. ARISTÓTELES. Metafísica de Aristóletes. Livro XII. Tradução de Lucas de Angioni. Capítulo 1 [11069a 18]. Disponível em: <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/LucasAngioni-Traducao.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2013. ARISTÓTELES - vida e obra. In: ARISTÓTELES. Aristóteles: poética, organon, política, constituição de Atenas. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores.) BARBOSA, Andréa e CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. (Col. Passo-a-passo; 68) BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. _________. O óbvio e o obtuso. Lisboa. Edições 70, 2009. BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa: volume único. (Org.). Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. BAUDELAIRE, Charles. A invenção da modernidade (sobre arte, literatura e música). Tradução de Pedro Tamen. Rio de Janeiro: Relógio D`Água, 2006. BLADE RUNNER, CAÇADOR DE ANDRÓIDES (filme). Direção de Ridley Scott. Distribuidora: Warner Home Video, EUA, 1982. 117 min., 35 mm. BOTOSO, Altamir. A luta entre vítimas e algozes: uma leitura do romance gaibéus, de Alves Redol. Macabéa. Revista electrônica do Netlli, v. 1, n. 2, dez. 2012. Disponível em: 153 <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/download/332/306> Acesso em: 14 jan. 2014. BURIAN, Peter K. e CAPUTO, Robert. Guia prático de fotografia: Como fazer grandes fotos. Edição 31. Washington; São Paulo: National Geographic; Abril, 2001. CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987. CARVALHAL António. História da Fotografia. Disponivel em: <http://achfoto.com.sapo.pt/hf_6-5_2.html>. Consultado em: 15/10/2013. COSTA, Helouise & SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. _______. Surpresas da objetiva: novos modos de ver nas revistas ilustradas modernas. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. DAVIS, Harold. Criatividade em preto & branco: dicas e técnicas de fotografia digital. Tradução de Raphael Bonelli. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993. (Série Ofício de Arte e Forma). ECO, Umberto. Obra aberta. Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8 ed. Tradução de Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1991. FANTAZZINI, Fábio. A fotografia, o preconceito e por que ele existe. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. FERNANDES JR., Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil [1946-98]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 154 _____________. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM, n. 16, 2º sem. 2006. Disponível em: <http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf> Acesso em: 04 dez. 2014. FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Tradução de Maria Alzira Brum. São Paulo: G. Gilli, 2012. GOMBATA, Marsílea. Clicar, em vez de viver, tornou-se norma. Carta Capital. Disponivel em: < http://www.cartacapital.com.br/cultura/clicar-em-vez-de-viver-tornou-se-norma/ > Acesso em: 15 set. 2013. GONÇALVES, Rui Mário. A pintura e escultura em Portugal: 1940-1980. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990. HEITLINGER, Paulo. Bauhaus: o impulso decisivo para o modernismo do séc. XX. In: Tipógrafos.net. Disponível em: < http://tipografos.net/bauhaus/moholy-nagy.html >. Acesso em: 04 mai. 2015. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. KOSSOY, Boris. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Retratos de Família: imagem paradigmática no passado e no presente. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996. 155 LESCOURRET, Marie-Anne. Aby Warburg, o não lugar de uma arte sem hisória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Tradução de Tânia Pellegrini. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989. LÖWY, Michel. Carga explosiva: o surrealismo como movimento romântico revolucionário. Temáticas, Campinas, 19 (37/38): 11-24, jan./dez. 2011. Disponivel em: <http://www.culturaepolitica.org/uploads/9/0/1/8/9018200/michael_lowy.pdf.>. Acesso em: 30 set. 2014. MACHADO, Arlindo. A fotografia sob o impacto da eletrônica. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. __________. Fotografia em mutação. Jornal Nicolau, n. 15, s.d. <http://www.uel.br/pos/fotografia/wp-content/uploads/downs-uteis-fotografia-em-mutacao.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013. IN W KI, Bronislaw, 1997 [1961], “Introdução a s rgonautas do acífico cidental”, em Ethnologia, n. s., 6-8: 17-38, trad. Ana Paula Dores. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/33086118/MALINOWSKI-Bronislaw-Os-Argonautas-do-Pacifico-Ocidental>. Acesso em: 01 jul. 2013. MANINI, Miriam. Imagem, imagem, imagem...: o fotográfico no fotorromance. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. MARANGONI, F. N. Emanações. Manaus: s.e, 2014. Fotolivro. 1 DVD. MARCUSE, Hebert. A dimensão estética. Tradução de Maria Elisabete Costa. Lisboa. Edições 70, 2007. __________. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução de Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. MARTINELLI, Pedro. Amazônia, o povo das águas. São Paulo. Terra Virgem, 2000. 156 MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. Tradução de Janaína Marcoantônio. São Paulo: Summus Editorial, 2010. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. NOVAES, Sylvia Caiuby. O uso da imagem na Antropologia. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. NOVA VISÃO. In: Enciclopédia Itaú Cultural de artes visuais. 2007. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=6176>. Acesso em: 18 out. 2013. REDOL, Alves. Gaibéus. 5. ed. [S.l.]: Europa-América, 1976. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SALGADO, Sebastião. Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. _________. Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial (suplemento). São Paulo: Companhia das Letras, 1996b. SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Tradução de Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. SAMAIN, Etienne. Apresentação. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. _________. Apresentação: um espelho surpreendente. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. _________. Aby Warburg. Mnemosyne. Constelação de culturas e ampulheta de memórias. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. 157 _________. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. _________. Um retorno à câmara clara: Roland Barthes e a antropologia visual. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. SANTAELLA, Lucia. Os três paradigmas da imagem. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção para um novo senso comum; v. 04) SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Campo Imagético). SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes von. Imagem e memória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 3. Ed. São Paulo: Hucitec; Senac, 2005. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. TEIXEIRA, Irenides. Henri Cartier-Bresson e sua obsessão pelo instante decisivo. Disponível em: <http://ulbra-to.br/encena/2012/08/14/Henri-Cartier-Bresson-e-sua-obsessao-pelo-instante-decisivo>. Acesso em: 14 nov. 2014. TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico: teoria e prática. São Paulo: Senac, 1998. VANIER, Alain. Lacan. Tradução de Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2005. (Figuras do saber; 13). VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução de Hossein Shooja e Isabel Santos. isboa: elógio ’Água, 1992. VIANA, Nildo. Marxismo e anarquismo. A anticrítica. In: MOREIRA, Carlos e VIANA, Nildo. Debate sobre marxismo e anarco-marxismo. Edições Saber. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/debateanarco.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANAÇÕES DISCURSOS FOTOGRÁFICOS E CULTURAI.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons