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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Joicylene Sabóia de-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:24:04Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1894-
dc.description.abstractA recepção na obra de Claudia Tajes intends to analyze aspects of a literature that is concerned about the reader, takes risks in the plot of Taje´s characters and aims at modern ways of communication. In order to raise readers and readings, Tajes uses paratexts such as expressive titles and elaborate covers with verbal and iconographic indications, contributing in part to the interest of the media so that the texts were adapted to theater, cinema and television. Based on this interest in adaptations we have chosen five of her characters in order to understand their aesthetic experiences. For the presence of humor is part of the language in Taje´s books, we used postulates of Skinner (2004), Bergson (1983) and Bakhtin (2013) for verifying the reception of humor, trying to know whether the laughter is created by the ridicule or catharsis. We also observed Taje´s interlocutors such as the critical in which is latent the inclusion of the author in the mass literature which refers to the principles of Eco (2011) and Aranha (2009). Therefore our proposal concerns about the elements of reception, author, text and reader whose materializations circulate in the creative universe. Keywords: Claudia Tajes, literary representation, reading, paratexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClaudia Tajespt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectParatextospt_BR
dc.titleA recepção na obra de Cláudia Tajespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:24:04Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482pt_BR
dc.contributor.referee4Rolon, Renata Beatriz Brandespin-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985813714235077pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166491490631430pt_BR
dc.description.resumoA recepção na obra de Claudia Tajes tem o objetivo de analisar aspectos de uma literatura que se preocupa com o leitor, arrisca-se na trama de suas personagens e que almeja caminhos modernos de divulgação. Em vistas de suscitar leitores e leituras, Tajes faz uso de paratextos tais como os títulos expressivos e as capas com indicações verbais e iconográficas elaboradas, contribuindo, em parte, para o interesse das mídias, de modo que os textos findaram adaptados ao teatro, cinema e televisão. E partindo desse interesse nas adaptações, delimitamos cinco personagens para compreendermos as experiências estéticas presentes. Sobre os livros, em virtude de o humor fazer parte da linguagem, utilizamos os postulados de Skinner (2004), Bergson (1983) e Bakhtin (2013), para verificarmos a significação recepcional disso, se o riso seria gerado, por exemplo, à ridicularização ou catarse. Também observamos os interlocutores de Tajes, dentre os quais a crítica, e sobre estes últimos é latente a inclusão da autora à literatura de massa, ao que remetemos aos princípios de Eco (2011) e Aranha (2009). Nessa proposta, portanto, reside a preocupação quanto aos elementos da recepção, autor, texto e leitor, cujas materializações circulam no universo criativo. Palavras-chave: Claudia Tajes, recepção, leitura, paratextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
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dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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