DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1886
Título: O Neobarroco na poesia de Aníbal Beça
Autor(es): Ferreira, Klebson Maia
Orientador(es): Maia, Gleidys Meyre da Silva
Palavras-chave: Barroco;Alegoria;Poesia concreta;Poesia neobarroca
Data do documento: 3-Jun-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Aníbal Beça foi poeta, tradutor, compositor, teatrólogo e jornalista. Iniciou sua carreira literária nos anos 60, no sombrio contexto da ditadura militar e após a efervescência e a rebeldia que caracterizou o Clube da Madrugada, marco da renovação modernista no Amazonas, surgido sob a influência da geração de 45 e da tendência espiritualista, representada por Jorge de Lima e Murilo Mendes. Mas como salienta Tenório Telles acaba por se identificar com a vertente mais experimental da literatura brasileira. Sua pesquisa formal revela, além do cuidado com os processos de elaboração, uma preocupação dos destinos da arte na América Latina, o que explica sua posição atuante. A partir disso, é possível compreender o papel do neobarroco em sua poesia. Como Irlemar Chiampi fez com relação à literatura de Lezama Lima, Severo Sarduy, dentre outros importantes autores latino-americanos, procuramos neste trabalho entender o de um tempo que aprofunda a questão da modernidade e da arte e como esta se engendra na confluência da cultura europeia e das culturas autóctones aqui subjugadas, resultando em civilizações para as quais o projeto iluminista restou impossível ou inacabado. Este estudo investiga o neobarroco, definida como arte pósutópica e analogia das formas contemporâneas com a representação seiscentista, salientando como esta questão estética se apresenta na arte do poeta amazonense, marcadamente influenciado por Ezra Pound, para o qual o poeta é, sobretudo, um sismógrafo do seu tempo. Por fim, elaboramos uma antologia sob o lastro estético acima mencionado. Palavras-chaves: barroco, alegoria, poesia concreta, poesia neobarroca.
Abstract: Aníbal Beça was poet, translator, composer, playwright and journalist. He is began his literary career in the 60s, in the gloomy context of dictatorship and after the unrest and rebellion that characterized the Clube da Madrugada, a landmark of modernist renovation in Amazonas, appeared under the influence of the generation of 45 and spiritualistic tendency, represented by Jorge de Lima and Murilo Mendes. But as pointed Tenorio Telles ends up identifying with the more experimental side of Brazilian literature. His formal survey reveals, beyond the careful processes of elaboration, a concern of art destinations in Latin America, which explains its active position. From this it is possible to understand the role of the neo-baroque in his poetry. How Irlemar Chiampi made with respect to Lezama Lima literature, Severo Sarduy, among other important Latin American authors, in this paper we seek to understand what a time it deepens the question of modernity and art and how it engenders the confluence of European culture and indigenous cultures subjugated here, resulting in civilizations for which the Enlightenment project was left unfinished or impossible. This study investigates the neo-baroque, defined as post-utopian and analogy of contemporary art forms with the seventeenth-century representation, pointing out how this aesthetic question presents itself in the art of Amazonian poet, markedly influenced by Ezra Pound, for which the poet is primarily a seismograph of his time. Finally, we elaborate an anthology under the aforementioned aesthetic ballast. Keywords: baroque, allegory, concrete poetry, neo-baroque poetry.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1886
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O NEOBARROCO NA POESIA DE ANÍBAL BEÇA.pdf952,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons