DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDácio, Gabriela Mavignier-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T16:07:57Z-
dc.date.issued2014-04-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1885-
dc.description.abstractIn the second half of the eighteenth century popped out in Portugal some publications about the treatise on dancing which were created in order to assist those who wanted to learn to dance , whereas the new society that was being formed, excel by the knowledge of artistic expression, in this case dancing, and should know to perform it gracefully and perfectly. This research is dedicated to the study of the book: Method or Explication to learn to dance the quadrille perfectly, written by Julio Severin Pantezze and published in Lisbon in 1761. The preference for this work was given by the spatial displacements presented with elements that can be used in current choreographic compositions, narrowing the relationship of the eighteenth century dance with the contemporary artistic manifestations. To the reader may understand the method was made an update to the contemporary Portuguese, the same was made with some notes that could cause doubts to the readers. Words and citations that are not common were detailed and referenced. Keywords: Julio Pantezze Severin; The eighteenth century dance ; Body movement; Spatial displacements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJulio Severin Pantezzept_BR
dc.subjectDança no século XVIIIpt_BR
dc.subjectMovimentação corporalpt_BR
dc.subjectDeslocamentos espaciais.pt_BR
dc.titleMétodo ou explicação para aprender com perfeição a dançar as contradanças, de Julio Severin Pantezze : edição atualizada, anotada e comentadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:07:57Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, James Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8292008043500032pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895122746425486pt_BR
dc.description.resumoNa segunda metade do século XVIII surgiram em Portugal publicações de tratados de dança que tinham o intuito de auxiliar aqueles que queriam aprender a dançar, uma vez que a nova sociedade que estava sendo constituída primava pelo conhecimento das expressões artísticas, neste caso a dança, e deveria saber desempenhá-la com graça e perfeição. A presente pesquisa dedica-se ao estudo do Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição a dançar as Contradanças, escrito por Julio Severin Pantezze e publicado em Lisboa em 1761. A preferência por esta obra se deu pelos esquemas de deslocamentos espaciais apresentados, com elementos que pode ser utilizados em composições coreográficas atuais, estreitando a relação da dança do século XVIII com as manifestações artísticas contemporâneas. Para que o leitor contemporâneo possa compreender o Método foi feita atualização para o português contemporâneo, assim como anotações em termos que poderiam causar alguma dúvida aos leitores. Palavras e citações que não são de uso comum foram detalhadas e referenciadas. Palavras-Chave: Julio Severin Pantezze; Dança no século XVIII; Movimentação corporal; Deslocamentos espaciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesEdições de Tratados BONEM, N. J., Tratado dos principaes fundamentos da Dança, Coimbra: na Officina dos Irmãos Ginhoens, 1767. Facsímile da Biblioteca Nacional de Portugal, CDU 78, cota RES. 3896 P. CABREIRA, J. T., Arte de Dançar a’ franceza, Lisboa: na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1760. Facsímile da Biblioteca Nacional de Portugal, cota RES. 3717 P. RAMEAU. Abbregé de la Nouvelle Méthode dans l'Art d'Érire ou de Tracer toutes aortes de Dunsos de Ville (Traité de la Nouvelle Choreographie) Paris: Chez l'Auteur, 1725. PANTEZZE, J. S., Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição a dançar as Contradanças, Lisboa: na officina de Francisco Luiz Amenol, 1761. Facsímile da Biblioteca Nacional de Portugal, CDU 78, cota: M. 423//5 V. Livros ANDERSON, Jack. Dança. Tradução portuguesa de Maria da Conceição Ribeiro da Costa. Publicação: Lisboa; São Paulo : Editorial Verbo, 2009. BECKFORD, William. Diário de William Beckford em Portugal e Espanha. Introd. e notas Boyd Alexander; trad. e pref. João Gaspar Simões.3.ed. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009. BLUTEAU, D. Raphael. Diccionario Da Língua Portugueza. Reformado, e accrescentado Por António de Moraes Silva. Lisboa: Officina De Simão Thaddeo Ferreira, 1789. BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2 ed. São Paulo: Martins Editora, 2001. BRANCO, Camilo Castelo. Noites de Insomnia, Offerecidas a quem não póde Dormir (Complete): Volume 1. Egito: Library of Alexandrina,1929. CAMINADA, Eliana. História da dança: Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. CAIRON, Antonio. Compendio de Las Principales Reglas Del Baile: Traduzido Del francês por Antonio Cairon, y aumentado de uma explicacion exacta, y método de ejecutar la mayor parte de los bailes cononcidos em Espanã, tanto antiguos como modernos. Madrid: Inprenta de Repulles, 1820. COMPAN, C., Dictionnaire de Danse, Paris, 1787. KÖHLER, Karl. História do vestuário. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 91 LANGE, Francisco Curt. (Apêndice) ―A música em Minas Gerais: um informe preliminar‖. Rio de Janeiro: Boletim Latino-Americano de Música, 1946. In: MOURÃO, Rui. O alemão que descobriu a América. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1990. MICHAUT, Pierre. História do ballet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. MINGUET Y YROL, P. Quadernillo curioso, de veinte contradanzas nuevas, escritas de todas quantas maneras se han inventado hasta aora; tienen la música muy alegre, y con su baxo: compuestas por Pablo Minguet. Madrid: Imprenta del autor, 1757. MONTEIRO, M., Cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo FAPESP, 2006. MONTEIRO, M., Dança Popular: Espetáculo e devoção. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011. ORDONHEZ, Diogo de Toledo Lara. [1898-99]. Lista das pessoas que entraram nas funções principais de agosto de 1790 [seguida pela] Crítica das Festas. [transcrição] Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, v. 4, 1898-1899, p. 219-242. PALMER, Richard. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 2006. PESTELLI,G.(Coord). Storia dell’ Opera italiana. Turim: EDT/MUSICA, 1988. Parte II/Sistemi I, v.5, La Spettacolaritá, p.177 – 306 PINTO, Luiz Maria da Silva. Diccionario da lingua brasileira. Ouro Preto: Typographia de Silva, 1832. RUDERS, Carl Israel. Viagem em Portugal: 1798-1802. I Reimpressão. Ministério da Cultura. Lisboa: Biblioteca Nacional: 2002. SASPORTES, J.; RIBEIRO, A. P. Sínteses da Cultura Portuguesa: História da Dança. Portugal: Europalia91, 1990. SILVA, Inocêncio Francisco da. Dicionário bibliográphico portuguez: estudos de Inocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Lisboa, Imprensa Nacional, 1973, tomo I, II e VI. SILVA, Inocêncio Francisco da. Dicionário bibliográphico portuguez: estudos de Inocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Lisboa, Imprensa Nacional, 1860, tomo V. TINHORÂO, José Ramos. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo: Editora 34, 2000. ZAMBONI, Sílvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 2 ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2001. 92 Artigos e demais trabalhos acadêmicos ABREU, Márcia. O controle à publicação de livros nos séculos XVIII E XIX: Uma outra visão da Censura. Revista de História e Estudos Culturais. Vol. 4 Ano IV. Nº 4. Dez. 2007. AMIM, Péricles Vanzella. A ascensão do corpo no século XIX: a dança e as regras de conduta femininas na corte do Segundo Reinado. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: São Paulo, julho 2011 ARANHA, Raquel da Silva. A dança na Corte e os Balés nas Óperas de Portugal no século XVIII: Aspectos da presença de elementos franceses no ambiente cultural português. Dissertação para obtenção do título de Mestre em música, apresentada ao Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas, 2010. DUARTE, A. C. P. S., Uma Coleção Particular sobre Dança. Inventário, estudo e Comunicação. Dissertação para obtenção do título de Mestre em Museologia, apresentada a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2011. GUIMARÃES, D. T. R., História da Dança em Portugal. Dos pátios das Comédias à fundação do Teatro São Carlos. Dissertação de Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança, apresentada à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, v. I/II, 1996. LOUSADA, Maria Alexandre. Sociabilidades Mundanas em Lisboa: Partidas e Assembleias, C. 1760-1834. Monografia apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1998. (Monografia) SEVERINO, Isa Margarida Vitória. A escola nova cristã e política de Francisco Luís Ameno: edição e estudo de aspectos linguísticos e pedagógicos. Dissertação para obtenção do título de mestre em Ensino da Língua Portuguesa, apresentada a Universidade de Aveiro, 2005. Arquivos Eletrônicos BRANSCOMBE, Peter; CHAPMAN, Clive. Pantomime. Grove Music Online. Oxford Music Online.Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/20834>. Acesso em: 2 jul. 2013. BRITO, Manuel Carlos De. Avondano, Pedro António. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/01603> Acesso em: 18 jul. 2013. BURFORD, Freda; DAYE, Anne. Contredanse. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/06376> Acesso em: 04 jul. 2013. COSTONIS, Maureen Needham. La Fontaine. The New Grove Dictionary of Opera. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: 93 <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/O005147>. Acesso em: 2 jul. 2013. FENLON, Iain; MACCLINTOCK, Carol. Beaujoyeux, Balthasar de. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/02430>. Acesso em: 16 jul. 2013. FERRIOL, Bartolomé. Reglas utiles para los aficionados a danzar. 1745. Disponível em: <http://imslp.org/wiki/Reglas_utiles_para_los_aficionados_a_danzar_(Ferriol,_Bartolom%C3%A9)> Acesso em: 2 jul. 2012. HOWELL, Almonte; RUSSELL, Craig H. Minguet y Yrol, Pablo. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em:<http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/18733> Acesso em: 23 mai. 2014. LITTLE, Meredith Ellis. Minuet. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/18751> Acesso em: 23 jul. 2013. LITTLE, Meredith Ellis; CUSICK,Suzanne G. Courante. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/06707.> Acesso em: 23 jul. 2013. LUPER, Albert T.; FERREIRA, Manuel Pedro. Vicente, Gil. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Diponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/29291> Acesso em: 17 jul. 2013. MINGUET, I., Arte de Danzar a la Franceza, Madrid, 1737. Disponível em: <http://memory .loc.gov/cgibin/ampage?collId=musdi&fileName=118/musdi118.db&recNum=2> Acesso em: 14 dez. 2013 NOVERRE, J.G., Lettres sur la Danse et sur Les Ballets, Lyon, 1760. Disponível em: <http://openlibrary.org/b/OL23418202M/Lettres_sur_la_ danse_et_sur_les_ballets> Acesso em: 9 jun. 2012. TORRES, João Romano. Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume VI, págs. 108-111. Disponível em: <http://www.arqnet.pt/dicionario/rcolnob.html> Acesso em: 02 jul. 2013. RAMEAU, P., Le Maître a danser, Paris, 1725. 1.2. Documentos Virtuais Manuscritos P-VV Gprática117 pertencente à Biblioteca do Paço Ducal de VilaViçosa.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons