DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Juliana Maria Silva de-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T15:30:31Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1883-
dc.description.abstractDans ce travail nous intéressons la relation entre la mémoire, fiction et témoignage en les oeuvres artistiques et littéraires de Rodrigo de Souza Leão, a la lecture d'oeuvres Todos os cachorros são azuis (2008), Me roubaram uns dias contados (2010) et O esquizóide: coração na boca (2011). Documents biographiques sur l'auteur nous permettent d'établir des connexions entre le factuel et fictionnel enreg istrée en ses oeuvres littéraires. Les personnages des romans et les actions qui font l'objet de reproduire, dans une certaine mesure, certains des attributs et des événements particuliers vécus par l'écrivain. L'hypothèse d'un projet autoficcional nous sem blons donc valable, justifiant ainsi différents degrés de relation entre l'oeuvre littéraire et son créateur. Une situation similaire est observée en la production visuelle signée par l'auteur de “ Todos os cachorros são azuis (2008). La relation avec l' id éea de la mort, la peur et le sentiment de l'enceinte causée par l'hôpital des cliniques psychitriques sont des thèmes qui se déplacent entre les domaines artistique et littéraire. Compte tenu de cette toile de relations de sens, nous concentrâmes sur l'ét ude de le degré de parenté entre les productions littéraires et artistiques visuels publiés par Rodrigo de Souza Leão par un aperçu général de son projet littéraire visuel dont les caractéristiques générales sont situés dans les titres de la littérature brésilienne qui dépeignent l'expérience de l'incarcération psychiatrique. MOTS CLÉS: Rodrigo de Souza Leão la littérature brésilienne fiction autobiographique autofiction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRodrigo de Souza Leãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFicção autobiográficapt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.titleFicção e arte à beira-morte: estudo lítero-visual da obra de Rodrigo de Souza Leãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T15:30:31Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee4Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em a rticular as relações entre biografia , ficção e testemunho na obra artístico literária de Rodrigo de Souza Leão, a partir da leitura das obras Todos os cachorros são azuis (2008), Me roubaram uns dias contados (2010) e O esquizoide: coração na boca ( Os registros biográficos acerca do autor nos permitem estabelecer algumas conexões entre o factual e o fictício registrado em suas obras literárias. As personagens dos romances e as ações a que são submetidas reproduzem, em certa medida, alguns dos atributos individuais e dos eventos experimentados pelo escritor. A hipótese de um projeto autoficcional nos parece, portanto, válida, jus tificando, assim, diferentes graus de parentesco entre a obra literária e seu criador. Situação semelhante se observa na produção visual assinada pelo autor de Todos os cachorros são azuis (2008 ). A relação com a ideia de morte, o medo e a sensação de clau sura provocada pelas internações em clínicas psiquiátricas são temas que transitam entre os suportes artístico e literário . Considerando essa teia de relações de sentido, investiga se adicionalmente o grau de parentesco entre as produções literária e artís tico visual de au toria de Rodrigo de Souza Leão através de um esboço geral de seu projeto lítero visual cujas características gerais o situam no bojo da tradição li terária brasileira que tem por mote a experiência de clausura psiquiátrica. PALAVRAS CHAV E: Rodrigo de Souza Leão; literatura brasileira; ficção autobiográfica; autoficção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz : o arq uivo e a testemunha (Homo Sacer III). Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008. ______. O autor como gesto. In: Profanações . São Paulo: Boitempo, 2007. p. 55 63. BARRAL, Gislene. Vozes da loucura, ecos na literatura. Estudos de Literatura Brasil eira Contemporânea , n. 12, Brasília, março/abril de 2001. p. 13 38. Disponível em: <http://www.gelbc.com.br/pdf_revista/1202.PDF>. Acesso em: 25 ago. 2013. BARRETO, Lima. O cemitério dos vivos . São Paulo/Rio de Janeiro: Editora Planeta do Brasil/Fundação B iblioteca Nacional, 2004. ______. Diário do hospício ; O cemitério dos vivos . São Paulo: Cosac. Naify, BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua . Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. CALABRESE, Omar. A intertextualid ade em pintura. In: Como se lê uma obra de arte . Lisboa: Edições 70, 1998. CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. A concepção do autor em Bakhtin, Barthes e Foucault. Signum : Estudos da Linguagem, Londrina, v.11, n.2, p. 67 81, dez., 2010. CAVALIERE, Arlete; VÁSS INA, Elena (orgs.). Teatro russo : literatura e espetáculo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. COLONNA, Vincent. Autofictions & autres mythomanies littéraires . Auch: Tristram, 2004. DOUBROVSK Y , Serge. Fils . Paris: Galilée, EMMERLING, Leonhard. Jean Mi chel Basquiat (1960 1988)1988): a força explosiva das ruas Trad. Constança Paiva Boléo Santana. Lisboa: Taschen, 2003. FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica . 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. ______. A escrita de si. In: O que é um autor? 7. ed. Lisboa: Vega, 2009 ______. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002 . p. 232 267 . (Ditos & Escritos vol. ______. O que é um autor? In: Estética : literatura e pintu ra, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264 298. (Ditos e Escritos vol. III). FRALETTI, Paulo. Considerações sobre a arte dos alienados e dos artistas modernos. São Paulo: Oficinas Gráficas do Departamento de Assistência a Psic opatas, 1955. (Biblioteca Nacional Seção de Iconografia). GASPARINI, Philippe. Autofiction : une aventure du langage. Paris: Seuil, HARRISON, Charles; FRASCINA, Francis; PERRY, Gill. O expressivo e o expressionista. In: Primitivismo, cubismo, abstra ção : Começo do séc. XX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. HERCULANO, Alexandre. O bobo . São Paulo: Saraiva, Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000305.pdf >. Acesso em: 11 nov. 2013. 109 HIDALGO, Luciana. HIDALGO, Luciana. Autoficção brasileira:Autoficção brasileira: influências francesas, indefinições teóricas. influências francesas, indefinições teóricas. Alea Alea [online]. Rio de Janeiro, vol. 15, n. 1, p. 218[online]. Rio de Janeiro, vol. 15, n. 1, p. 218--231, jan. 231, jan. –– jun. 2013.jun. 2013. ______. ______. A loucura e a urgência da escrita. A loucura e a urgência da escrita. AleaAlea [online]. [online]. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008a, vol.10, 2008a, vol.10, n. 2, p. 212n. 2, p. 212--226. ISSN 1517226. ISSN 1517--106X.106X. ______. ______. LiLiteratura da urgênciateratura da urgência: Lima Barreto no domínio da loucura. São Paulo: : Lima Barreto no domínio da loucura. São Paulo: Annablume, 2008b.Annablume, 2008b. KLINGER, KLINGER, Diana. Diana. Escritas de si e escritas do outroEscritas de si e escritas do outro: autoficção e etnografia na : autoficção e etnografia na literatura latinoliteratura latino--americana contemporânea. americana contemporânea. 2006. 204f. Tese (D2006. 204f. Tese (Doutorado em Literatura outorado em Literatura CompaComparada. rada. Curso de PósCurso de Pós--Graduação em LetrasGraduação em Letras)), Faculdade de Letras, Universidade do , Faculdade de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ______. ______. Escrita de si como performance. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura ComparadaRevista Brasileira de Literatura Comparada, , n. 12, 2008. p. 11n. 12, 2008. p. 11--30.30. KRAPP, Juliana. Rodrigo de So KRAPP, Juliana. Rodrigo de Souza Leão fala sobre seu novo livro. uza Leão fala sobre seu novo livro. Jornal do Brasil Jornal do Brasil Online. Online. Matéria publicada em 03 dez. 2008 (atualizada em 24 out. 2011). Disponível Matéria publicada em 03 dez. 2008 (atualizada em 24 out. 2011). Disponível em: <em: <http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2008/12/03/rodrigohttp://www.jb.com.br/cultura/noticias/2008/12/03/rodrigo--dede--souzasouza--leaoleao--falafala--sobresobre--seuseu--novonovo--livro/livro/>. Acesso em 17 ou>. Acesso em 17 out. 2013.t. 2013. LEJEUNE, Philippe. LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográficoO pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita : de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes, Belo Horizonte: Editora Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.UFMG, 2008. MIRANDA, Wander Melo. A ilusão autobiográfica. In: MIRANDA, Wander Melo. A ilusão autobiográfica. In: Corpos EscritosCorpos Escritos: Graciliano : Graciliano RRamos e Silviano Santiago. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009. p. 25amos e Silviano Santiago. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009. p. 25--41.41. RANCIÈRE, Jacques. RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estéticoO inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: . Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.Ed. 34, 2009. SCHAPIRO, Meyer. SCHAPIRO, Meyer. A unidade da arte de PicassoA unidade da arte de Picasso. São Paul. São Paulo: Cosac & Naify Edições, o: Cosac & Naify Edições, 2002.2002. SOUZA, SOUZA, Eneida Maria. Eneida Maria. Janelas IndiscretasJanelas Indiscretas: Ensaios de crítica biográfica. Bel: Ensaios de crítica biográfica. Belo o Horizonte: Editora UFMG, 2011.Horizonte: Editora UFMG, 2011. SOUZA LEÃO, Rodrigo de. SOUZA LEÃO, Rodrigo de. Há flores na pele.Há flores na pele. Rio de Janeiro: VirtualBooks, 2001. Rio de Janeiro: VirtualBooks, 2001. Disponível em: Disponível em: <http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/Ha_Flore<http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/Ha_Flores_Na_Pele.htm>. Acesso s_Na_Pele.htm>. Acesso em: 13 nov 2011.em: 13 nov 2011. ______. ______. Todos os cachorros são azuisTodos os cachorros são azuis. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.. ______. ______. Me roubaram uns dias contadosMe roubaram uns dias contados. Rio de Janeiro: Record, 2010.. Rio de Janeiro: Record, 2010. ______. ______. O EsquizoideO Esquizoide: coração na boca. Rio de Janeiro: Record, 2011: coração na boca. Rio de Janeiro: Record, 2011aa.. ______. ______. Tudo Tudo vai ficar vai ficar da cor que você quiser. da cor que você quiser. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 20112011bb.. ______. ______. Carbono pautadoCarbono pautado: : memórias de um auxiliar de escritóriomemórias de um auxiliar de escritório. Rio de Janeiro: . Rio de Janeiro: Record, 2013Record, 2013.. ______. ______. BiografiaBiografia. Disponível em. Disponível em:: <http://www.rodrigodesouzaleao.com.br>. Acess<http://www.rodrigodesouzaleao.com.br>. Acesso o emem: 10 mar. 2012.: 10 mar. 2012. ______ ______. . LowcuraLowcura (blogue). Disponível em(blogue). Disponível em:: <http://lowcura.blog<http://lowcura.blogspot.com/>. Acesso emspot.com/>. Acesso em:: 23 23 abr. 2012.abr. 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FICÇÃO E ARTE à BEIRA-MORTE ESTUDO LITERO-VISUAL DA OBRA DE RODRIGO DE SOUZA LEÃO.pdf6,76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons