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Título: Ficção e arte à beira-morte: estudo lítero-visual da obra de Rodrigo de Souza Leão
Autor(es): Sá, Juliana Maria Silva de
Orientador(es): Cavalheiro, Juciane
Palavras-chave: Rodrigo de Souza Leão;Literatura brasileira;Ficção autobiográfica;Autoficção
Data do documento: 14-Fev-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho consiste em a rticular as relações entre biografia , ficção e testemunho na obra artístico literária de Rodrigo de Souza Leão, a partir da leitura das obras Todos os cachorros são azuis (2008), Me roubaram uns dias contados (2010) e O esquizoide: coração na boca ( Os registros biográficos acerca do autor nos permitem estabelecer algumas conexões entre o factual e o fictício registrado em suas obras literárias. As personagens dos romances e as ações a que são submetidas reproduzem, em certa medida, alguns dos atributos individuais e dos eventos experimentados pelo escritor. A hipótese de um projeto autoficcional nos parece, portanto, válida, jus tificando, assim, diferentes graus de parentesco entre a obra literária e seu criador. Situação semelhante se observa na produção visual assinada pelo autor de Todos os cachorros são azuis (2008 ). A relação com a ideia de morte, o medo e a sensação de clau sura provocada pelas internações em clínicas psiquiátricas são temas que transitam entre os suportes artístico e literário . Considerando essa teia de relações de sentido, investiga se adicionalmente o grau de parentesco entre as produções literária e artís tico visual de au toria de Rodrigo de Souza Leão através de um esboço geral de seu projeto lítero visual cujas características gerais o situam no bojo da tradição li terária brasileira que tem por mote a experiência de clausura psiquiátrica. PALAVRAS CHAV E: Rodrigo de Souza Leão; literatura brasileira; ficção autobiográfica; autoficção.
Abstract: Dans ce travail nous intéressons la relation entre la mémoire, fiction et témoignage en les oeuvres artistiques et littéraires de Rodrigo de Souza Leão, a la lecture d'oeuvres Todos os cachorros são azuis (2008), Me roubaram uns dias contados (2010) et O esquizóide: coração na boca (2011). Documents biographiques sur l'auteur nous permettent d'établir des connexions entre le factuel et fictionnel enreg istrée en ses oeuvres littéraires. Les personnages des romans et les actions qui font l'objet de reproduire, dans une certaine mesure, certains des attributs et des événements particuliers vécus par l'écrivain. L'hypothèse d'un projet autoficcional nous sem blons donc valable, justifiant ainsi différents degrés de relation entre l'oeuvre littéraire et son créateur. Une situation similaire est observée en la production visuelle signée par l'auteur de “ Todos os cachorros são azuis (2008). La relation avec l' id éea de la mort, la peur et le sentiment de l'enceinte causée par l'hôpital des cliniques psychitriques sont des thèmes qui se déplacent entre les domaines artistique et littéraire. Compte tenu de cette toile de relations de sens, nous concentrâmes sur l'ét ude de le degré de parenté entre les productions littéraires et artistiques visuels publiés par Rodrigo de Souza Leão par un aperçu général de son projet littéraire visuel dont les caractéristiques générales sont situés dans les titres de la littérature brésilienne qui dépeignent l'expérience de l'incarcération psychiatrique. MOTS CLÉS: Rodrigo de Souza Leão la littérature brésilienne fiction autobiographique autofiction.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1883
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

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