DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1876
Título: Narrativas Sateré-Mawé : oralidade e dramatização
Autor(es): Nascimento, Dilce Pio
Orientador(es): Aleixo, Marcos Frederico Krüger
Palavras-chave: Narrativas;Sateré-Mawé;Teatro;Oralidade
Data do documento: 15-Jul-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta a produção de quatro textos teatralizados, baseados nas narrativas orais Sateré-Mawé contidas no livro “As bonitas histórias Sateré-Maué” de Henrique Uggé. Para concretização desta pesquisa foi necessário estudar o texto oral a partir da performance da presença da voz humana, como parte constituinte do texto literário. De forma panorâmica, discorreu-se sobre a presença da etnia Sateré-Mawé, no Baixo Amazonas bem como a imagem que se fez do índio, no século XIX, até o próprio reconhecimento do índio sateré ao inserirse no contexto atual. Também se estudou as narrativas, dialogando com pensamentos literários, filosóficos e antropológicos para atribuir-lhe um caráter científico. Finalmente, reflete-se sobre a teatralização das narrativas Sateré-Mawé e o processo de criação desses textos na linguagem teatral. Ao recriar o espaço de enunciação das narrativas e ressignificá-las na linguagem teatral, busca-se o prazer estético e o resgate da memória. Esta pesquisa tem como principais bases teóricas os estudos sobre a concepção de mito nos estudos de Barthes (2012), as narrativas primitivas a partir das análises de Lévi-Strauss (1986), Os estudos de Paul Zumthor (1997, 2007) que traz uma ampla abordagem teórica sobre a literatura oral. Um dos conceitos tratados é o da performance que é, na concepção deste autor, a competência de um sujeito que sabe fazer, sabe dizer e sabe ser no tempo e no espaço específico para sua execução, bem como os estudos de Walter Benjamin (1994), no ensaio “O Narrador” no qual analisa aquele que seria o verdadeiro narrador, ou seja, aquele homem que sabe dar conselhos. E, somente aquele que mais se aproximar dos narradores orais é o narrador por excelência porque troca experiência com o público. PALAVRAS-CHAVE: Narrativas. Sateré-Mawé. Teatro. Oralidade.
Abstract: This works presents the production of the four dramatized texts based on the oral narratives of Sateré-Mawé taken from the book `The beautiful Stories of Sateré-Mawé.’ In oder to make this research more concrete it was necessary to study the oral texts for the performances of the witness of the human voice as the principal part of the literary text. Talking from the panoramic point of view about the presence of the ethnic group of Sateré- Mawé who live at the bottom of the Amazona as well as the image made of the Indian in the 19th century until it had its won recognition as Sateré Indian while it became the part of the current context. Also if studied the narrations, dialoguing with the literary, philosophical and anthropological thought as to attribute it a scientific features. Finally it reflects on the dramatization of the narratives of the Sateré-Mawé and the process of the creating the texts in the dramatical language. On creating the articulation of the narratives and offering them new meaning of the theatrical language, seeks for itself the aesthetic pleasure and the regain of memory. This research has important theoretical studies as the bases about the concept of myth in the studies made by Barthes (2012),the primitive studies of the analysis made by Lévi-Strauss (1986), and the studies of Paul Zumthor (1997, 2007) that brings a wide range of approach on the oral literature. One of the concepts dealt, is the performance that is in the concept of this author, the competence of the subject depends on that he knows to do, to say and to be in the space and time at his accomplishment. As the studies of Walter Benjamin (1994), in his rehearsal 'The Narrator' in which he analyses that the true narrator would be the one knows to give advices. And the only one who is closest to the oral narrators is the narrator par excellence because he exchanges experiences with the public. KEY WORDS: Narratives. Sateré-Mawé. Theater. orality (speakig skills).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1876
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NARRATIVAS SATERÉ-MAWÉ ORALIDADE E DRAMATIZAÇÃO.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons