DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Lucila Bonina Teixeira-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T15:12:58Z-
dc.date.issued2013-12-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1874-
dc.description.abstractOnly very recently, infant literature has become noticeable in the Amazonian culture. The objective of this work is to compose an overview of Amazonian infant literature through a survey of authors and works published in the last thirty years. In order to compose this panorama, first of all it was sought to investigate and reflect on the conception of childhood that determines literary production for children and which of those conceptions are more present in the Amazonian production. For this, besides discussing the evolution of the concept of childhood throughout time, it was sought to assess how this evolution influenced the Brazilian literary production for children and how the Amazonian production stands before this broader scenario. Concurrent with the survey of authors and works of Amazonian infant literature, an archival operation took place and composed an archive of the Amazonian infant literature made up of paratexts of children's books, journalistic texts about the launching of such books and biographic texts. The analysis of these documents, supported by theoretical support of the modern biographical critique and by the studies of Gerard Genette about editorial paratexts, aimed at identifying the arguments of the legitimation discourse on the nascent Amazonian infant literature and on the notion of childhood underlying the project of infant literature that has been brought forward in the Amazon. The study that has been carried out shows the predominance of pedagogical trend in regional books, resulting from a conservative conception of childhood. Lastly, the final part of the paper presents the Dictionary of Amazonian Infant Literature as a product of the research and concrete manifestation of the panorama that this work was proposed to do. KEY WORDS: dictionary; Amazonian literature; infant-juvenile literaturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectLiteratura amazonensept_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.titleLiteratura Infantojuvenil: compondo um panorama da produção amazonensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T15:12:58Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Maurício-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Allison Marcos Leão da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862237221241530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1969924945729974pt_BR
dc.description.resumoA literatura infantil apenas muito recentemente tornou-se manifesta na cultura amazonense. O objetivo deste trabalho é compor um panorama da literatura infantil amazonense, fazendo um levantamento de autores e obras publicados nos últimos trinta anos. Para compor tal panorama, buscou-se, em primeiro lugar, investigar e refletir sobre as concepções de infância que determinam a produção literária para a infância e quais dessas concepções estão mais demarcadas na produção amazonense Para isso, além de discutir a evolução do conceito de infância através do tempo, buscou-se verificar como essa evolução influenciou a produção literária brasileira para crianças e como a produção amazonense se posiciona diante deste cenário mais amplo. Concomitantemente ao levantamento de autores e obras da literatura infantojuvenil amazonense ocorreu uma operação arquivística que compôs um arquivo da literatura infantojuvenil amazonense composto por paratextos dos livros infantis, textos jornalísticos sobre o lançamento dos livros e textos biográficos. A análise desses documentos, amparada pelo aporte teórico da crítica biográfica moderna e dos estudos de Gerard Genette sobre paratextos editoriais, buscou identificar os argumentos do discurso de legitimação sobre a nascente literatura infantil amazonense e sobre a noção de infância subjacente ao projeto de literatura infantil que tem sido levado a termo no Amazonas. O estudo feito permite constatar a predominância de uma tendência pedagógica nos livros regionais, decorrente de uma concepção conservadora de infância. Por fim, a parte final do trabalho apresenta o Dicionário de literatura infantojuvenil amazonense como produto da pesquisa e manifestação concreta do panorama que este trabalho se propôs a fazer. PALAVRAS – CHAVE: arquivo; dicionário; literatura amazonense; literatura infantojuvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesRerências ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. ARFUCH, Leonor. A auto/biografia como (mal de) arquivo. In: SOUZA, Eneida Maria de; MARQUES, Reinaldo (orgs). Modernidades alternativas na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. pp. 370-382. _____. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010 ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3.ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora Unesp, 2011. BARROS, Manuela. Editora Valer lança “Coleção Florescer da leitura” no domingo (19). A Crítica. Manaus, 14 de dezembro de 2010. Disponível em http://acritica.uol.com.br/vida/Amazonas-Manaus-Amazonia-Literatura_infantil-Livraria_Valer_0_389961127.html. Acesso em 01/08/12. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Juilo Castanon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. ____. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003. ____. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BESSA, Maria Elisa Souto. Histórias para minha tia dormir. Manaus: Edições Muiraquitã, 2010. DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECAS INFANTO-JUVENIS. Bibliografia brasileira de literatura infantil e juvenil. v.10. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 2002. COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil Contemporâneo. 5ª ed. Barueri, SP: Manole, 2010. _____ . Literatura infantil: história, teoria, análise. São Paulo: Moderna, 2000. _____ . Dicionário Crítico da Literatura Infantil/Juvenil Brasileira 1882-1982. São Paulo: Quíron, 1983. CORACINI, Maria José R. F. A memória em Derrida: uma questão de arquivo e de sobre-vida. In: Cadernos de estudos culturais: Crítica Biográfica, v.1, n.1. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009. pp.125-136. CORRÊA, Neuton. Sonhos de cuirão. Manaus: Valer, 2010. 196 CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1988. DAMASCENO, Maria Luiza. Tia Teté: histórias e lendas amazônicas. Manaus: Edições Governo do Estado, 2012. DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. ENGRÁCIO, Arthur. Poetas e prosadores contemporâneos do Amazonas: súmula biobibliográfica. Manaus: UA, 1994. FARIAS, Elson. O Tupé Voador. Manaus: Valer Editora, 2001. ___ As Aves pedem Ajuda. Manaus: Valer Editora, 2001a ___ O Romance dos Sapos. Manaus: Valer Editora, 2001b ___ Procurando a Noite Verdadeira. Manaus: Valer Editora, 2002 ___ Noite de Viração. Manaus: Valer Editora, 2002a ___ De Mãos Dadas com a Paz. Manaus: Valer Editora, 2002b ___ A História da Inteligência. Manaus: Valer Editora, 2002c ___ O Jovem Tamarindo. Manaus: Valer Editora, 2002d ___ Viajando com o Boto no Fundo do Rio. Manaus: Valer Editora, 2002e ___ A Origem das Estrelas. Manaus: Valer Editora, 2002f ___ Elson Farias: Memórias Literárias. Manaus: Valer Editora, 2006 ___ Manaus do Rio Negro, a capital da floresta. São Paulo: Cortez, 2007 ___ As aventuras do Zezé: os meninos e o professor. Manaus: Valer Editora, 2009. ___ O som das letras. Manaus: Valer Editora, 2010. ___ Elson Farias: o narrador da floresta. Entrevista concedida a Sávio Stoco. Valer cultural, Manaus, v.1, pp. 62-67, 2012. GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009 GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira, 1984. 197 GONÇALVES, Márcia de Almeida. Mestiço, pobre, nevropata: biografia e modernidade no Machado de Assis de Lúcia Miguel Pereira. In: GOMES, Angela de Castro Gomes; SCHMIDT, Benito Bisso (org.). Memórias e narrativas autobiográficas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2009, pp. 191-223 GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. Ed. Rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010. LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira e estudos literários. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 36. Brasília, julho-dezembro de 2010, p.97-110. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007. LEONG, Leyla. Escrevendo histórias para crianças. Valer cultural, Manaus, v.1, pp. 76-77, 2012. MAGALHÃES, Lígia Cademartori. Literatura Infantil Brasileira em formação. In MAGALHÃES, Lígia Cadermatori; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: emancipação e autoritarismo. São Paulo: Ática, 1987. MARQUES, Reinaldo. O que resta nos arquivos literários. In: SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo. Crítica e Coleção. Minas Gerais: Editora UFMG, 2011. pp. 192-203 MELLO, Thiago de. O menino irmão das águas. Manaus: Valer, 2011. MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. São Paulo: Edusp, 2009. MORAIS, Antônio Magalhães. O pescador e a princesa encantada. 2 ed. Manaus: Valer, 2011. NOGUEIRA, Wilson. Formosa a sementinha voadora. Manaus: Valer, 2010. OLIVEIRA, Marta Francisco de. Espaços das subjetividades contemporâneas: o novo território das biografias – Resenha do livro O Espaço Biográfico, de Leonor Arfuch. In: Cadernos de Estudos Culturais – Crítica Biográfica. v.1, nº1, Campo Grande: Ed UFMS, 2009. pp. 173-181 PARREIRAS, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: RHJ, 2009. PEIXOTO, Ana. As frutas do meu quintal. Manaus: Valer, 2010. ___. Histórias de bichos da Amazônia. 2 ed. Manaus: Valer, 2010. 198 ___. Os animais do meu quintal. Manaus: Valer, 2010. ___. Sapos no quintal. Manaus: Valer, 2010. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Roland Barthes: o saber com sabor. São Paulo: Brasiliense, 1985. RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Interação e mediação literária para a infância. São Paulo: Global, ABL, 2011. ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global Editora, 1984. SANDRONI, Laura. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. SILVA, Vera Maria Tieztmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. 2. Ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009. SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: ____ Crítica cult. Belo Horizonte. Belo Horizonte: 2007. p. 105-113 _____. A crítica biográfica. In: ____. Janelas Indiscretas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. pp. 17-25. ____. A biografia: um bem de arquivo. In: _____. Janelas Indiscretas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. pp. 39-51 ZILBERMAN, Regina. O estatuto da literatura infantil. In MAGALHÃES, Lígia Cadermatori; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: emancipação e autoritarismo. São Paulo: Ática, 1987. _____ A literatura infantil na escola. 2ª ed. São Paulo: Global, 1982.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LITERATURA INFANTOJUVENIL COMPONDO UM PANORAMA DA PRODUÇÃO AMAZONENSE.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons