DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1870
Título: A produção camerística para clarineta da década de 40 de Cláudio Santoro
Autor(es): Viana, Abner
Orientador(es): Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Palavras-chave: Aspectos Político-Ideológicos;Estéticas - Composição Musical;Performance -Música de Câmara;Edição e Revisão - Partituras Musicais
Data do documento: 22-Dez-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado A Produção Camerística para Clarineta da Década de 40 de Cláudio Santoro é embasado nas relações do compositor com as mudanças políticas, sociais e geográficas na década de 40 que agiram diretamente sobre sua obra e o instigou a buscar outros recursos e ferramentas de análise e composição com professores que influenciaram sua trajetória musical. E, tem o intuito de contribuir para a pesquisa acadêmica e o enriquecimento do repertório de música brasileira específica para clarineta. Consta nesta pesquisa o contexto histórico-político da primeira metade do século XX; o posicionamento ideológico do compositor; sua trajetória com o grupo Música Viva (suas fases juntamente com o seu mentor H. J. Koellreuter), além de uma abordagem concernente aos problemas da estética e evolução da linguagem musical relacionado à produção musical contemporânea no Brasil; estéticas de composição musical (suas quatro fases); propostas de edições revisadas das cinco peças realizadas em software de editoração de partituras musicais, em que se estabeleceram critérios de revisão e edição fundamentados em estudo prático camerístico, além de elementos interpretativos encontrados na partitura relacionados ao estilo do compositor para uma interpretação coerente. Os procedimentos metodológicos trataram de uma pesquisa interpretativo-performática e histórica em que se buscou conhecer, compreender e explicar as peças propostas nos períodos atonal-dodecafônico do compositor, dando ênfase no repertório da música contemporânea brasileira. As fontes utilizadas durante o período da pesquisa foram os seguintes: pesquisa em literatura musical, entrevistas não padronizadas, pesquisa eletrônica, pesquisa em filmografia e discografia, e edição revisada de partituras. No demais, anexos (partituras, entrevistas e uma síntese biográfica do compositor) e produto (registro sonoro das cinco peças – cd). *Palavras-chave: Aspectos Político-ideológicos; Estéticas de Composição Musical; Performance em Música de Câmara; Edição e Revisão de Partituras Musicais.
Abstract: This study entitled A Chamber Production for the Clarinet in the 1940s by Cláudio Santoro is based on how the composer related to the political, social and geographical changes of the 40s which acted directly on his work and urged him to seek other resources and tools of analysis and composition with teachers who influenced his musical career. This study also aims to contribute to the academic research and the enrichment of the repertoire of Brazilian music written specifically for the clarinet. Also contained in this research are the historical and political context of the first half of the twentieth century, the ideological standing of the composer, his career with the group Música Viva (phases with his mentor H. J. Koellreutter), and an approach to the problems concerning the aesthetic and evolution of musical language related to contemporary musical production in Brazil; the aesthetics of musical composition (in its four phases); proposals for revised editions of the five plays performed in score writing software, in which among the things established were the criteria for reviewing and editing based on practical chamber music study, and interpretive elements found in the scores related to the style of the composer for coherent interpretation. The methodology used was a historical and interpretive-performative research which sought to know, understand and explain the pieces proposed during the atonal-dodecaphonic periods of the composer, emphasizing the repertoire of contemporary Brazilian music. The sources used in the research were the following: musical literature, non-standardized interviews, electronic research, filmography and discography research and revised editions of scores. In others, attachments (sheet music, interviews and a biographical synthesis of the composer) and a product (a recording of five pieces in CD). *Keywords: Political-ideological aspects; Aesthetics of Music Composition, Performance in Chamber Music, Editing and Revision of Music Scores.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1870
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PRODUÇÃO CAMERÍSTICA PARA CLARINETA DA DÉCADA DE 40 DE CLÁUDIO SANTORO.pdf7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons