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dc.contributor.authorTeixeira, Thais Nogueira de Jesus-
dc.date.available2019-12-03T16:49:54Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Thais Nogueira de Jesus. A Contribuição da avaliação no desenvolvimento e na aprendizagem da criança de educação infantil. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1818-
dc.description.abstractThis research has as main objective to understand how the evaluation can collaborate for the integral development and the learning in the Pre-School, considering the subjectivity of each child. This, we specifically sought to recognize the importance of evaluation in pre-school; to identify evaluation as an aid to the learning process and development of children in pre-school; to evaluate the teacher's role in the evaluation process and to highlight the records and evaluation practice in pre-school and at each stage of the child's development. The methodology used in the research was phenomenological, also using a qualitative approach. The instruments of data collection were a observing participation and the semistructured interview, alongside with the records of the field notebook used in the activities of the supervised internship. We used a semi-structured interview with three teachers from each modality of pre-school and with three parents. The research was carried out in the Central South Zone of the city of Manaus - Am, in a School of the Municipal Network. As a result of the interpretations, it has been identified that the evaluation can collaborate for the development and learning of the child if the subjectivity of each of them is taken together, besides considering the critical and creative observation of the activities, of the games and of how the children construct them in their interactions in the everyday life of the classroom. It is recommended that, as the documents point out, evaluation in pre-school is focused on monitoring and recording the development of children, in order to reveal their degree of learning, where it is up to the teacher to follow this process. The research intends to contribute with the reflection about the subject, in the courses of Degree in Pedagogy and in the ambit of the pre-schools, aiming at understanding the evaluation as a means of enhancing the child's action and strengthening their self-esteem, thus constructing a positive representation of itself and that contributes positively in the process of development and learning of the child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPre-Schoolpt_BR
dc.titleA Contribuição da avaliação no desenvolvimento e na aprendizagem da criança de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeContribution of assessment in the development and learning of children in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T16:49:54Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Guiomar Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1591439093179685pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730319073803339pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo central compreender como a avaliação pode colaborar para o desenvolvimento integral e a aprendizagem na Educação Infantil, considerando a subjetividade de cada criança. Desse modo, buscou-se especificamente reconhecer a importância da avaliação na Educação Infantil; identificar a avaliação como auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança de Educação Infantil; avaliar o papel do professor no processo de avaliação e ressaltar os registros e a prática de avaliação na Educação Infantil e de cada etapa do desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Fenomenológica, recorrendo-se também a uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, além dos registros do caderno de campo utilizado nas atividades dos Estágios Supervisionados. Utilizou-se de entrevista semiestruturada com três professores de cada modalidade da Educação Infantil e com três pais. A pesquisa foi realizada na Zona Centro Sul da cidade de Manaus – Am, em uma Escola da Rede Municipal. Como resultado das interpretações identificou-se como a avaliação pode colaborar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança se for levada em conta a subjetividade de cada uma delas, além de considerar a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e de como as crianças as constroem nas suas interações no cotidiano da sala de aula. Recomenda-se que, como apontam os documentos, a avaliação na Educação Infantil esteja voltada para o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, de modo a desvelar seu grau de aprendizagem, onde cabe ao professor acompanhar esse processo. A pesquisa pretende contribuir com a reflexão a respeito do tema, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no âmbito das Escolas de Educação Infantil, visando compreender a avaliação como meio de potencializar a ação da criança e fortalecer sua autoestima, construindo assim, uma representação positiva de si mesma e que contribua efetivamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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