DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1816
Título: Vozes infantis na escola: experiências e saberes sobre ciência a partir das culturas infantis
Título(s) alternativo(s): Children's voices in school: science experiences and knowledge from children's cultures
Autor(es): Dutra, Rosária Jordão
Orientador(es): Noronha, Evelyn Lauria
Palavras-chave: Crianças;Children;Cultura Infantil;Child Culture;Espaço não formal;Non-formal space
Data do documento: 12-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: DUTRA, Rosária Jordão. Vozes infantis na escola: experiências e saberes sobre ciência a partir das culturas infantis. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: Este trabalho intitulado: Vozes infantis na escola: experiências e saberes sobre ciência a partir das culturas infantis, tem por objetivo compreender como se dá a produção de conhecimento por parte das crianças por meio de suas vivências com a escola. Desta feita, procurou-se evidenciar, também, o processo de autoria e produção cultural por parte das crianças, juntamente com seus pares, pois a ideia principal da pesquisa é valorizá-la como um ser que tem conhecimentos próprios. A pesquisa se configura como estudo fenomenológico que tem como princípio a essência das coisas e como são percebidas no mundo. O suporte teórico-metodológico que orienta o trabalho é a Sociologia da Infância, com a compreensão de que as crianças são produtoras de culturas e suas atitudes são investigativas. Tendo como foco central a consideração das crianças como atores sociais de direito que podem e devem ser partícipes do processo investigativo, solicitou-se autorização de seus responsáveis e das crianças. Participaram desta pesquisa 33 crianças e uma professora como sujeitos centrais. O estudo foi realizado em uma escola pública Municipal da cidade de Manaus / AM. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a observação participante e o registro gráfico das crianças. Já os instrumentos de coletas de dados foram o gravador de voz, câmera fotográfica e o diário de campo para registro das crianças com seus pares. Foi possível verificar que a produção de conhecimento das crianças por meio de suas vivências com a escola, acontece quando se constrói um espaço de escuta em sala de aula com elas. Conclui-se que o reconhecimento das crianças no interior dessas instituições ainda se mostra como um objetivo a ser alcançado pelo contexto educacional e acadêmica.
Abstract: This work entitled: Children's voices in school: experiences and knowledge about science from children's cultures, aims to understand how the production of knowledge by children through their experiences with school. This time, we also try to highlight the process of authorship and cultural production by the children together with their peers, since the main idea of the research is to value it as a being that has its own knowledge. The research is configured as a phenomenological study that has as principle the essence of things and how they are perceived in the world. The theoretical-methodological support that guides the work is the Sociology of Childhood, with the understanding that children are producers of cultures and their attitudes are investigative. Having as central focus the consideration of children as social actors of law who can and should be participants in the investigative process, we request the authorization of their parents and children. Thirty-three children and one teacher participated as subjects in the study. The study was conducted at a municipal public school in the city of Manaus / AM. As methodological procedures we used participant observation and the children's graphic record, and the instruments of data collection were the voice recorder, photographic camera and the field diary to register the children with their peers. It was possible to verify that the production of knowledge of the children through their experiences with the school happens when we construct a space of listening in the classroom with them. We conclude that the recognition of children within these institutions still shows itself as a goal to be achieved by the educational and academic context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1816
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vozes infantis na escola - experiências e saberes sobre ciência a partir das culturas infantis.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons