DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1814
Título: Ambiente e educação: uma invenção discursiva
Título(s) alternativo(s): Environment and education: a discursive invention
Autor(es): Rodrigues, Tayana Catunda
Orientador(es): Costa, Mônica de Oliveira
Palavras-chave: Ambiente;Environment;Discurso;Discurse;Foucault
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RODRIGUES, Tayana Catunda. Ambiente e educação: uma invenção discursiva. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo geral investigar os modos de ver e dizer o ambiente no gibi A turma da Mônica - 50 anos a partir da análise discursiva de Michel Foucault. Os objetivos específicos são: Estudar a ferramenta do discurso em Michel Foucault; mapear os modos de ver e dizer o ambiente produzido pelo gibi A turma da Mônica – 50 anos. A coleção Turma da Mônica – 50 anos apresenta cinco almanaques, sendo cinco personagens (um para cada almanaque) que são: Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali e Bidu. Elegemos de forma aleatória o Almanaque do Cascão como empiria. É utilizada a ferramenta do discurso para Michel Foucault, em termos teórico-metodológicos, que nos possibilitou mapear os enunciados que produzem uma ideia de ambiente a partir das características do discurso para esse autor. Desse modo, as categorias de análise não são definidas à priori, mas no desenvolvimento da análise quando utilizamos a ferramenta do discurso. Assim, o almanaque é visto nesse trabalho no sentido pedagógico de ensinar modos corretos de ver e dizer o ambiente. Os enunciados eleitos são: Ambiente poluído e Cuidado com o planeta, ser sustentável. O enunciado Ambiente poluído produz uma ideia de ambiente urbano poluído, que precisa de intervenção, com pessoas vulneráveis, impotentes diante da situação. O enunciado Cuidado com o planeta, ser sustentável produz uma ideia de ambiente que precisa ser pensado para as futuras gerações, com uma boa utilização dos recursos naturais.
Abstract: This monograph has as general objective to investigate the ways of seeing and saying the environment in the comic The group of Monica - 50 years from the discursive analysis of Michel Foucault. The specific objectives are: To study the tool of the speech in Michel Foucault and to map the ways of seeing and saying the environment produced/taught by the comic The group of Monica - 50 years. The collection Turma da Mônica - 50 years presents five almanacs, with five characters (one for each almanac) that are: Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali and Bidu. We randomly chose Cascão Almanac as empiria. Michel Foucault's discourse tool is used in theoretical-methodological terms, which enabled us to map the statements that produce an idea of the environment from the characteristics of the discourse for this author. In this way, the categories of analysis are not defined a priori, but in the development of analysis when we use the tool of Foucault's discourse. Thus, the almanac is seen in this work in the pedagogical sense of teaching correct ways of seeing and saying the environment. The chosen statements are: Polluted Environment and Beware of the planet, be sustainable. The statement Polluted environment produces an idea of polluted urban environment, which needs intervention, with vulnerable people, powerless in the face of the situation. The statement Beware of the planet, being sustainable produces an idea of environment that needs to be thought for future generations, with a good use of natural resources.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1814
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambiente e educação - uma invenção discursiva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons