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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Orismar Simplício da-
dc.date.available2019-12-02T14:04:29Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Orismar Simplício da. O Brincar na estimulação essencial com criança com deficiência visual. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1813-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the importance of playing for the visually impaired child in early stimulation. This research was carried out in a public school specialized in attending blind and low vision children, having as subjects, 01 teacher, 01 mother and 01 child. In addition, we sought to understand how these games are developed with blind or low-vision students in the referred service and what materials are used to develop such activities. It is also worth mentioning that the mutual participation of professionals in the area of health and education is fundamental, it was made explicit how much play contributes to the development of these children. The study was based on the qualitative approach, having the case study and the semi-structured interview as a support tool. Throughout the study period, it was noticed how early stimulation is important for the development of these children and that this care needs to be done in advance so that some visual residue can be preserved that these children can possess and that the play is of paramount importance for the biopsychosocial development of these children, because although these children have some visual limitation they are children and have the right to play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstimulação essencial / precocept_BR
dc.subjectEssential / early stimulationpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.titleO Brincar na estimulação essencial com criança com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativePlay on essential stimulation with visually impaired childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T14:04:29Z-
dc.contributor.advisor1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sebastião Reis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067655877703091pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Cátia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107294537559745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934524992074942pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo intitulado “O brincar na Estimulação Essencial com criança com Deficiência Visual”, teve como objetivo geral compreender a importância do brincar durante a Estimulação Essencial para o desenvolvimento biopsicossocial de criança com deficiência visual. E objetivos específicos: a) discutir a partir da literatura questões relacionadas ao brincar e a Estimulação Essencial com criança com deficiência visual b) identificar as atividades envolvendo o brincar durante as atividades desenvolvidas na Estimulação Essencial; c) analisar a importância da brincadeira para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. O estudo fundamentou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada e observação com registro no diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública especializada em atendimento de crianças cegas e com baixa visão e teve como sujeitos da investigação: 01 professora, 01 mãe e 01 criança. Durante o período do estudo percebeu-se o quanto o atendimento na Estimulação Essencial foi importante para o desenvolvimento da criança. Constatou-se que esse atendimento de apoio especializado precisa ocorrer o mais precoce possível de forma a preservar algum resíduo visual que a criança, ainda dispõe. E que o ato de brincar durante as atividades na Estimulação Essencial contribui para o desenvolvimento biopsicossocial, pois apesar da perda da visão, a mesma tem o direito de brincar como qualquer outra criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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