DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Thaise Dayane Nery-
dc.date.available2019-12-02T13:29:38Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationSOARES, Thaise Dayane Nery. Ensino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridade. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1810-
dc.description.abstractThe present research refers to the interdisciplinary teaching focusing on Teaching Science in Children's Literature. Data were collected at a public school in the city of Manaus, which the regent teacher was interviwed, activity with the students of the 5th year of elementary school and analysis of activities. The goal is to investigate how the teaching of science and children's literature is articulated in class, to analyze the importance of interdisciplinary teaching in the school, if literary books are offered in daily classes, as articulates the interdisciplinary teaching proposals for teaching of science. According to the development and articulation with the theorists, it was possible to understand the need to work in interdisciplinary teaching, even though science has its particularity, as well as children's literature. The possibility of working with science education articulated with children's literature through playfulness, new resources and a more comprehensive and meaningful methodology was also significant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.titleEnsino de Ciências e literatura infantil: uma experiência com a interdisciplinaridadept_BR
dc.title.alternativeChildren's Science and Literature Teaching: An Experience with Interdisciplinaritypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T13:29:38Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.contributor.referee1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Leila Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343470455865429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256885478566460pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa refere-se ao ensino interdisciplinar com enfoque no Ensino de Ciências na Literatura Infantil. Foi feita coleta de dados em uma escola pública da cidade de Manaus, o qual realizou-se entrevista com a professora, atividade com os alunos do 5º ano do ensino fundamental e análise das atividades. O objetivo é investigar como se articula o ensino de ciências e a literatura infantil nas aulas, analisar a importância do ensino interdisciplinar na escola, se os livros literários são ofertados nas aulas cotidianas, como articula-se o interdisciplinar com as propostas didáticas para o ensino de ciências. Conforme o desenvolvimento e a articulação com os teóricos, foi possível compreender a necessidade de trabalhar o ensino interdisciplinar, mesmo compreendendo que a ciência possui sua particularidade, assim como a literatura infantil. Também evidenciou-se a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências articulado com a literatura infantil, por meio da ludicidade, de novos recursos e de uma metodologia mais abrangente e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Railda Fernandes.; BRASILEIRO, Maria do Carmo E.; BRITO, Suerde M. de O. Interdisciplinaridade: Um conceito em construção. Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.- 2004. ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. ARS POETICA EDITORA LTDA. 3º Ed. São Paulo. Papirus, 1994. ANTLOGA, Daiane Christ.; SLONGO, Iône Inês Pinsson. ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: Uma articulação possível e necessária. Unochapecó, 2012. AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1º Ed. PT, 2003. BOSCOLI, Olga Maria de Andrade Pereira. A AÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INOVADORA: a construção coletiva de uma proposta. TRANSVERSAL - Revista Anual do IEDA, v.5, n.5, 2007. BUSH, Timothy. RUPI! – O menino das Cavernas. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1997. BRASIL. Lei 5.682, de 11 Fixa Diretrizes e Bases para o ensino do 1º e 2º graus. de agosto de 1971. In Legislação Fundamental, organiz. Pe. José Vasconcelos, Rio de Janeiro, 1971. BRASIL, Ministério do Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF, Base Nacional Comum Curricular Educação é a Base, 2017. CHIZZOTTI, Antonio. (2013). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis/RJ: Vozes. DELGADO, Ana Cristina; MULLER, Fernanda. Tempos e Espaços das Infâncias. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.5-14, Jan/Jun 2006. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. INTERDISCIPLINARIDADE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) - Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n.6, - abr. 2015 FIDALGO, Lucia. Pedro Menino Navegador. Editora: Manati, 2012. FORTUNATO, Raquel; CONFORTIN, Renata; SILVA, Rochele Tondello da. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Vol. 8, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9º Ed. – Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. _______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. _______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 23º Ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2008. GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.1,n.1,1997.Disponível:https://www.researchgate.net/publication/250988766_Algumas_notas_sobre_pesquisa_qualitativa_e_fenomenologia> - Acesso: 28 de outubro de 2018. GOMES, Alexandre de Castro. CONDOMINIO DOS MONSTROS. Ed: 1º, 2010. GONZAGA, Amarildo Menezes. Reflexões sobre o Ensino de Ciências. 1º Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013. GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. ANIMA EDUCAÇÃO-EAD. BH, 2014. GREGORIN FILHO, José Nicolau Gregorin. LITERATURA INFANTIL: Múltiplas linguagens na formação de leitura. – São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. GROTO, Sílvia Regina. LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Natal/RN, 2012. MANAUS. Projeto Político Pedagógico – EMERF Anastácio Assunção. 2017. LIBÂNIO, José Carlos. Didática – São Paulo: Cortez, 1994. OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE A PESQUISA QUALITATIVA: TIPOS, TÉCNICAS E CARACTERÍSTICAS. Travessia. Cascavel, PR, 2008. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/viewFile/3122/2459 Acessado em: 28/10/2018 PIASSI, Luis Paulo de Carvalho; ARAUJO, Paula Teixeira. A literatura infantil no ensino de Ciências: propostas didáticas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Edição SM, São Paulo, 2012. PILETTI, Nelson. Aprendizagem: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2013. PINTO, Antônia Aurélio.; FERREIRA, Júlio César David.; RABONI, Paulo César de Almeida. ENSINO DE CIÊNCIAS, LEITURA E LITERATURA. 2010. PRESCOTT, Simon. NUMA NOTE MUITO, MUITO ESCURA. Ed. 1º, PUBLIFOLHA, 2010. RAO, Sirish; SHYAM, Bhaiiu. Como Eu Vejo as Coisas. Ed: 1º - Gaia, 2012. RIBEIRO, Verenice Leite; LUCAS, Constança de Almeida. A Galinha e a Pata e diferentes. Ed: 1º, Atual, 2008. SALLES, Gilsani Dalzoto. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: Ibpex, 2007. SILVA, Carlos Alberto. A leitura dos contos de fada e sua influência na formação e educação da criança pré-escolar nos centros municipais de educação infantil no município do Recife-PE. Julio 2016, Vol. 3 Nro. 1 - Disponível:file:///C:/Users/ACER%208.1/Downloads/DialnetALeituraDosContosDeFadaESuaInfluenciaNaFormacaoEEd-5762980.pdf Acesso em: 26/11/2018. SOUSA, Mauricio de. Saiba Mais! Com A Turma Da Mônica: Ciências E Energia. Editora: Panini, 2012. SOUZA, Renata Junqueira de.; FEBA, Berta Lúcia Tagliari. Leitura Literária na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualificativa em educação. 1º Ed. – 23. Reimpr- São Paulo: Atlas, 2015. ZIGG, Ivan. A tampa do céu. Editora: Salamandra, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons