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Título: A Produção da infância: é preciso transver as brincadeiras infantis
Título(s) alternativo(s): Childhood production: it is necessary to overcome children's play
Autor(es): Silva, Síngrid da Silva e
Orientador(es): Costa, Mônica de Oliveira
Palavras-chave: Infância;Childhood;Discurso;Discourse;Brincadeiras;Games
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Síngrid da Silva e. A Produção da infância: é preciso transver as brincadeiras infantis. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: A problematização da produção da infância pelas brincadeiras infantis é o foco principal deste trabalho. Para tanto, os objetivos específicos são: mapear a brincadeiras utilizadas em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e, descrever as ideias de infância produzidas por essas brincadeiras utilizadas pelos professores dos CMEI. Tomamos os estudos do discurso de Michel Foucault (1996) como ferramentas teórico-metodológicas, pois assumimos que os discursos que constituem e/ou atravessam as brincadeiras infantis produzem ideias de infância ditas como verdadeiras e naturais. No primeiro capítulo, narram-se as brincadeiras que fizeram parte de minha infância, estabelecendo uma aproximação com alguns conceitos de infância presentes na literatura. Esta narrativa é construída a partir da discussão dos conceitos de enunciado, discurso e pedagogização. No segundo capítulo apresentamos as brincadeiras infantis presentes em dois CMEI onde realizei dois estágios supervisionados. Elegemos quatro enunciados presentes nos discursos dessas brincadeiras como produtores de ideias de infância: a brincadeira livre (produzindo uma infância da imaginação); o brincar com fins educativos (que produz uma infância de adultos em miniatura); o brincar compensatório (que produz uma infância disciplinadora) e o brincar por obrigatoriedade (que traz uma infância de direitos). A análise da empiria nos permite desnaturalizar a infância como um processo/período tido como natural no desenvolvimento da criança, além de discutir sobre os objetivos das brincadeiras que estão no cotidiano da Educação Infantil em Manaus.
Abstract: The problematization of childhood production by children's play is the main focus of this work. The work’s objectives are: to map out the games used in two Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI), and describe the childhood ideas produced by the games used by the teachers of the Municipal Children's Education Centers - CMEI. We take Michel Foucault's (1996) discourse studies as a theoretical-methodological tool, because we assume that the discourses that constitute and/or cross the child's play produce ideas of childhood that are true and natural. In the first chapter, we talk about the games that were part of my childhood, establishing an approximation with some concepts of childhood present in the literature. This narrative is constructed from the discussion of the concepts of enunciation, discourse and pedagogization. In the second chapter, we describe the children's games present at two CMEIs, where I undertook two supervised internships. We chose four utterances present in the discourses of these games as producers of childhood ideas: free play (which produces childhood of the imagination); playing with educational purposes (which produces a childhood of miniature adults); compensatory play (which produces a disciplinary childhood); playing for compulsion (which produces a childhood of rights). The empirical analysis allows us to denaturalize childhood as a process / period considered as natural in the development of the child, as well as discussing the objectives of the games that are in the daily life of Early Childhood Education in Manaus.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1808
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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