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dc.contributor.authorSilva, Robson Thiago Oliveira da-
dc.date.available2019-11-21T14:57:32Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Thiago da. Discurso e tecnologias da informação e comunicação - TIC: a (re)produção de uma identidade docente tecnológica. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1804-
dc.description.abstractThis work was born from the concern about initial teacher education, specifically about the production of a supposed technological identity to be taken as truth and model, because in the last decades, technology has become increasingly present in education and teaching. The general objective is to understand the ways in which the knowledge / domain needs of ICT’s are presented in the documents guiding the initial formation of teachers of Pedagogy. The specific objectives are: a) to map in the guiding documents of the initial formation of teachers of Pedagogy the ideas about teacher constitution and knowledge / technological domain; b) describe the technological teaching identities in the documents guiding the initial formation of teachers of Pedagogy. Having as a principle the theoretical-methodological aspects of post-critical research in education, especially the discourse tool in Michel Foucault, we conducted a documentary research on the legal basis that governs the initial formation of teachers of Pedagogy (Federal Constitution of 1988, Law 9.394 of 1996, PC Resolution No. 02 of 2015). As results, we point out three statements that emerge from this analysis: Notions of Technology as a basis for citizen training; Technology as a teaching tool; Technology as the property of science and school. From these statements, a discursive network is assembled that approximates several materialities in which these statements are dispersed, and it is possible to show in what ways the documents teach about this technological identity dictated necessary for the constitution of the "good teacher", being this the professional with multiple skills and, consequently, meets the social demands dictated with the intention of offering to society, professionals "trained" according to the needs of the current historical and socioeconomic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEnunciadospt_BR
dc.subjectStatementspt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.titleDiscurso e tecnologias da informação e comunicação - TIC: a (re)produção de uma identidade docente tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeDiscourse and information and communication technologies - ICT: the (re) production of a technological teaching identitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T14:57:32Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Eliane Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234592323714659pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7426366760493067pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasce da inquietação acerca da formação inicial docente, especificamente sobre a produção de uma suposta identidade tecnológica a ser tomada como verdade e modelo, pois nas últimas décadas, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na educação e no fazer docente. O objetivo geral é compreender de que modos são apresentadas as necessidades de conhecimento/domínio das TIC nos documentos norteadores da formação inicial dos professores de Pedagogia. Os objetivos específicos são: a) mapear nos documentos norteadores da formação inicial de professores de Pedagogia as ideias sobre constituição docente e conhecimento/domínio tecnológico; b) descrever as identidades docentes ditas tecnológicas nos documentos norteadores da formação inicial dos professores de Pedagogia. Tendo como princípio os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa pós-crítica em educação, principalmente a ferramenta do discurso em Michel Foucault, realizamos uma pesquisa documental na base legal que normatiza a formação inicial de professores de Pedagogia (Constituição Federal de 1988, Lei 9.394 de 1996, Resolução CP nº 02 de 2015). Como resultados, apontamos três enunciados que emergem dessa análise: Noções de Tecnologia como base da formação do cidadão; Tecnologia como ferramenta de atuação docente; Tecnologia como propriedade da ciência e da escola. A partir de tais enunciados se monta uma rede discursiva que aproxima várias materialidades nas quais estes enunciados estão dispersos, sendo possível mostrar de que modos os documentos ensinam sobre essa identidade tecnológica dita necessária para a constituição do “bom professor”, sendo este o profissional com múltiplas habilidades e, que consequentemente, atende às demandas sociais ditadas com o intuito de ofertar à sociedade, profissionais “formados” conforme as necessidades do atual contexto histórico e socioeconômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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