DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1762
Título: Conselho escolar: o papel da família/comunidade de pais e responsáveis no processo político-pedagógico
Título(s) alternativo(s): School council: the role of the family / community of parents and guardians in the political-pedagogical process
Autor(es): Mendes, Manoel Nazareno Pinheiro
Orientador(es): Silva, Maria de Nazaré Corrêa da
Palavras-chave: Família/Comunidade de Pais e Responsáveis;Family / Parenting Community;Conselho Escolar;School Council;Gestão Democrática e Participativa;Democratic and Participatory Management;Contexto Escolar;School context;Processo Político-Pedagógico;Political-Pedagogical Process
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENDES, Manoel Nazareno Pinheiro. Conselho escolar: o papel da família/comunidade de pais e responsáveis no processo político-pedagógico. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco central analisar o papel político-pedagógico da família/comunidade de pais e responsáveis no contexto do Conselho Escolar. De modo particular, objetivou-se identificar que conhecimento os pais possuem sobre a competência do Conselho Escolar em sua forma de atuação; elencar iniciativas/ações que contribuam para sensibilizar os pais quanto a importância do Conselho Escolar e da sua participação; e analisar questões político-pedagógicas efetivadas como resultado da parceria dos pais no Conselho Escolar e a gestão democrática participativa da escola. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, recorrendo-se também a uma abordagem do método dialético. A pesquisa foi realizada na Zona Urbana da Cidade de Manaus-AM em escola da Rede Municipal. Como resultado das interpretações identificou-se que existe o comprometimento da comunidade de pais e responsáveis com a educação de seus filhos e que compreendem a importância do funcionamento do Conselho Escolar como instrumento de conquistas educacionais, aonde exercem a comunhão e o diálogo (FREIRE, 1987) com a direção da escola nas decisões que contribuem para as soluções das problemáticas do contexto escolar, havendo sempre o comprometimento da família com a gestão democrática e participativa nesse sentido. Portanto, necessário se faz anelar e buscar uma educação democrática onde é imprescindível a participação dos pais no afã de conquistas educacionais efetivas através do Conselho Escolar. Neste sentido, a pesquisa aponta para a necessidade do envolvimento da família/comunidade de pais e responsáveis no processo político pedagógico visando resultados efetivos com a contribuição da gestão democrática e participativa. A pesquisa pretende contribuir com o debate sobre o tema, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e no âmbito das Escolas de Educação Básica, visando compreender os desafios e as perspectivas do papel político-pedagógico da família/comunidade de pais e responsáveis no Conselho Escolar e podemos ressaltar ainda que valorizados, educados e preparados para atuarem na escola em colaboração com a gestão, tornam-se excelentes parceiros e promotores de uma educação transformadora com resultados excelentes.
Abstract: This research focuses on the political-pedagogical role of the family / community of parents and guardians in the context of the School Council. In particular, the objective was to identify what knowledge parents have about the competence of the School Council in its form of action; list initiatives / actions that contribute to sensitize parents about the importance of the School Board and its participation; and to analyze political-pedagogical issues as a result of the parental partnership in the School Council and the participatory democratic management of the school. The methodology used in the research was qualitative, also using an approach of the dialectical method. The research was carried out in the Urban Zone of the City of Manaus-AM in a school of the Municipal Network. As a result of the interpretations, it was identified that the community of parents and guardians is committed to the education of their children and that they understand the importance of the functioning of the School Council as an instrument of educational achievement, where they exercise communion and dialogue (FREIRE, 1987 ) with the direction of the school in the decisions that contribute to the solutions of the problems of the school context, always having the commitment of the family with the democratic and participative management in this sense. Therefore, it is necessary to make a wish and seek a democratic education where the participation of the parents in the eagerness of effective educational achievements through the School Council is indispensable. In this sense, the research points to the need of involving the family / community of parents and responsible in the pedagogical political process aiming at effective results with the contribution of democratic and participatory management. The research aims to contribute to the debate on the subject, in the undergraduate courses in Pedagogy and in the scope of the Basic Education Schools, aiming to understand the challenges and perspectives of the political-pedagogical role of the family / community of parents and responsible in the School Council and we can emphasize that valued, educated and prepared to work in the school in collaboration with the management, they become excellent partners and promoters of a transformative education with excellent results.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1762
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons