DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1758
Título: Os desafios da educação na perspectiva inclusiva: o que pensam os professores?
Título(s) alternativo(s): The challenges of education from an inclusive perspective: what do teachers think?
Autor(es): Monteiro, Jória Pereira
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Percepção dos Professores;Teacher Perception;Educação Inclusiva;Inclusive education;Formação de Professores;Teacher training
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MONTEIRO, Jória Pereira. Os desafios da educação na perspectiva inclusiva: o que pensam os professores? 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: A prática educacional inclusiva parece ser ainda um grande desafio para os professores, percepção construída a partir das observações realizadas nos contextos de estágio e também no local onde atuamos como docente. Dessa forma a pesquisa nasce tendo como questionamentos se todos os professores sentiam dificuldade em realizar a educação inclusiva sala de aula? Se sentem dificuldades e se apontam desafios, quais são? Para conhecer essas percepções nos propomos a desenvolver este estudo, com abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, aplicado tanto com professores de escolas públicas e privadas, na perspectiva de conhecer distintas percepções do fenômeno da educação inclusiva. Assim, a pesquisa não teve uma única escola como lócus, contemplando 06 professores que atuam em escolas das zonas sul, leste, centro oeste, norte e zona rural da cidade de Manaus. Como método da pesquisa, os estudos se embasaram na perspectiva socio-histórica. Consideramos este trabalho relevante pela necessidade de conhecermos a percepção dos professores para refletirmos sobre a prática pedagógica num modelo educacional que oportunize o desenvolvimento humano por meio da educação na perspectiva inclusiva. Dessa forma, o estudo nos possibilitou conhecer a história da Educação Especial no Brasil, as percepções que os professores têm a respeito dos desafios e possibilidades da educação na perspectiva inclusiva, bem como a implementação de estratégias metodológicas que contribuam para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Da mesma forma, o estudo suscitou uma análise de pós e contras dessa educação inclusiva, na perspectiva dos professores.
Abstract: Inclusive educational practice still seems to be a great challenge for teachers, a perception constructed from observations made in the internship contexts and also in the place where we act as a teacher. Thus the research is born having as questions if all teachers had difficulty in performing inclusive education in the classroom? If you have difficulties and challenges, what are they? To know these perceptions we propose to develop this study, with a qualitative approach, the bibliographic and field types, having as data collection instruments the questionnaire, applied to both public and private school teachers, in order to know different perceptions of the phenomenon. of inclusive education. Thus, the research did not have a single school as a locus, including 06 teachers who work in schools in the south, east, west, north and rural areas of Manaus. As a research method, the studies were based on the socio-historical perspective. We consider this work relevant because we need to know the teachers' perception to reflect on the pedagogical practice in an educational model that gives opportunity to human development through education in an inclusive perspective. Thus, the study allowed us to know the history of Special Education in Brazil, the perceptions that teachers have about the challenges and possibilities of education from an inclusive perspective, as well as the implementation of methodological strategies that contribute to the integral development of the subjects. Similarly, the study raised an analysis of the post and cons of this inclusive education, from the perspective of teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1758
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios da educação na perspectiva inclusiva - o que pensam os professores.pdf465,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons