DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1754
Título: O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: os desafios da educação na perspectiva inclusiva
Título(s) alternativo(s): The development of children with autism spectrum disorder: the challenges of education from an inclusive perspective
Autor(es): Albuquerque, Hanna Maria Silva de
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;Autistic Spectrum Disorder;Desenvolvimento da criança autista;Autistic child development;Educação Inclusiva;Inclusive education
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALBUQUERQUE, Hanna Maria Silva de. O desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: os desafios da educação na perspectiva inclusiva. 2018, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender como o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser contemplado numa prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva conhecendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com TEA, identificando, na percepção dos professores, como contemplar o desenvolvimento da pessoa com TEA na perspectiva da educação inclusiva e, analisando por meio da fala do professor, como a educação na perspectiva inclusiva pode contribuir para o desenvolvimento da pessoa com TEA. As questões norteadoras da pesquisa foram: De que modo se caracteriza o desenvolvimento das crianças com TEA?; Quais são as dificuldades vivenciadas por professores nas escolas em questão na implementação da perspectiva da educação inclusiva?; Como o trabalho pedagógico desenvolvido na sala de aula contempla as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem da criança com TEA?; Na perspectiva dos educadores, como os pais podem contribuir no desenvolvimento da criança com TEA?. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como de campo, com abordagem qualitativa, tendo como método a dialética e a análise de conteúdo como método de análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários realizados com professores, entrevistas semiestruturada com pais, além dos registros do caderno de campo utilizado nas atividades dos Estágios Supervisionados. Utilizou-se de questionário com 5 professores do maternal, primeiro e segundo períodos. O lócus da pesquisa foi uma escola municipal da Zona Sul da cidade de Manaus-Am. Os resultados da pesquisa foram agrupados em duas grandes categorias: (1) Percepções dos professores sobre o aluno com TEA, e (2) Inclusão do aluno com TEA em classe comum. Como resultado da pesquisa, identificou-se que a compreensão do desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com TEA depende de vários fatores e, dessa forma, é fundamental aos educadores o estudo continuado e sobre a temática e o melhor caminho para o desenvolvimento de uma prática na educacional na perspectiva inclusiva.
Abstract: This research aimed to understand how the development and learning process of children with Autistic Spectrum Disorder can be contemplated in a pedagogical practice from the perspective of inclusive education, knowing the development and learning processes of people with ASD, identifying, in teachers' perception, how to contemplate the development of the person with ASD from the perspective of inclusive education and, by analyzing through the teacher's speech, how education from the inclusive perspective can contribute to the development of the person with ASD. The guiding questions of the research were: How is the development of children with ASD characterized? What are the difficulties experienced by teachers in the schools in question in implementing the perspective of inclusive education? How does the pedagogical work developed in the classroom address the developmental and learning needs of children with ASD? From the educator's perspective, how can parents contribute to the development of children with ASD? Methodologically the research is characterized as field, with a qualitative approach, using dialectics and content analysis as a method of data analysis. The data collection instruments were: questionnaires conducted with teachers, semi-structured interviews with parents, besides the records of the field notebook used in the activities of Supervised Internships. It was used a questionnaire with 5 teachers of the nursery, first and second periods. The locus of the research was a municipal school in the South Zone of Manaus-Am. The survey results were grouped into two broad categories: (1) Teachers' perceptions of the student with ASD, and (2) Inclusion of the student with ASD in the common class. As a result of the research, it was found that the understanding of the development and learning of the person with ASD depends on several factors and, therefore, it is essential for educators to continue the study and the theme and the best way to develop a practice in the field. educational perspective from an inclusive perspective.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1754
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons