DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1752
Título: Educação integral: possibilidades de desenvolvimento das altas habilidades / superdotação na escola ?
Título(s) alternativo(s): Integral education: possibilities for developing high skills / giftedness in school?
Autor(es): Carvalho, Gleiciane Álice Oliveira de
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Educação Integral;Integral education;Altas Habilidades/Superdotação;High Skills / Giftedness;Educação Inclusiva;Inclusive education
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO, Gleiciane Álice Oliveira de. Educação integral: possibilidades de desenvolvimento das altas habilidades / superdotação na escola ?. 2018, 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objeto de estudo a Educação Integral e as possibilidades de desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação (AH/S), justificando-se pela importância que esta modalidade de ensino passa a ter no cenário das políticas educacionais no contexto recente e, pela necessidade de compreensão e aprofundamento acerca de suas temáticas, as quais tanto contribuem para desenvolver as peculiaridades do desenvolvimento humano no processo educacional. Assim, esta pesquisa de campo, de caráter qualitativo, buscou refletir sobre a contribuição da Educação Integral como proposta educacional que contribui para a promoção do desenvolvimento das AH/S dos educandos. Isso porque a Educação Integral é uma perspectiva curricular que contempla o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos, ao mesmo tempo em que proporciona educação numa perspectiva inclusiva e com equidade. A pesquisa teve como lócus uma escola da zona centro-sul da cidade de Manaus. Os sujeitos da pesquisa foram: 1 gestora, 1 pedagoga e 2 professoras. Como técnica de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação participante, e, como método, estudos na perspectiva socio-histórica. Este trabalho é relevante por trazer à reflexão a discussão e a construção de um modelo educacional que oportunize a superação da ideia de fragmentação dos conhecimentos e que contemple estratégias que consigam articular todas as dimensões do desenvolvimento do sujeito, seja físico, afetivo, cognitivo, socioemocional e ético, respeitando suas peculiaridades subjetivas por meio da integração dos saberes em prol do aprimoramento educacional, visando à ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem. O estudo nos possibilitou conhecer a proposta curricular da escola na perspectiva da educação integral, visando a possível identificação de estratégias metodológicas que contribuam para o desenvolvimento dos comportamentos de AH/S de educandos, suscitando uma análise de como a construção do currículo, na perspectiva integral de desenvolvimento do sujeito, pode contribuir para o processo de desenvolvimento das AH/S. Conclui-se que, alguns dos principais desafios e possibilidades analisados remetem, respectivamente, a formação docente, aos entraves burocráticos e os recursos necessários para a estimulação dos potenciais e talentos, bem como para o pleno desenvolvimento do indivíduo.
Abstract: The present work of course conclusion had as object of study the Integral Education and the possibilities of development of High Skills / Giftedness (AH / S), being justified by the importance that this modality of teaching has in the scenario of the educational policies in the recent context and the need for understanding and deepening about its themes, which contribute so much to develop the peculiarities of human development in the educational process. Thus, this qualitative field research sought to reflect on the contribution of Integral Education as an educational proposal that contributes to promoting the development of the students' HA / S. This is because Integral Education is a curricular perspective that contemplates the development of the individual in all its aspects, while providing education in an inclusive and equitable perspective. The research had as its locus a school in the south-central zone of the city of Manaus. The research subjects were: 1 manager, 1 pedagogue and 2 teachers. As a data collection technique we used semi-structured interview and participant observation, and as a method, studies in the socio-historical perspective. This work is relevant because it brings to reflection the discussion and the construction of an educational model that allows the overcoming of the idea of ​​fragmentation of knowledge and that contemplates strategies that can articulate all dimensions of the subject's development, whether physical, affective, cognitive, socio-emotional. and ethical, respecting their subjective peculiarities through the integration of knowledge in favor of educational improvement, aiming at the expansion of times, spaces and learning opportunities. The study allowed us to know the school curriculum proposal from the perspective of integral education, aiming at the possible identification of methodological strategies that contribute to the development of the students' AH / S behaviors, raising an analysis of how the construction of the curriculum, from the integral perspective. development of the subject, can contribute to the development process of AH / S. It is concluded that some of the main challenges and possibilities analyzed refer, respectively, to teacher education, bureaucratic barriers and the resources necessary for the stimulation of potentials and talents, as well as for the full development of the individual.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1752
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação integral - possibilidades de desenvolvimento das altas habilidades - superdotação na escola.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons