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Título: A Constituição de uma professora emancipadadora no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The Constitution of an emancipating teacher in science education
Autor(es): Barros, Gisele Kelly da Silva
Orientador(es): Costa, Mônica de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Science Teaching;Emancipação;Emancipation;Experiências;Experiences
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARROS, Gisele Kelly da Silva. A Constituição de uma professora emancipadora no ensino de ciências. 2018, 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta monografia intitulada “A constituição de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências” trata-se do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Configura-se em uma retomada do percurso vivido no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na universidade (monitoria, PIBID, algumas disciplinas, monitoria, estágio), entrelaçado por situações consideradas relevantes para a escolha da docência como profissão e da emancipação como elemento constituinte do Ensino de Ciências, ou seja, a reflexão articula experiências vivenciadas que possibilitaram a formação de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências. Desse modo, o objetivo geral que impulsionou a autora no decorrer da pesquisa foi: compreender a partir das experiências de vida, os contornos de uma prática docente no Ensino de Ciências para emancipação do sujeito; os objetivos específicos foram: narrar episódios da vida escolar e acadêmica que retratam experiências para a constituição da docência; compreender de que modos as experiências vivenciadas na vida escolar e acadêmica possibilitaram uma formação para a emancipação no Ensino de Ciências; identificar os enfrentamentos e possibilidades que permeiam a formação/atuação de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências. Acreditando que as experiências vividas desde o período inicial inicial do processo educacional estão presentes na vida do profissional de educação, abarcando que a prática rememorativa possibilita a interação entre o passado e o presente, elegeu-se o Método Autobiográfico por considerá-lo mais apropriado para o trabalho com o resgate de memórias, procurando estabelecer uma relação dessa prática com os autores abordados. Compreendeu-se que os saberes formativos entrelaçados com as vivências do cotidiano, mobilizaram a entender o Ensino de Ciências como percursor da emancipação. Nesta proposta de rememoração foi possível, (re) descobrir uma formação para o exercício docente capaz de promover um ensino crítico e reflexivo aos educandos.
Abstract: This monograph entitled "The constitution of an emancipating teacher in Science Teaching" is the work of completing the course of Pedagogy of the University of the State of Amazonas (UEA). It is set in a resumption of the course lived in elementary school, high school, university (monitoring, PIBID, some disciplines, monitoring, internship), intertwined by situations considered relevant for the choice of teaching as a profession and emancipation as a constituent element of the Teaching of Sciences, that is, the reflection articulates lived experiences that made possible the formation of an emancipating teacher in Science Teaching. In this way, the overall objective that the author in the course of the research was: to understand from the life experiences, the contours of a teaching practice in the Teaching of Sciences for the emancipation of the subject; the specific objectives were: to narrate episodes of school and academic life that portray experiences for the constitution of teaching; to understand in what ways the experiences lived in the school and academic life made possible a formation for the emancipation in the Teaching of Sciences; to identify the confrontations and possibilities that permeate the formation / performance of an emancipating teacher in Science Teaching. Believing that the experiences lived since the initial period of the educational process are present in the life of the education professional, including that the reminiscing practice allows the interaction between the past and the present, the Autobiographic Method was chosen because it was considered more appropriate for the work with the rescue of memories, trying to establish a relation of this practice with the authors approached. It was understood that the formative knowledge intertwined with the daily experiences, mobilized to understand Science Teaching as precursor of emancipation. In this proposal of remembrance it was possible to (re) discover a formation for the teaching exercise capable of promoting a critical and reflexive education to the students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1751
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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