DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1750
Título: Literatura infantil e as doenças na velhice uma análise pelo viés pedagógico e formativo para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Children's literature and diseases in old age an analysis by the pedagogical and formative bias for elementary school
Autor(es): Abecassis, Neiva Farias
Orientador(es): Ribeiro, Edinelza Macedo
Palavras-chave: Literatura Infantil;Doenças;Velhice
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar livros de literatura infantil que apresentam como foco principal enredo de doenças manifestadas na velhice, pelo viés pedagógico e formativo para o Ensino Fundamental. A pesquisa proporcionou uma abordagem de como as crianças são ensinadas a lidar com situações de doenças manifestadas na velhice, através de livros de literatura infantil que abordam essa temática. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e de campo, na qual se fundamentou em autores como: Abramovich (1997), Zylberman (1985), Zamboni (2003), Cunha (1998) e outros que discutem a temática com muita propriedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que permite uma compreensão do cotidiano, com método de abordagem fenomenológico, pois compreende a realidade como totalidade concreta, constituída por sujeitos ativos e historicamente construídos. Os dados coletados foram a partir de observação participante, questionário aberto, apresentado as crianças, objetivando analisar o ponto de vista em relação as questões abordadas na pesquisa, participaram da pesquisa 23 sujeitos do 5º ano do Ensino Fundamental. Observou-se através das respostas do questionário a importância que tem os avós na vida das crianças e verificou-se que essas crianças pouco estão sendo ensinadas a lidar com situações decorrentes de doenças que atingem seus avós, isso, pelo fato, de não haver a utilização de estratégias que abordem a temática em sala de aula, sendo necessário a realização de uma oficina, onde abordamos três livros de literatura infantil que falavam sobre a temática. O resultado de nossa pesquisa foi relevante ao constatar que a literatura infantil é importante na formação educativa acerca das doenças manifestadas na velhice no estudo com crianças, verificamos que as crianças depois da oficina demonstraram interesse com a temática, discutindo e relatando suas próprias experiências. Este estudo contribuirá no enfoque da importância das narrativas da literatura infantil sobre as doenças na velhice, verificando como essas crianças são ensinadas a lidar com situações decorrentes de doenças que atingem seus avós.
Abstract: The present study aims to analyze children's literature books that present as the main focus of diseases manifested in old age, by the pedagogical and formative bias for Elementary School. The research provided an approach to how children are taught to deal with disease situations manifested in old age, through children's literature books that address this issue. To do so, a bibliographic and field study was carried out, based on authors such as Abramovich (1997), Zylberman (1985), Zamboni (2001), Cunha (2003) and others who discuss the topic with great propriety. It is a qualitative research in which it allows an understanding of the quotidian, with method of phenomenological approach, since it understands reality as a concrete totality, constituted by active and historically constructed subjects. The data collected were based on participant observation, questionnaire presented the children, aiming to analyze the point of view regarding the issues addressed in the research, participated in the research 23 subjects of the 5th year of Elementary School. It was observed through the answers of the questionnaire the importance that the grandparents have in the life of the children and it was verified that these children are being taught little to deal with situations resulting from diseases that affect their grandparents, this, for the fact, the use of strategies that approach the theme in the classroom, being necessary the realization of a workshop, where we approached three books of children's literature that talked on the subject. The results of our research were relevant to the fact that children's literature is important in the educational training about the diseases manifested in the old age in the study with children, we verified that the children after the workshop showed interest in the subject, discussing and reporting their own experiences. This study will contribute to the focus of the importance of narratives of children's literature on diseases in old age, verifying how these children are taught to deal with situations arising from diseases that affect their grandparents.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1750
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons