DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Natália Santarém-
dc.date.available2019-06-09-
dc.date.available2019-10-10T19:04:49Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1742-
dc.description.abstractMovies can be important teaching-learning processes through critical teaching and assisting in the student's cognitive process. Geared towards the zoological area are still often interposed in relation to their learning. Zoology is an important subject in science education, which is the same as that still used in memorization methods, whereby the individual may present as a morphological complex, terms that are said to be of no importance. Then, zoology is one of the subjects that most promote the lack of interest of the students in the teaching of science. From this it is necessary to have different technologies and methodologies to work this theme within the classroom. One of the ways to make classes with a more attractive zoology is through the use of animated films. How movies are part of the students' daily life is relevant if there is any influence on their learning. In this sense, the present work aims to verify if the use of animated films as an educational strategy has effluence in the teaching of Zoology of elementary school. To reach this goal the research was set up in the search for theoretical references that helped in the foundation of the work. As methodology, we use the qualitative research approach, most used in educational research. For data collection the instruments used was an animated film titled "Finding Nemo" and a questionnaire with questions related to the film. The research targets were 7th grade students of a public school in the city of Nhamundá-Am. In the obtained results it was possible to evaluate a high number of answers in most of the questions, as well as a significant amount of blank answers. Then, through this analysis, we conclude that the use of animated films has great importance in student learning, since it has the capacity to help new subjects facilitating the student's understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectEstratégias Educativaspt_BR
dc.subjectFilmes de animaçãopt_BR
dc.titleO uso de filmes de animação como estratégia educativa para o ensino de zoologia.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of animated films as an educational strategy for the teaching of zoology.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T19:04:49Z-
dc.creator.ID023.315.642-99pt_BR
dc.contributor.advisor1Taddei, Fabiano Gazzi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251667969397272pt_BR
dc.contributor.referee1Taddei, Fabiano Gazzi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251667969397272pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9419879455930739pt_BR
dc.description.resumoOs filmes podem ser instrumentos importantes no processo de ensino-aprendizagem por estimular o pensamento crítico e auxiliar no processo cognitivo do aluno. Voltado para área zoológica ainda são encontradas muitas dificuldades em relação a sua aprendizagem. A zoologia é uma temática importante no ensino de ciências, infelizmente esse tema ainda se apoia em métodos de memorização, possivelmente pelo fato de existir características morfológicas complexas, termos científicos que os alunos não conseguem pronunciar. Então a zoologia passa a ser uma das matérias que mais promovem o desinteresse dos alunos no ensino de Ciências. A partir disso é preciso que existam estratégias e metodologias diferentes para trabalhar essa temática dentro de sala de aula. Uma das maneiras de tornar as aulas com a temática zoologia mais atraentes é através da utilização de filmes animados. Como os filmes fazem parte do cotidiano dos alunos é relevante saber se há alguma influência para sua aprendizagem. Nesse sentido o presente trabalho visa verificar se a utilização dos filmes animados como uma estratégia educativa tem efluência no ensino de Zoologia do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo a pesquisa configurou-se na busca de referenciais teóricos que auxiliaram no embasamento do trabalho. Como metodologia, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, mais utilizada em pesquisas educacionais. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foi um filme de animação intitulado “Procurando Nemo” e um questionário com perguntas relacionadas ao filme. Os alvos da pesquisa foram alunos 7º ano do ensino fundamental de uma escola publica da cidade de Nhamundá-Am. Nos resultados obtidos foi possível avaliar um número elevado de acertos em grande parte das questões, assim como também uma quantidade significativa de respostas em branco. Então mediante essa análise concluímos que a utilização de filmes animados tem grande importância na aprendizagem do aluno, pois tem a capacidade de auxiliar novos assuntos facilitando o entendimento do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de filmes de animação como estratégia educativa para o ensino de zoologia..pdf807,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons